terça-feira, 12 de agosto de 2025

Alinhamento de seis planetas pode ser observado

O alinhamento de seis planetas ocorre neste mês

 O alinhamento de seis planetas ocorre neste mês — Foto: Freepik

Desde o último domingo (10/08), antes do nascer do sol será possível observar um alinhamento planetário, que seis poderão ser vistos no horizonte ao mesmo tempo, contanto que você tenha uma boa visibilidade do céu.

Aqui no Brasil, a visibilidade pode melhorar nos próximos dias, com destaque para a terça-feira (12). Mas é preciso estar atento desde cedo, uma vez que os planetas poderão ser observados cerca de uma hora antes do nascer do sol. 

Quatro serão vistos a olho nu — Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno —, enquanto Urano e Netuno demandarão o auxílio de binóculos ou pequenos telescópios. 

O nome alinhamento pode dar uma ideia de que os que estão visíveis estejam numa linha reta, o que não ocorre. De acordo com a Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), dos Estados Unidos, esse fenômeno ocorre efeito visual ligeiramente inclinado que ocorre devido a cada planeta orbitar o Sol em velocidades distintas. 

Como temos o referencial de observação a partir da Terra, essa organização aparenta como uma linha no céu. Essa referência de posições dentro do Sistema Solar é chamada de plano eclíptico. 

Tal fenômeno também é chamado, popularmente, fora da astronomia, como "desfiles de planetas".

Esta não é a primeira vez que ocorre esse fenômeno no ano. A Nasa destaca que não são raros, mas que, na maioria dos casos, contam com quatro ou cinco planetas envolvidos. 

A combinação de seis é um momento que ocorre poucas vezes e com sete, como foi observado em fevereiro deste ano, são ainda mais raros.

No domingo, a visibilidade foi melhor para países do hemisfério norte. Para quem está no sul, como do Brasil e da Austrália, o ponto alto foi nesta terça-feira, indica o Star Walk, um aplicativo de astronomia interativo para explorar o céu noturno em tempo real em aparelhos eletrônicos, como celulares.

Para melhor visibilidade no período, é recomendado estar em locais com baixa poluição luminosa, se distanciando de fontes de luz artificial, como cidades e rodovias, e evitar obstáculos naturais ou artificiais, podendo ver o horizonte desobstruído, principalmente a leste e a oeste. 

O tempo também tem que dar uma ajudinha, com céu limpo, sem nuvens. A observação deve ocorrer cerca de uma hora antes do nascer do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário