segunda-feira, 9 de maio de 2022

O RN vai além do litoral

O Cânion é uma formação natural, localizada na Fazenda Aba da Serra, em Currais Novos. O lugar ganhou o nome por causa de uma erosão provocada pelo Rio Picuí, que corta a fazenda. Para chegar ao local (uma propriedade particular) é preciso percorrer um trajeto de 6 km. 

O Cânion dos Apertados integra o Geoparque Seridó e  possui rochas quartzíticas, com a presença de paredões imensos  e gravuras rupestres de mais de mais de 5 mil anos. O geossítio é uma das sete maravilhas do RN. “É um cânion com paisagens incríveis. Recomendo demais a visita”, relata Kamy, empolgada.

Poço dos Poscianos – Lagoa Nova

Também conhecido como Tanque dos Poscianos, o geossítio fica na borda da Serra de Santana, na zona rural da cidade de Lagoa Nova. Para chegar ao local é preciso percorrer cerca de 900 metros a pé em uma trilha. 

O Tanque, que  integra o Geoparque Seridó, possui uma formação rochosa que acumula água na época da chuva. Esses locais, antigamente, eram utilizados pelas mulheres das comunidades adjacentes para lavar roupa. “Foi um lugar que me causou muito surpresa. Eu não tinha noção de que existia algo assim tão perto da gente. Aliás, o Seridó todo me surpreendeu. Voltei apaixonada pelas pessoas, costumes e lugares. Só mesmo indo lá para entender”, disse Kamy Costa.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário