quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cobertura das eleições: TSE vai divulgar boletins de ocorrências a cada duas horas

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que no dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais, boletins com as principais ocorrências oriundas dos estados, com informações sobre o número de urnas substituídas, prisão de eleitores e candidatos pela prática de crime de boca de urna, dentre outras, serão divulgados à imprensa a cada duas horas. O primeiro boletim está previsto para ser divulgado às 8h.
Coletivas
Na manhã do dia 2 de outubro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, irá a São Paulo para acompanhar a realização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. A auditoria começa às 8h na sede do Tribunal Regional Eleitoral do estado.
Na prática, essa auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado. O objetivo final é que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação paralela e entre as cédulas da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e o registro digital dos votos apurados.
Ás 9h30, ainda em São Paulo, o ministro concederá entrevista coletiva à imprensa, na sede do TRE-SP. Já em Brasília, outras duas coletivas do presidente do TSE estão previstas para ocorrer às 12h30 e às 20h00, ambas no Auditório I, do edifício-sede do TSE. Com exceção da coletiva concedida em São Paulo, as entrevistas serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça, pelo canal do TSE no Youtube e pelo Periscope, aplicativo do Twitter para a transmissão de vídeos em tempo real.
Durante todo o dia, os ministros do TSE estarão à disposição para a prestação de esclarecimentos acerca do pleito.

JC/TC

Nenhum comentário:

Postar um comentário