domingo, 30 de dezembro de 2018

BENES JÚNIOR, A VÍTIMA SÍMBOLO DA VIOLÊNCIA QUE AMEDRONTA NATAL


A uma semana de completar 17 anos, ele foi sequestrado por adolescentes e morto em ação da PM em agosto de 2018. Capital potiguar e Região Metropolitana já contabilizam mil mortes violentas este ano. 

No dia 15 de agosto de 2018, o adolescente que sonhava em ser político foi para a aula pela manhã no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e à tarde resolveu ajudar na organização e limpeza do comitê do pai candidato a deputado federal. Uma semana antes de completar 17 anos, Luiz Benes Leocádio de Araújo Júnior entrou para as estatísticas da violência que marca a capital do Rio Grande do Norte como a cidade mais violenta do país.

Clique aqui para ver a história de outros personagens de 2018 do Nordeste

Era por volta das 16h quando Luiz Benes saiu do escritório para ir buscar materiais de limpeza no carro da família estacionado na Avenida Romualdo Galvão, no bairro Tirol, Zona Sul de Natal. Foi surpreendido por dois adolescentes que apontaram revólveres e o sequestraram, obrigando-o a dirigir até a Zona Norte da cidade, onde praticaram diversos assaltos.

O carro foi perseguido pela Polícia Militar e na Avenida Moema Tinôco, uma das saídas para a BR-101 Norte, foi interceptado. Os policiais entraram em confronto com a dupla e Benes Júnior acabou sendo baleado, juntamente com um dos suspeitos do sequestro, o adolescente Mateus da Silva Régis, de 17 anos. Os dois foram socorridos, mas morreram em unidades de saúde diferentes.

As polícias Militar e Civil instauraram inquéritos. O laudo balístico dos fragmentos do projétil retirado do corpo do estudante, feito pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), mostrou em setembro que Benes foi atingido por pelo menos um tiro de fuzil calibre 5.56, de uso exclusivo das forças militares. A conclusão do inquérito ainda não foi divulgada.

Luiz Benes era o mais novo dos três filhos de Benes Leocádio, ex-prefeito do município de Lajes, distante 128 quilômetros de Natal e então candidato pelo PTC para deputado federal. Dos irmãos, era o único que esboçava a vontade de seguir a carreira política do pai. A família conta que ele também tinha o sonho de ser prefeito de Lajes.

Com a bandeira de lutar contra a violência, Benes Leocádio foi eleito como o deputado federal potiguar mais votado do Rio Grande do Norte, com mais de 125 mil votos. Agora, ele afirma que vai defender a revisão da idade penal na Câmara Federal. De acordo com o deputado federal eleito, a revisão da maioridade será uma de suas bandeiras. “Temos que rever isso com a maior urgência”, afirmou.

No dia 24 de dezembro, Ana Karina, a mãe de Benes Júnior, escreveu no Instagram: “As fotos já não são mais as mesmas, o sorriso, o sentido, a alma… apenas dor, saudades, lembranças e a esperança de um dia entender o propósito de Deus em tamanha provação”. De acordo com o relatório do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio), até a quarta-feira (26) foram registradas 1.000 mortes violentas em Natal e Região Metropolitana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário