terça-feira, 31 de maio de 2022

Municípios devem vacinar adolescentes com D3 no RN


 Os municípios do Rio Grande do Norte devem iniciar a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos a partir desta segunda-feira (30), segundo a orientação da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).A medida vem após uma indicação do Ministério da Saúde. 

A Sesap coordenou, na manhã dessa segunda-feira (30), uma discussão feita na Câmara Técnica das Vacinas. Ficou decidido os municípios devem usar o estoque de Coronavac e Pfizer para iniciar a aplicação imediatamente. "Estamos fazendo um levantamento junto aos municípios para solicitar ao Ministério da Saúde mais doses e assim organizar a quantidade de doses necessárias para a terceira dose de todos os adolescentes", disse Laiane Graziela coordenadora de Imunização da Sesap. 

De acordo com a secretaria, a dose de reforço deve ser administrada quatro meses após a segunda dose, e o imunizante preferencial a ser usado deve ser o da Pfizer, independente do imunizante aplicado no esquema primário, ficando a Coronavac como opção no caso de não haver disponibilidade da vacina Pfizer. 
O RN tem hoje 281.152 adolescentes entre 12 a 17 anos com a primeira dose, correspondendo a 88% da população dessa faixa, e 228.780 com a segunda dose (71%), conforme boletim de imunização da Sesap.

Alta
Chega a 18 o número de Estados brasileiros com tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o Boletim Infogripe pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre as Unidades Federativas observadas, o Rio Grande do Norte tem destaque pelo sinal contínuo de aumento de registros de problemas respiratórios.
 
Segundo o estudo da Fiocuz, que abrange período de 15 a 21 de maio, o Rio Grande do Norte  observou, em média, crescimento durante as últimas seis semanas, o que indica tendência de crescimento. Os casos apontam que o Estado está dentro da zona de risco para casos de SRAG causada pela Covid-19. O registro de alta também foi observado em outros 17 Estados:  AC, AL, AM, AP, BA, DF, GO, MG, MT, PR, RJ, RR, RS,  SC, SP, SE e TO.  

A Síndrome Respiratória Aguda Grave pode ser causada pelo SARS-CoV-2, o coronavírus, e vem sendo monitorada como parâmetro para acompanhar a pandemia de covid-19 no país desde 2020. Ainda de acordo com a Fiocruz, 48% das ocorrências de SRAG registradas nas últimas quatro semanas são em função da Covid-19. Em relação aos óbitos por SRAG, 84% das notificações foram relacionadas ao Sars-CoV-2 (Covid-19). 

Para o coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, os dados atuais indicam a permanência da associação dessa tendência de crescimento de SRAG com o aumento de casos de Covid-19. "Essa propensão vem sendo observada desde a Semana Epidemiológica 17 (de 24 a 30 de abril)", explica.
 
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário