sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Papa é empurrado e cai na Missa do Galo

Bento 16 não teve ferimentos; identidade da pessoa que o empurrou não foi revelada
ReutersFoto por Reuters
O papa Bento 16 foi empurrado enquanto se dirigia ao altar para celebrar a Missa do Galo; neste ano a missa é realizada mais cedo devido a idade do papa

O papa Bento 16 caiu no chão depois de receber um empurrão de uma mulher que conseguiu furar a barreira de segurança e saltou para o interior do templo a fim de saudar o religioso. Bento 16 se levantou logo em seguida e não teve ferimentos. Foi conduzido por seus assistentes até o altar para começar a cerimônia, informa o jornal El Pais.

A mulher tem problemas mentais, segundo os médicos locais, e sua identidade é desconhecida. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou que aconteceu outro incidente. O cardeal francês Roger Etchegaray, que estava ao lado de Bento 16, foi acometido de um mal-estar e transportado para o serviço médico.
O papa celebra nesta quinta-feira (24) no Vaticano a missa do Galo às 22h locais (19h de Brasília), duas horas antes do habitual, para evitar um cansaço excessivo aos 82 anos.
O antecessor de Bento 16, João Paulo 2º, sempre celebrou a missa à meia-noite, inclusive nos últimos anos de vida, quando tinha graves problemas de saúde.
O padre Federico Lombardi, porta-voz de Bento 16, afirmou no início de dezembro que "a saúde do Papa é absolutamente normal", desmentindo os boatos sobre eventuais doenças, gerados justamente pela decisão de antecipar a tradicional missa da meia-noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário