terça-feira, 26 de setembro de 2017

“Desenganado”, garoto deixa UTI do HUOL depois de 22 dias


Do Portal no Ar: “Com saudades da escola”, o garoto Rian Felipe de Oliveira Silva redescobriu a vida na última quinta-feira (21), depois de 22 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde chegou a estar “desenganado”, de acordo com membros da equipe de saúde e de Mary Rosane, mãe do garoto de oito anos.
No último dia de agosto, o pequeno paciente começou uma batalha pela vida, quando entrou na UTI com quadro grave de pneumonia, que cursou para sepse, infecção generalizada que fez fígado e rins pararem de funcionar.
“Não era a hora dele”, emociona-se a mãe. “Desde o primeiro dia, os profissionais do hospital foram muito dedicados – agora o pior passou e ele está pronto para voltar pra perto do irmão, dos amigos, de todos”, destaca Rosane.
A reviravolta no quadro clínico foi celebrada pela equipe da UTI pediátria, que preparou uma festa na saída do garoto, com direito a balões, medalha e certificado.
“A UTI pediátrica é um ambiente de trabalho sério e árduo, mas de leveza, humanidade e até descontração em prol da efetividade, da qualidade do serviço e da recuperação dos pacientes. A equipe multiprofissional e a família formam um só time, numa relação de confiança que ajuda a superar a aflição da internação e favorece o sucesso terapêutico, como foi o caso de Rian. Somos uma equipe amiga dos pacientes, contagiada pela mesma alegria que toma conta das famílias que recebem a notícia da alta da UTI”, escreveram os membros da unidade, em homenagem a essa vitória da vida.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário