sábado, 19 de abril de 2014

Cientistas encontram planeta semelhante à Terra e capaz de abrigar vida


Concepção artística do planeta Kepler-186fAstrônomos encontraram um planeta praticamente idêntico à Terra orbitando uma estrela em uma região que o torna capaz de suportar água líquida e vida em sua superfície. A descoberta foi anunciada oficialmente pela Nasa, na quinta-feira (17).
De acordo com informações publicadas pelo jornalista Salvador Nogueira, da Folha de S.Paulo, o Kepler-186f tem 1,1 vez o tamanho do planeta Terra e é o 5º planeta da órbita a contar de seu sol. Os cientistas estimam que uma volta completa em torno da estrela demora cerca de 129,9 dias terrestres. Isso significa que o ano lá tem cerca de um terço do nosso.
O sol de Kepler-186f é uma estrela vermelha com cerca de 50% do tamanho da nossa estrela-mãe. O grupo estrelar está localizado a uma distância de 490 anos-luz do nosso sistema solar.
Além do tamanho parecido com a terra, o planeta está em uma distância de seu sol que garante a quantidade certa de radiação para manter uma temperatura necessária para a existência de água líquida na superfície.
Kepler-186f também não corre risco de sofrer uma chamada “trava gravitacional”, que é quando o planeta fica sempre com a mesma face virada para a estrela, caso que acontece com a Lua em relação ao nosso planeta.
O momento é considerado histórico, pois pode significar o início da descoberta de outros mundos capazes de suportar vida semelhante à nossa. Os cientistas devem começar a focar em análises de composição dos planetas e suas atmosferas, para confirmar se podemos ter encontrado outra biosfera no universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário