quarta-feira, 11 de maio de 2022

Médica caicoense lança a primeira empresa especializada em fototerapia domiciliar para bebês em Natal

 

Dra. Marcela Fernandes, atua há 8 anos na área e é formada em Medicina pela UFRN.

Alguns bebês, logo que nascem, apresentam uma condição chamada icterícia, que é caracterizada por uma coloração amarelada da sua pele, indicando o aumento de uma taxa no organismo chamada bilirrubina. Existem duas formas dessa condição se manifestar no recém-nascido: a icterícia por hiperbilirrubinemia indireta que aparece em cerca de 60% dos recém-nascidos termos e em 80% dos recém-nascidos pré-termos na primeira semana de vida.

“Na maioria das vezes, isso reflete uma adaptação, considerada fisiológica, do metabolismo da bilirrubina no período de transição fetal para a vida neonatal. Já de outras vezes, decorre de um processo patológico, podendo alcançar concentrações elevadas e ser lesiva ao cérebro”, revela a médica pediatra, Dra. Marcela Fernandes, atuante há 8 anos na área e formada em Medicina pela UFRN.

O tratamento para combater a icterícia neonatal é a fototerapia, que consiste em sessões de emissão de luz para equilibrar as taxas do recém-nascido. Em Natal, até então, esse serviço era disponibilizado apenas em hospitais e não havia nenhuma empresa especializada na prestação domiciliar desse serviço. Por essa razão, Dra. Marcela Fernandes resolveu empreender na área e lançar a FotoCare, empresa especializada em fototerapia domiciliar para recém-nascidos.

“Cada caso é um caso e merece ser analisado de forma individual. Então, o número de sessões que cada bebê precisará vai depender de um diagnóstico isolado. A partir das próximas semanas, devemos inaugurar a FotoCare na intenção de proporcionar esse tratamento com total segurança e eficiência aos recém-nascidos. Além de também render comodidade às suas famílias, que poderão estar em seus lares fazendo esse acompanhamento com tranquilidade, sem precisar estar no ambiente hospitalar mais do que o necessário”, acrescenta Dra. Marcela.

Para saber mais informações, siga @fotocare.natal!

 

*Com informações de Glaucia Lima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário