segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Santana do Matos: Manhã de segunda feira 28-11 (hoje) elementos trocam tiros com a policia

Continua o cerco aos elementos integrantes da quadrilha que tentaram arrombar a agencia dos correios de nossa cidade por volta das 02:00 horas da manhã deste domingo. Na fuga eles abandonaram a 4 km da cidade um Ecosport branco 2016 que foi roubado em nossa capital  (o veiculo estava com a placa de outro Ecosport com as mesmas características) .

Seis  elementos participaram da tentativa, sendo que 3 deles já foram pegos pela policia militar.
São eles:
 Francisco Fagner da Silva (natural de Mossoró) preso na noite de ontem pela PM de Santana do Matos.
 Christian Quintiliano da Fonseca (natural de Natal) preso pela PM de São Rafael.
 Rivanildo Pereira  Medeiros "Rambo" (natural de Caicó) tentou resgatar os comparsas furou barreira policial tentando fugir mas foi capturado pelo GTO de Assu.

Já na manhã desta segunda feira ouve nova troca de tiros entre a policia e o restante da quadrilha na divisa do município aqui de Santana do Matos com São Rafael que a policia acredita ser em torno de mas 3 elementos o cerco policial continua.
Todos esses elementos são fugitivos de Presídio entre eles o Estadual Rogério Coutinho Madruga Alcaçuz fica em Nísia Floresta.

A participação do "Rambo" nesta ação foi esta tentando resgatar os comparsas em um um veiculo Gol que está apreendido na cidade de São Rafael.

Nesse momento eles estão sendo conduzidos pela PF para nossa capital.

O nosso blog parabeniza todos os policiais que estão dia e noite não medindo esforços para botar o restante da quadrilha detrás das grades.

Santana do Matos: Paroquia Santuário de Sant´Ana vivenciou seu I congresso eucaristico paroquial

No ultimo sábado dia 26 de Novembro, dentro do Ano Santo da Misericórdia, aconteceu aqui em Santana do Matos na Paroquia e Santuário de Sant´Ana do o encerramento do  I congresso eucarístico paroquial as 17horas teve inicio a celebração na capela de Santa Luzia saindo em procissão até a Matriz Santuário aonde aconteceu  a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha e com celebrada pelo pároco, Padre Josino Raimundo da Silva  e Pe. Wagner nas festividades do l Congresso Eucarístico Paroquial.

Na ocasião, foram entregues os quadros dos Mártires de Cunhau e Uruaçu, inauguração da porta da partilha e sala do Dízimo.
Pelas mãos de Dom Jaime Vieira Rocha e Pedro Josino, foram crismados jovens e adultos, para encerrar aconteceu o fechamento da porta Santa da misericórdia, pelo Arcebispo Metropolitano  Dom Jaime Vieira Rocha.

IDENTIFICADO O JOVEM ASSASSINADO NESSA MADRUGADA EM CURRAIS NOVOS

J JÚNIOR
Acabou de ser identificado o jovem encontrado morto nessa madrugada de Domingo, 27/11, no Sitio Totoró de Baixo, município de Currais Novos. PEDRO JOEL NETO, 18 anos de idade, residia na rua José Milanez,  Centro de Currais Novos.
A vítima já havia sido apreendido pela PM em Julho desse ano com uma arma de fogo, no beco da troca em Currais Novos, na ocasião era menor de idade.
A Polícia Civil dará continuidade nas investigações para chegar ao acusado ou acusados.


Quadrilha fortemente armada invade Santana do Matos e tenta estourar cofre dos Correios. PM agiu rápido, houve perseguição e tiros

Fonte: Blog PM Jucurutu – Na madrugada deste domingo, 27, por volta das 02h00 min., cerca de nove homens fortemente armados, em dois veículos, invadiram a Cidade de Santana do Matos e tentaram roubar o cofre da Agência dos Correios.
De acordo com informações, uma parte dos assaltantes rendeu um grupo de pessoas que estava numa casa de jogo próximo e mandou que todos deitassem em baixo do galpão da feira livre, enquanto a outra parte quebrava as portas da Agência. Nesse momento os bandidos foram surpreendidos com a chegada da Polícia Militar da Cidade, e houve uma intensa perseguição, e tiros foram disparado pela quadrilha, que foi obrigada a abandonar um dos veículos em um sítio e adentrar ao mato a pé.

A Polícia Militar de toda região esteve durante todo o dia deste domingo na cola dos assaltantes, e já no fim da tarde, por volta das 16 horas, localizou o bando e houve outra perseguição. Já temos notícias de que há pessoas presas, e assim que possível traremos as notícias para nossos leitores.

Operação da PM prende quadrilha que havia feito assalto em Pendências

Uma operação da Polícia Militar e GTO de João Câmara conseguiu prender na tarde deste domingo, uma quadrilha de cinco integrantes que teriam realizado um assalto na cidade de Pendências e, em seguida, fugido para João Câmara.
A prisão ocorreu no bairro São Francisco. Com o grupo foram apreendidas seis armas, sendo duas espingardas, uma pistola 380, dois revólveres e uma metralhadora caseira.

Foragido de Alcaçuz, ‘Rambo’ é recapturado após perseguição na RN 118

O foragido Rivanildo Pereira de Medeiros, mais conhecido como ‘Rambo’, foi recapturado após perseguição na tarde deste domingo, na RN-118, na estrada que liga à cidade de São Rafael.
Após uma abordagem a passageiros em um Gol de cor cinza, a guarnição da Polícia Militar, foi surpreendida com uma arrancada brusca. Deu-se início a uma perseguição.
‘Rambo’ é caicoense e foragido do presídio de Alcaçuz, dono de uma vasta ficha criminal e de alta periculosidade. O detento tem participação em roubo de carros, assaltos a bancos, entre outros crimes.


Senador Potiguar Justiça determina corte em salário do senador José Agripino Maia

A Justiça Federal determinou no dia (14) o corte de R$ 30.471 nos ganhos do senador José Agripino Maia (DEM-RN). O juiz Janilson Bezerra de Siqueira, da 4.ª Vara Federal, no Rio Grande do Norte, entendeu que o congressista recebe a quantia irregularmente, acima do teto salarial para o serviço público, previsto na Constituição, atualmente de R$ 33.763.
O valor corresponde à pensão recebida por Maia como ex-governador do Estado e se soma ao que é pago a ele pelo Senado, que já é equivalente ao limite constitucional.
Segundo a decisão, Maia terá de escolher sobre qual das fontes de renda será feito o desconto. Caso não faça a opção, o Senado terá de subtrair da remuneração que paga ao senador o valor extra. O magistrado não deferiu, no entanto, pedido do Ministério Público Federal, autor da ação, para que o senador devolvesse os recursos que já ganhou indevidamente.
A pensão de ex-governador é recebida por Maia desde 1986. Com ela, a remuneração do senador passou a ser mais de 90% superior ao teto.
O limite salarial, previsto na Constituição de 1988, foi regulamentado em 4 de junho de 1998 pelo Congresso, por meio da Emenda Constitucional 19. Desde aquela data, as remunerações dos servidores públicos não podem ultrapassar o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 33.763.
‘Exótica’. O procurador da República Kleber Martins, um dos autores da ação contra Maia, diz que, “mais do que exótica, a mencionada pensão (de ex-governador) desmoraliza a própria noção de republicanismo, porque condenou o pobre povo potiguar a conceder a Maia, por todo o resto de sua vida, um valor mensal equivalente às mais altas remunerações dos servidores públicos estaduais”.
Ele alega que “ainda mais grave” é o fato de a pensão ser paga sem ter havido nenhuma contrapartida, seja “a prestação de um serviço ao Estado, seja o aporte de contribuições previdenciárias”.
Uma comissão instaurada este mês na Casa visa a aprovar um projeto de lei para acabar com os salários exorbitantes no serviço público nos três poderes. Na mira estão subsídios de diversas fontes acumulados e todos os penduricalhos que servem para inflar contracheques. Os congressistas também pretendem reavaliar os reajustes sobre o teto, que criam um efeito cascata nas remunerações de todo o funcionalismo nas esferas municipal, estadual e federal. A previsão é que a proposta seja votada em dezembro pelo plenário, que inclui Maia.
O Tribunal de Contas da União (TCU) também analisa o caso do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), ex-ministro da Previdência, que turbina o subsídio de congressista com o recebimento de uma aposentadoria de deputado estadual do Rio Grande do Norte (R$ 20.257). Somados, os valores alcançam R$ 54.020 brutos.
Uma auditoria do TCU sobre a situação do senador diz ser “forçoso concluir” que a totalidade paga a ele ultrapassa o limite constitucional. Num relatório ao qual o Estado teve acesso, os técnicos sustentam que, com base no entendimento da Corte, a forma de devolução cabível nesse caso seria o corte da aposentadoria. O processo deve ser julgado semana que vem.
Defesa
Maia informou, por meio de sua assessoria, que vai recorrer da decisão judicial. Ele explicou que a legislação brasileira não é explícita sobre a obtenção de remunerações de duas fontes distintas, uma federal e outra estadual, como no caso dele. Garibaldi sustenta que a Advocacia-Geral da União (AGU), ao dar um parecer sobre caso semelhante ao seu, entendeu que não há irregularidade. Segundo ele, a acumulação seria possível se os valores provêm de “regimes diferentes”, o estadual e o federal. Ele não deu detalhes sobre o documento.


Funeral de Fidel Castro vai durar nove dias; veja como será a cerimônia

Cuba fará luto de nove dias para se despedir de Fidel Castro. As cinzas do líder da Revolução Cubana percorrerão a ilha em uma carreata, antes de chegar ao seu destino final, o maior cemitério de Santiago de Cuba, em 4 de dezembro.
O governo de seu irmão, Raúl, nomeou uma comissão especial para organizar os funerais. Fidel faleceu na sexta-feira às 22h29 locais (01h29 de Brasília) e seu corpo foi cremado no sábado em um ato privado.
As cinzas ficarão expostas na segunda e na terça-feira no memorial José Martí, na Praça da Revolução, em Havana, onde a população poderá prestar sua homenagem, segundo um comunicado oficial.
Na mesma terça-feira, dia 29, às 19h locais (22h de Brasília), Havana despedirá o histórico dirigente com um ato multitudinário na Praça da Revolução, coração político de Cuba, onde Fidel fez muito de seus famosos e quilométricos discursos.
'Peregrinação das cinzas'
No dia seguinte, começará uma peregrinação com as cinzas de quatro dias, entre 30 de novembro e 3 de dezembro, que percorrerá 13 das 15 províncias da ilha.
Os restos mortais do líder viajarão de estrada no sentido contrário ao da "Caravana da Liberdade", a mesma que levou um Fidel triunfante de Santiago de Cuba até Havana em 1959, quando depôs a ditadura de Fulgencio Batista.
Será um trajeto de 1.000 km até Santiago de Cuba, onde está previsto um "ato maciço" na praça Antonio Maceo. O sepultamento ocorrerá no dia 4 de dezembro às 07h locais (10h de Brasília).
Luto nacional
O Conselho de Estado, órgão máximo do governo, decretou nove dias de luto nacional a partir do sábado (26) até 4 de dezembro, período no qual "cessarão as atividades e espetáculos públicos" e tremulará a bandeira nacional a meio mastro.
"A rádio e a televisão manterão uma programação informativa, patriótica e histórica", segundo a fonte.
A comissão encarregada dos funerais anunciou, ainda, ter adiado uma revista militar prevista para 2 de dezembro. O ato pelo 60º aniversário de desembarque de Fidel no iate Granma, de onde lançou a campanha contra Fulgencio Batista, será realizado em 2 de janeiro de 2017.
Trajetória
Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926, na província de Holguín, sul de Cuba, e foi batizado durante a infância de Fidel Hipólito. Sua mãe trabalhava para a mulher de seu pai, o bem sucedido latifundiário espanhol Ángel Castro.
Apenas quando Fidel era adolescente seu pai se separou da primeira mulher e assumiu a família com a mãe de Fidel, Lina Ruz Gonzalez, com quem teve outros cinco filhos. Nesta época, Fidel foi assumido oficialmente pelo pai e recebeu o nome de Fidel Alejandro Castro Ruz.
Apesar de não ter sido registrado pelo pai na infância, Fidel cresceu estudando em escolas particulares e em meio a um ambiente de riqueza bastante diferente da pobreza do povo cubano.
Bastante inteligente, o jovem era mais interessado nos esportes do que nos estudos. Mesmo assim, o líder cubano iniciou seus estudos na Universidade de Havana em 1945, onde conheceu o nacionalismo político cubano, o anti-imperalismo e o socialismo, e se formou em direito em 1950.
Em 1948, Fidel viajou para a República Dominicana em uma expedição para tentar derrubar o ditador Rafael Trujillo, que foi fracassada.
Ao voltar para a faculdade, ele se juntou ao Partido Ortodoxo, fundado para acabar com a corrupção no país.
Casamentos
No mesmo ano, Fidel se casou com Mirta Diaz Balart, de uma rica família cubana. Eles tiveram apenas um filho, Fidelito. O casamento com Mirta acabou em 1955. Durante a união, ele teve um relacionamento com Naty Revuelta, com quem teve uma filha, Alina Fernández-Revuelta. Em 1993, ela fugiu da ilha se fazendo passar por uma turista espanhola. Alina pediu asilo nos Estados Unidos e passou a fazer fortes críticas a seu pai.
Com sua segunda mulher, Dalia Soto del Valle, Fidel teve outros cinco filhos homens cujos nomes começam com a letra "A": Alexis, Alexander, Alejandro, Antonio e Ángel.
Além da filha Alina, uma das irmãs de Fidel, Juanita Castro, também se mudou para os EUA, no início da década de 1960.

Vejam a nota publicada no cubahora.cu
 

Comunicado de imprensa da Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora do Comité Central do Partido, do Estado e do Governo para o funeral do Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz, relata ...

A Comissão Organizadora do Comité Central do Partido, do Estado e do Governo para o funeral do Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz, a público informar que em 28 de novembro de 09:00 a 22:00 h, no Memorial "José Martí", a população da capital pode ir para prestar homenagem ao seu líder, que decorrerá até 29 de Novembro, nas horas entre 09:00 e 12:00 horas.

Em 28 e 29 de Novembro entre as 09:00 e as 22:00 horas, nos locais a serem prontamente comunicadas em cada local, incluindo a capital, todos os cubanos terão a oportunidade de prestar homenagem e assinar o juramento solene para cumprir o conceito de revolução, expressa pelo nosso líder histórico em maio de 2000, como uma expressão da vontade de dar continuidade às suas idéias e nosso socialismo.

Em 29 de Novembro, às 19:00 horas, um comício na Plaza de la Revolucion "José Marti" Capital será realizada.

No dia seguinte, a transferência de suas cinzas começará a viagem que recorda a Caravana da Liberdade, em janeiro de 1959, para a província de Santiago de Cuba, concluindo em 3 de Dezembro.

Nesse mesmo dia, às 19:00 horas, um comício na Praça "Antonio Maceo" será realizada.

A cerimónia fúnebre terá lugar às 07:00 horas em 4 de dezembro no cemitério de "Santa Ifigênia".

nosso povo é também relata que a revisão militar e marcha do povo combativo no 60º aniversário do desembarque do iate Granma expedição, dia das Forças Armadas Revolucionárias, é adiada para 02 de janeiro de 2017.

Comissão Organizadora
 

sábado, 26 de novembro de 2016

MPF obtém sentença para implantação de ponto eletrônico na ESF de Rafael Fernandes

O prefeito e a secretária de saúde terão que pagar multa diária de R$ 1 mil se não implantarem o ponto eletrônico em 30 dias.

O Município de Rafael Fernandes terá de instalar o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) para todos os servidores da área da saúde, em especial médicos e odontólogos. A sentença é da 12ª Vara da Justiça Federal, localizada em Pau dos Ferros, e atende pedido do Ministério Público Federal (MPF), em ação civil pública. Apesar de o MPF já ter obtido uma decisão liminar, em junho de 2016, que estipulava o prazo de 60 dias para a instalação do equipamento, o Município vinha descumprindo a determinação.

A partir de agora, a multa diária para o descumprimento da sentença é de R$ 1 mil, em desfavor do gestor do Município, José Nicodemos Ferreira Junior, e da secretária de Saúde, Desirréé Ferreira de Oliveira. A medida em tela se revela imprescindível, ante a revelada e incontroversa ineficácia de decisão judicial proferida há cinco meses, ocasião em que foi determinada a regularização da situação noticiada, destaca trecho da sentença.

Uma investigação da Procuradoria da República em Pau dos Ferros constatou que não havia o devido controle por parte da Prefeitura e alguns desses profissionais descumpriam a jornada prevista para integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família, mantidas com apoio financeiro federal. Além do prejuízo aos direitos da população, o desrespeito às cargas horárias poderia resultar na suspensão dos repasses de recursos feitos pelo Ministério da Saúde ao Município de Rafael Fernandes.

A ação civil pública, de autoria do procurador da República Marcos de Jesus, aponta que foram constatadas inúmeras irregularidades no controle do ponto dos servidores públicos da área da saúde, nas cidades da região do Alto Oeste Potiguar. Uma recomendação foi emitida em maio de 2014 a todos os 38 municípios da área de atuação da Procuradoria em Pau dos Ferros.

Audiências extrajudiciais foram marcadas com prefeitos e secretários de saúde, porém metade dos representantes se recusou a assinar os termos de ajustamento de conduta (TACs) propostos pelo MPF, dentre os quais a de Rafael Fernandes, a secretária de Saúde Desirée Ferreira de Oliveira, que na ocasião representou o prefeito José Nicodemo Ferreira Júnior.

Em janeiro de 2015 foi promovida uma inspeção in loco no Centro de Saúde Rafael Fernandes e as irregularidades foram confirmadas pelo MPF, comprovando-se que vários médicos não cumpriam as cargas horárias previstas em seus contratos. Havia, inclusive, uma médica atuando sem registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, onde deveriam estar listados todos os profissionais que trabalham na área e recebem recursos provenientes da União.

Em setembro de 2016, mais uma inspeção foi realizada pelo MPF e constatou-se que a decisão liminar não estava sendo cumprida. A Secretaria de Saúde adquiriu e fixou os relógios de eletrônicos de ponto nas paredes das unidades de saúde, mas não cadastrou os profissionais neles nem lhes cobra o registro das entradas e saídas. Na ocasião, a secretária de saúde Desirré confirmou que as jornadas não são cumpridas.

De acordo com decisão, além de implantar o SREP, o Município deve, entre outras medidas, instalar quadros que informem à população, de forma clara e objetiva, o nome de todos os médicos odontólogos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde em exercício na unidade daquele dia, a especialidade e a jornada. O quadro deverá informar também que o registro de frequência dos profissionais estará disponível para consulta de qualquer cidadão.

A ação civil pública tramita na Justiça Federal sob o número 0800119-95.2016.4.05.8404.


Assessoria de Comunicação

ACIDENTE FOI REGISTRADO NA MANHÃ DESSA SEXTA EM CURRAIS NOVOS

ADAILSON CARLOS / J JÚNIOR
Na manhã dessa sexta, 25/11, um acidente foi registrado na RN-041, na rua Professora Nair Costa, envolvendo um veículo Ford KA. Informações chegadas ao nosso blog dão conta que o carro estava puxando um reboque com 03 garrotes dentro quando o engate se rompeu, o reboque se soltou do carro, tombou, o veículo rodou na pista e bateu em um poste. Apesar da gravidade da colisão o condutor sofreu apenas escoriações leves. Os animais aparentemente não se feriram.
Policiais Militares do 2ºGPRE foram acionados e estiveram no local realizando os procedimentos cabíveis.
 
 

SAPURIU FOI ATROPELADO NO CENTRO DE CURRAIS NOVOS

ADAILSON CARLOS / J JÚNIOR
Por volta das 17 horas dessa sexta-feira, 25/11, um acidente tipo atropelamento foi registrado na avenida Getúlio Vargas tendo como vítima o velho conhecido da população currais-novense SAPURIU, que é viciado em drogas inaláveis como solvente e cola de sapateiro.
Sapuriu resolveu tirar um cochilo em cima da via (no meu da rua) quando foi atropelado. O socorro foi prestado pelo os socorristas do esquadrão resgate e do SAMU. Aparentemente ele não sofreu ferimentos graves, apenas escoriações.
Essa não foi a primeira vez que ele foi atropelado, quando está sob efeito de drogas ele costuma ficar no meio das vias e as vezes se atira na frente dos veículos.