
Recém-lançada para desenvolver o turismo nas regiões Oeste e Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a Rota das Cavernas conta com apoio estratégico do Sebrae RN. A instituição vai capacitar pequenos negócios, promover ações de marketing e fortalecer a presença digital dos empreendimentos locais, tornando o roteiro mais competitivo no mercado.O projeto, lançado no dia 6 de agosto pelo Governo do Estado, integra os municípios de Mossoró, Baraúna, Felipe Guerra, Apodi e Martins. A ação é uma parceria entre o Sebrae RN, a Instância de Governança Regional (IGR) Oeste Potiguar e a Secretaria de Turismo do RN (SETUR).Entre as iniciativas, estão famtours (recepção de agentes e guias) e fampress (voltado a jornalistas e influenciadores), participação em feiras e apoio à governança local. Também estão previstas entregas como manuais de identidade visual, projetos estruturais e mapeamentos para o turismo de aventura.
Ecoturismo e desenvolvimento
A rota inclui atrativos como o Parque Nacional da Furna Feia, em Mossoró e Baraúna, que abriga 207 cavernas catalogadas, o Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade (Apodi), as Cavernas de Felipe Guerra, a Casa de Pedra (Martins) e o patrimônio cultural e histórico de Mossoró, porta de entrada para o circuito.
Para o gestor de Turismo do Sebrae RN, Yves Guerra, a rota abre novas oportunidades de negócio.
“Nosso papel é atuar lado a lado com a governança local, fortalecendo o mercado, aprimorando a gestão e conectando os pequenos negócios às oportunidades que a Rota das Cavernas pode oferecer.”
A prefeita de Baraúna, Divaneide Oliveira, acredita que o roteiro pode transformar o município em polo de ecoturismo.
“O roteiro irá promover o turismo sustentável, gerar empregos, renda e fortalecer a cultura e a conservação ambiental.”
Próximos passos
A Rota das Cavernas contará com sete cavernas licenciadas — três em Baraúna, uma em Martins e três em Felipe Guerra. O objetivo é ampliar a divulgação em todo o Brasil e atrair visitantes para conhecer a riqueza natural e cultural dos cinco municípios participantes.
pontanegranews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário