sábado, 31 de outubro de 2015

Caern amplia rodízio nas cidades abastecidas pela Adutora Sertão Central Cabugi



Com a intensificação da estiagem no Estado, as fontes para captação de água estão dia a dia mais escassas, aumentando assim o desafio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em fornecer água para a população. O mês de novembro inicia com mais um desafio: o abastecimento das cidades atendidas pela adutora Sertão Central Cabugi.

A adutora recebe água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, contudo a captação da água é feita através do Canal do Pataxó. O nível de onde a água é retirada está baixando em ritmo acelerado e caso não haja uma redução no consumo a água disponível só será suficiente para pouco mais de um mês. Como medida imediata, a Caern irá intensificar o rodízio nas cidades, visando economizar ainda mais o que se tem disponível.

Além do rodízio, a Caern está buscando novas alternativas a fim de manter o abastecimento para a população. Novos poços e estruturas de abastecimento estão sendo avaliados pelos órgãos competentes, além disso, a Companhia buscará apoio em outras empresas da região, para juntos viabilizar novos projetos. Ações de fiscalização também estão sendo realizadas, para cumprir o que determina a lei em situações como essas, garantir o abastecimento prioritário para humanos e dessedentação animal.

A população tem um papel fundamental neste momento, utilizando a água da maneira mais racional possível, economizando toda gota de água e combatendo o desperdício.

CIDADES ATENDIDAS 

As cidades atendidas são Angicos; Caiçara do Rio do Vento; Fernando Pedrosa; Jardim de Angicos; Lajes; Pedra Preta; Pedro Avelino; Riachuelo, além das comunidades rurais de São Miguel, Riacho do Feijão, Rio Velho, Riacho do Prado, Santa Maria, Mulungu, Tapuia, São José da Passagem, Residência, dentre outras localizadas ao longo da adutora.

Obs: Comunidades destacadas estão no município aqui de Santana do Matos

Confira como está o fornecimento de água na região.

RODÍZIO EM ANGICOS

ABASTECIMENTO
1º dia – Centro, Monsenhor Pinto, Dom Tavares e Alto da Alegria
2º dia – Alto da Esperança, Alto do Triângulo, Prefeito Jaime Batista e Prefeita Zélia Alves

CAIÇARA DE RIO DO VENTO
PARADA: Todos os dias – 17h à 7h30

FERNANDO PEDROSA
PARADA: Segunda à quinta – 17h à 7h


JARDIM DE ANGICOS
Abastecida em sistema de rodízio entre bairros (manobras internas).

LAJES
PARADA: Quarta e domingo – o dia todo
*Sistema fechado para que a água seja direcionada para as comunidades de Firmamento e Três de agosto, conforme acordo com o Ministério Público.

PEDRA PRETA
PARADA: Quarta e domingo – o dia todo
*Sistema fechado para que a água seja direcionada para as comunidades de Firmamento e Três de agosto, conforme acordo com Ministério Público.

PEDRO AVELINO
PARADA: Quarta e domingo – 7h à 7h

RIACHUELO
Abastecida por um sistema de rodízio entre bairros (manobras internas).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário