segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Integrantes do Planalto estranham governo de Minas não usar homens do Exército


Causou estranheza entre integrantes do governo federal o fato de o governo de Minas Gerais (MG) não ter acionado homens da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Juiz de Fora) para prestar apoio nas operações de resgates em Brumadinho.
Na sexta-feira (25), uma barragem da mineradora Vale se rompeu na cidade de Brumadinho e um mar de lama destruiu a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Até o final da manhã desta segunda-feira (28), havia a confirmação de 60 mortos e 292 desaparecidos.
Segundo uma fonte do Planalto, os homens da 4ª Brigada de Infantaria Leve estão à disposição desde sexta-feira (25).
O que o Exército colocou à disposição para ajudar Brumadinho:
  • helicóptero
  • tropa de engenharia
  • tropa especializada
  • viaturas
Foi dito ao governo de MG da 4ª Brigada de Infantaria Leve estava à disposição, mas o grupo não foi acionado ainda. A ajuda foi oferecida após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no sábado (26).
“Inexplicável porque exército quer ajudar”, disse um ministro ao blog.
O governo de MG diz que, por ora, 200 homens do Corpo de Bombeiros cuidam do resgaste, especializados naquele tipo de solo.
Segundo o governo de Minas, a 4ª Brigada de Infantaria Leve é especializada em áreas de montanhas. Se houver necessidade, pode ser que sejam solicitados os homens do Exército. Não se descartou, mas agora só especializado.

Por Andréia Sadi

Nenhum comentário:

Postar um comentário