O Flamengo é o dono da marca mais valiosa do futebol brasileiro em
2017. Um estudo realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO
destacou que o Rubro-Negro está avaliado em R$ 1,6938 bilhão, seguido
por Corinthians, com 1,5935 bilhão e Palmeiras, com 1,1239 bilhão. A
avaliação tem 40 indicadores, sendo que os três pilares são: torcida
(gama de consumidores), mercado (onde ele está inserido) e receita (tudo
o que ele consegue reverter com a sua marca). O patrimônio físico dos
clubes não faz parte do estudo.
Desde quando a consultoria começou a fazer o estudo, em 2009, houve
uma evolução das 40 principais marcas do futebol brasileiro. Em 2017
chegou a R$ 10,26 bilhões. Mesmo assim, o último ano foi o de pior
crescimento, com apenas 3%. Pedro Daniel, que trabalha na BDO, destacou
que times das Séries A, B, C e D fazem parte da análise.
Confira a avaliação individual de alguns dos clubes citados na pesquisa feita por Pedro Daniel:
Palmeiras
– Hoje o Palmeiras tem a maior arrecadação de patrocínio do país, tem a maior arrecadação de bilheteria do país, teve no ano passado a melhor média de público do país. Foram vários indicadores que fizeram com que o Palmeiras crescesse mais do que os outros, proporcionalmente. Não é só por conta de um patrocínio.
– Hoje o Palmeiras tem a maior arrecadação de patrocínio do país, tem a maior arrecadação de bilheteria do país, teve no ano passado a melhor média de público do país. Foram vários indicadores que fizeram com que o Palmeiras crescesse mais do que os outros, proporcionalmente. Não é só por conta de um patrocínio.
Flamengo
– O Flamengo, quando entrou a nova gestão, quis usar uma comunicação mais de mercado, de credibilidade e transparência. Isso é música no ouvido do mercado. Toda marca quer estar atrelada ao desempenho, performance, tudo o que o futebol proporciona. Se você tem algo com mais transparência, é a combinação perfeita para ficar mais atrativo comercialmente.
– O Flamengo, quando entrou a nova gestão, quis usar uma comunicação mais de mercado, de credibilidade e transparência. Isso é música no ouvido do mercado. Toda marca quer estar atrelada ao desempenho, performance, tudo o que o futebol proporciona. Se você tem algo com mais transparência, é a combinação perfeita para ficar mais atrativo comercialmente.
Vasco
– O Vasco está com uma receita muito menor do que os outros clubes. Não só de marca. Ele tem uma torcida pulverizada, que ele tem um pouco mais de dificuldade de atingir e de levar o seu produtor diretamente em loco. O crescimento do contrato de televisão dele não acompanhou o dos outros grandes clubes. Ele está em um mercado muito bem desenvolvido, mas não tão desenvolvido como o de São Paulo. São 40 variáveis. Nos últimos dez anos ele não acompanhou o crescimento dos seus concorrentes. Sim, com certeza (ele tem um potencial maior de crescimento). O Palmeiras é um exemplo claro disso. Há três anos ele não competia com os três primeiros do ranking, ele competia com o quinto colocado. Com a nova arena, com o patrocinador, sendo campeão, ele mudou de patamar. Ele passou o São Paulo e é a terceira marca mais valiosa. O Vasco tem que fazer um trabalho parecido porque ele tem uma torcida grande, mas ainda não consegue converter isso para que aumente o seu consumidor.
– O Vasco está com uma receita muito menor do que os outros clubes. Não só de marca. Ele tem uma torcida pulverizada, que ele tem um pouco mais de dificuldade de atingir e de levar o seu produtor diretamente em loco. O crescimento do contrato de televisão dele não acompanhou o dos outros grandes clubes. Ele está em um mercado muito bem desenvolvido, mas não tão desenvolvido como o de São Paulo. São 40 variáveis. Nos últimos dez anos ele não acompanhou o crescimento dos seus concorrentes. Sim, com certeza (ele tem um potencial maior de crescimento). O Palmeiras é um exemplo claro disso. Há três anos ele não competia com os três primeiros do ranking, ele competia com o quinto colocado. Com a nova arena, com o patrocinador, sendo campeão, ele mudou de patamar. Ele passou o São Paulo e é a terceira marca mais valiosa. O Vasco tem que fazer um trabalho parecido porque ele tem uma torcida grande, mas ainda não consegue converter isso para que aumente o seu consumidor.
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