terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Meteorologistas discutem se vai chover no RN nos próximos meses

Meteorologistas e representantes de diversas instituições nacionais estão reunidos no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (20) para discutir e apresentar a previsão do tempo para o Nordeste brasileiro nos meses de março, abril e maio. O estado passa atualmente pela mais longa e severa seca de sua história. O boletim meteorológico será divulgado nesta terça-feira (21) às 11h.
Durante a manhã, foram apresentadas palestras sobre os fatores que interferem na previsão climática. À tarde, serão discutidos relatórios preparados pelas instituições participantes e, a partir desses dados, feita a previsão do tempo para os próximos três meses.
De acordo com o pesquisador Caio Coelho, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o resfriamento do Oceano Pacífico não fez chover no Nordeste tanto quanto o esperado. Ele explicou que a previsão fica mais difícil quando os oceanos Pacífico e Atlântico não “falam a mesma linguagem”.
Além de pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do Inpe e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estudantes de Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também participam da reunião na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Nenhum comentário:

Postar um comentário