quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

De assalto a carro forte à invasão à mineradora: Currais Novos terá dia atípico nesta quinta feira, 23

Currais Novos está vivendo o 5º Estágio da Gestão de Crises, evento crucial para garantir uma resposta eficaz e segura em caso de ataques do novo cangaço. Forças de Segurança do Rio Grande do Norte estão na cidade para o evento, que conta com instrutores capacitados para o treinamento.

Nesta quinta feira, 23, o plano terá um evento mais complexo, onde figurantes se passaram por bandidos em invasão a empresas e instituições financeiras, além de ataque ao aeroporto da cidade. Lembrando que toda a ação é coordenada pela polícia, que tem à frente o major Flávio Valdez, de Caicó.

DOMÍNIO DAS CIDADES

Domínio de cidades é um crime organizado que consiste em controlar uma cidade ou parte dela por um período de tempo. Os criminosos bloqueiam entradas e saídas, sequestram autoridades, assaltam bancos e interditam delegacias. 

O domínio de cidades é considerado uma evolução do novo cangaço. As forças de segurança federais e estaduais consideram esse crime uma modalidade negativa do novo cangaço. 

O domínio de cidades é um crime hediondo, o que significa que os condenados não podem ser beneficiados com anistia e indulto. 

Algumas características do domínio de cidades são: 

  • Bloqueio de rodovias, estradas e vias
  • Uso de veículos potentes e blindados
  • Uso de armas portáteis de cano longo e calibre restrito
  • Uso de artefatos explosivos
  • Obstrução das forças de segurança pública
  • Uso de armas de uso das forças de segurança pública

Em março de 2024, o Senado aprovou um projeto que tipifica o crime de domínio de cidades. 

JAIR SAMPAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário