segunda-feira, 9 de julho de 2018

Resgate de meninos em caverna na Tailândia recomeça

Do G1
A operação de resgate dos meninos e um treinador de futebol que seguem presos em uma caverna inundada no norte da Tailândia recomeçou nesta segunda-feira (9), após uma longa pausa. No domingo, quatro dos 12 garotos foram retirados da montanha, depois de 15 dias encurralados na escuridão e no interior da gigantesca gruta.
Os mesmos especialistas que participaram da primeira etapa de salvamento no domingo (8) retornaram à caverna nesta segunda, para o 2º dia de salvamento. No entorno da montanha, ambulâncias e helicópteros esperam pelos garotos.
A missão de hoje é trazer ao menos outros três adolescentes hoje, conforme as etapas antecipadas por autoridades no final de semana. É possível, no entanto, que a equipe escolte 4 jovens de volta, com base no sucesso da operação de ontem. 
Os adolescente resgatados nop domingo foram levados para o hospital da província de Chiang Rai e, segundo a "BBC", estão em "perfeitas condições". Os nomes dos meninos não foram confirmados oficialmente.
"Foi um grande sucesso", afirmou o governador e o coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn, sobre a primeira etapa do resgate.
Osottanakorn informou ainda que as equipes de resgate vão repor o estoque de oxigênio da caverna e que precisam de pelo menos 10 horas a 20 horas para se preparar para a próxima operação.
O início do resgate do grupo - composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos - foi anunciado na manhã de domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local).
Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam pelos primeiros exames físicos. Depois, foram transferidos. Eles não tiveram contato com a imprensa. 
Osottanakorn afirmou que 90 mergulhadores - 50 estrangeiros e 40 tailandeses - participam da operação. Mais cedo, o governo havia afirmado que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, conduziriam o grupo pelos trechos inundados da caverna Tham Luang, que está complemente no escuro.
A estimativa inicial é de que toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.
O governo antecipou que a viagem de volta começaria com um grupo de quatro meninos. Depois, segundo o "Bangkok Post", dois grupos com três meninos devem deixar a galeria subterrânea. Por último, mais dois garotos e o treinador serão trazidos para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário