sexta-feira, 28 de novembro de 2025

POLICIAIS MILITARES DE CERRO CORÁ E BODÓ APREENDE MOTOCICLETA COM SINAIS DE ADULTERAÇÃO


Na noite da quarta-feira, 26 de novembro de 2025, as equipes da Polícia Militar de Cerro Corá e de Bodó, iniciaram diligências entre os dois municípios, realizando patrulhamento padrão e mantendo o policiamento entre as duas cidades.
 
Às 22h, uma motocicleta Yamaha de cor azul, placa MYF-1006, passou pelas equipes. Os policiais realizaram a abordagem e procederam à identificação veicular, constatando fortes indícios de adulteração na numeração do motor e do chassi, caracterizando possível clonagem. Diante da situação, o veículo foi conduzido até o destacamento da PM em Cerro Corá, onde permaneceu retido para posterior apresentação à Delegacia de Polícia Civil.
 
A Polícia Militar reforça seu compromisso com o enfrentamento a crimes patrimoniais e a preservação da ordem pública. O comandante do 13º BPM, Tenente-Coronel Mycael Silva, elogiou a atuação integrada das guarnições e destacou a importância da pronta resposta policial. 
 
POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE
Servir e Proteger!

 

Inmetro vai inaugurar Delegacia Cibernética para reforçar combate a fraudes no comércio on-line

 

Nesta sexta-feira (28/11), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugura, em São Paulo, a Delegacia Cibernética do Instituto. A unidade está localizada na Rua Teixeira da Silva, 217 – Vila Mariana, onde também funciona a Defensoria Pública da União.

A nova unidade entrará em operação no dia da Black Friday, período de maior volume de promoções no comércio eletrônico, e funcionará integrada ao Guardião Digital, plataforma com inteligência artificial desenvolvida para monitorar sites e plataformas de e-commerce e identificar anúncios suspeitos de produtos e instrumentos irregulares.

Como vai funcionar o novo sistema do Inmetro?

Com o apoio de inteligência artificial e da expertise técnica do Inmetro, o sistema cruzará informações com as bases oficiais de produtos certificados para identificar possíveis irregularidades. Quando forem detectados indícios de não conformidade, a Delegacia Cibernética comunicará a plataforma de e-commerce para orientar a retirada do anúncio, notificando o responsável. Caso a irregularidade seja confirmada, o Inmetro aplicará as penalidades previstas em lei, incluindo auto de infração e multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

A Delegacia foi criada para enfrentar o avanço das fraudes digitais no comércio on-line, especialmente a venda de produtos sem certificação obrigatória, registro e instrumentos sem aprovação, com informações técnicas manipuladas ou com selos do Inmetro aplicados de forma enganosa. A unidade utilizará inteligência artificial, análise de dados e sistemas para rastrear inconformidades e orientar a retirada de anúncios irregulares.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressalta o caráter estratégico da iniciativa ao destacar que a Delegacia Cibernética permitirá ao Instituto atuar com ainda mais agilidade e precisão no ambiente virtual.

“Com o uso da inteligência artificial, ampliamos nossa capacidade de monitorar o mercado digital, oferecendo mais segurança a quem compra e garantindo condições equilibradas a quem produz dentro das regras. Nossa missão é proteger o consumidor, coibir fraudes e fortalecer a concorrência leal.

Monitoramento inicial

O Guardião Digital iniciará suas atividades monitorando quatro grupos de produtos prioritários: fios e cabos elétricos, balança comercial, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Os demais produtos regulados pelo Inmetro serão incorporados de forma gradual à plataforma, ampliando o alcance da fiscalização digital.

O sistema examinará também cada detalhe de anúncios suspeitos, cruzando características técnicas, dados de certificação e requisitos de segurança, o que acelera a identificação de irregularidades.

A Delegacia Cibernética atuará em conjunto com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, composta pelos órgãos delegados do Inmetro em todo o país, que são os braços executivos responsáveis pelo controle de qualidade por meio da fiscalização.

Investigação: MPRN apura regularidade de contratação feita pelo município de São Rafael

O Ministério Público do RN (MPRN), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Assú formalizou a conversão da Notícia de Fato nº 02.23.2041.0000111/2025-49 no Inquérito Civil protocolado sob o nº 04.23.2041.0000242/2025-67, iniciativa executada através da Portaria nº 871313, cuja íntegra é publicada no Diário Oficial do Estado do RN desta quinta-feira (27).

 
O MPRN sequenciará a investigação que apura a regularidade da contratação, pelo município de São Rafael, da pessoa jurídica Elias Avelino dos Santos EPP, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) nº 24.208.480/0001-49, para a aquisição de material de expediente, através de adesão, em junho deste ano, à Ata de Registro de Preços nº 014/2025 do município de Maxaranguape.

 

Fonte: Pauta Aberta.

MIDR: Cenário de emergência pela seca é reconhecido em Alexandria, Angicos e Lajes no RN


 O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em 22 cidades afetadas por desastres naturais nos estados da BA, ES, PA, PB, PR, PI, RN, SC e SP.

 
No RN, Alexandria, Angicos e Lajes enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem, registra texto do portal do MIDR.
As portarias com os atos de reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União.

CASO ZAIRA: Advogado de defesa de Pedro Inácio emite nota à imprensa

 

 

Afonso Bezerra: Católicos vivenciaram mais uma festa de sua Padroeira

 Fotos: agentes da pascom




Nesta quinta-feira, 27, a Paroquia de Nossa Senhora das Graças celebrou com alegria e gratidão o último dia da sua excelsa Festa da Padroeira, Nossa Senhora das Graças. 
 
Este ano unidos sob o lema: “Com a Virgem da medalha milagrosa, ser um peregrino de fé e esperança”, deixando que Maria nos conduzisse pelos caminhos da graça, da confiança e da oração. 
 
Foram dias de fé, devoção, serviço e encontro, nos quais sentimos de forma especial o cuidado materno da Virgem Santíssima sobre a comunidade.

Municípios têm até dia 31 de dezembro para enviar informações sobre emendas parlamentares

Os municípios do Rio Grande do Norte têm um compromisso importante até o fim deste ano: enviar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), pelo Portal do Gestor, informações sobre como estão organizando a transparência e o acompanhamento das emendas parlamentares sejam elas de vereadores ou de deputados para ações, obras e serviços nas cidades. O prazo termina em 31 de dezembro, e o envio é obrigatório para que, a partir de 2026, esses recursos possam ser executados normalmente.

A exigência faz parte da Resolução nº 034/2025, aprovada pelo Tribunal após uma série de decisões do Supremo Tribunal Federal que reforçaram a necessidade de divulgação clara e acessível sobre o uso das emendas em todo o país. A regra vale para estados e municípios e tem um objetivo central: permitir que qualquer pessoa consiga saber, com facilidade, quem indicou a emenda, para onde vai o dinheiro e como ele está sendo gasto.

O envio dessas informações ao TCE é o primeiro passo para que o município receba a chamada certidão de regularidade, documento que confirma que a prefeitura está cumprindo as exigências de transparência e rastreabilidade do dinheiro público. Sem essa certidão, nenhuma emenda poderá ser executada no ano de 2026. O Tribunal confere os dados enviados, valida cada item e, estando tudo correto, emite a certidão com validade de 180 dias.

A mudança impacta diretamente o cotidiano das prefeituras, que agora precisam garantir que todas as informações sobre as emendas estejam disponíveis em plataformas digitais abertas ao cidadão. Isso inclui a descrição do projeto beneficiado, o valor destinado, o bairro ou comunidade atendida, os contratos firmados, as notas fiscais emitidas e cada etapa da execução. A ideia é que o caminho do dinheiro seja totalmente rastreável, sem pontos cegos ou informações inacessíveis.

Polícia prende homem em flagrante por roubo de veículo no interior do RN

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, na quarta-feira (26), um homem de 36 anos suspeito de participar do roubo de um veículo na cidade de Mossoró.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no final da tarde do dia 25 de novembro de 2025, quando dois suspeitos, armados, abordaram a vítima e subtraíram um veículo modelo Voyage no bairro Bela Vista, em Mossoró. Após o registro da ocorrência, as equipes iniciaram imediatamente os trabalhos de investigação.

Ainda na noite do mesmo dia, a Polícia Militar localizou o carro roubado, que foi encaminhado à Delegacia de Plantão. Com a chegada do caso à unidade especializada, os policiais civis deram continuidade às diligências, identificando os suspeitos, que também foram reconhecidos pela vítima.

Na tarde de quarta-feira, ainda dentro do período de flagrante, equipes da DEPROV localizaram e prenderam um dos envolvidos, que confessou a participação no crime.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações seguem para identificar e capturar o segundo suspeito.

Toda ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) de Mossoró.

PL suspende salário de Bolsonaro após prisão

PL suspende salário de Bolsonaro após prisão

 O PL anunciou, nesta quinta-feira (27), a suspensão das atividades partidárias e do pagamento do salário de Jair Bolsonaro (PL), que hoje ocupa a presidência de honra da legenda, devido a sua condenação no STF (Supremo Tribunal Federal).

O ex-presidente foi condenado de forma definitiva na última terça-feira a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma trama golpista para reverter o resultado das eleições em 2022. Com isso, Bolsonaro, que já estava preso preventivamente, também perde seus direitos políticos.

"Infelizmente, por decorrência da lei e em razão da suspensão dos direitos políticos do nosso presidente de honra, Jair Bolsonaro, as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório na AP 2668 [ação penal da trama golpista]", diz nota divulgada pelo PL.

Em 2023, quando retornou ao Brasil dos Estados Unidos, Bolsonaro tinha uma renda mensal de quase R$ 86,5 mil. Do PL, recebia R$ 39.293, além das pensões militares (R$ 11.945) e da Câmara dos Deputados (R$ 35.223).

O ex-presidente foi preso preventivamente no último sábado pela PF (Polícia Federal), sob a justificativa de risco de fuga e ameaça à ordem pública. Antes disso, desde agosto, estava em prisão domiciliar.

Com a condenação definitiva no caso da trama golpista, Moraes também decidiu manter Bolsonaro preso na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, não encaminhando-o para o presídio, como temiam seus aliados.

O advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, explica que trata-se de uma consequência da suspensão dos direitos políticos do condenado.

"Não vai ter nada expresso [na lei] mesmo. Entendo que é consequência da suspensão dos direitos políticos. Quem tem direitos políticos suspensos não pode exercer cargo público/partidário e logo não pode receber salário", afirmou.

Bolsonaro assumiu o cargo oficialmente em abril de 2023, quando voltou ao Brasil. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também tem função partidária como presidente do PL Mulher. Ela não enfrenta nenhum processo no STF.

Com o processo principal da trama golpista encerrado, auxiliares jurídicos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que a defesa pode entrar com uma ação de revisão criminal no STF.

Embora as chances de que essa ação vingue sejam mínimas, ela deve ser distribuída para a relatoria de um dos ministros da Segunda Turma do tribunal, colegiado que tem ministros simpáticos a Bolsonaro entre seus integrantes.

Dois deles, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, foram indicados pelo ex-presidente ao Supremo. Já Luiz Fux era, anteriormente, integrante da Primeira Turma e votou pela absolvição de Bolsonaro.

Além deles, compõem a Segunda Turma os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

A revisão criminal só pode ser apresentada pelas defesas após condenações definitivas de réus. A ação, que é autônoma, tem o objetivo de invalidar a decisão condenatória.

O regimento do Supremo prevê que essas ações de revisão sejam distribuídas a ministros da turma que não julgou o condenado -ou seja, no caso de Bolsonaro iria para a Segunda Turma- e, em caso de recurso, seja julgada plenário da corte.

Novo empreendimento em Assú deve levar gás natural a toda a região Nordeste

 

 Imagens cedidas.

Na manhã da quarta-feira (26), ocorreu um passo importante para a interiorização do fornecimento de gás natural no Rio Grande do Norte, com a apresentação do projeto para implantação de uma unidade de acondicionamento de Gás Natural em Assú, no Oeste potiguar. O projeto, apresentado pela empresa GNLink Distribuidora, será o primeiro do tipo no estado e o segundo no Nordeste.

A unidade de processamento terá caráter regional, com objetivo de atender não apenas o Rio Grande do Norte, mas toda a região Nordeste, promovendo desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, além de contribuir para a agenda de descarbonização. A primeira unidade de Liquefação e Compressão de Gás Natural da GNLink já está construída e deve iniciar operação em breve.

O empreendimento permitirá a purificação e conversão do gás na forma líquida, garantindo sua distribuição para municípios não atendidos por gasodutos e fortalecendo a competitividade industrial e a matriz energética estadual. A unidade já possui licenças ambientais do IDEMA e da ANP para a fase de comissionamento e aguarda a liberação final para operação. 

A instalação será feita nas proximidades da Estação Coletora de Carnaúba, da PetroReconcavo, com capacidade total de 100 mil Nm³/dia, contemplando acondicionamento do Gás Natural Liquefeito (GNL) e do Gás Natural Comprimido (GNC).

O projeto também reforça a estratégia do estado de fortalecer a transição energética, modernizar a gestão do consumo de energia e expandir a utilização do gás natural em todo o território potiguar, em alinhamento com a Potigás e com a promoção de desenvolvimento sustentável e social.

Bolsonaro terá direito à 'saidinha' no Natal? O que diz a lei atualizada

Bolsonaro terá direito à 'saidinha' no Natal? O que diz a lei atualizada

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a cumprir na terça-feira (24) sua pena após condenação por tentativa de golpe pelo STF. Ele não deve ter direito à "saidinha" de Natal, já que a legislação atual impede o benefício para quem cumpre pena em regime fechado.A lei não permite saidinha para quem está no regime fechado. O ex-presidente cumpre prisão em regime fechado desde que teve a preventiva decretada pelo STF. Pela Lei de Execução Penal e pelas regras atualizadas da Lei 14.843/2024 -o chamado "PL da Saidinha"- o benefício é restrito exclusivamente a presos do regime semiaberto.

A progressão de regime é improvável no curto prazo. Para deixar o regime fechado e migrar ao semiaberto, Bolsonaro precisaria cumprir uma fração mínima da pena, demonstrar bom comportamento e passar por exame criminológico. Como começou a cumprir a pena esta semana e sua condenação é longa, não há condição legal para progressão antes do Natal.

A lei de 2024 tornou as saídas ainda mais restritas. O texto foi rejeitado parcialmente por Lula e posteriormente teve o veto derrubado pelo Congresso, endurecendo significativamente o benefício. As saídas para visitas familiares e datas comemorativas foram proibidas, restando apenas autorizações ligadas a estudo, trabalho ou ressocialização. Mesmo quem está no semiaberto já não tem mais direito automático à "saidinha de feriado".

Legislação também endureceu contra crimes violentos. A nova lei veda saídas temporárias para condenados por crimes hediondos ou praticados com violência ou grave ameaça. Embora o caso de Bolsonaro não envolva esse tipo penal, isso mostra que o critério geral ficou mais rígido e reduz ainda mais brechas para concessões excepcionais.

A prisão preventiva elimina qualquer possibilidade no momento. Além da condenação, Bolsonaro está sob prisão preventiva por risco de fuga -situação que afasta qualquer hipótese de flexibilização. Medidas como saídas temporárias, mesmo que estivessem legalmente ao alcance, são incompatíveis com esse tipo de custódia.

Não existe espaço para decisão excepcional antes do Natal. Mesmo outros caminhos jurídicos, como pedidos emergenciais ao juiz da execução, não se aplicam ao caso. A legislação e o contexto da prisão dificultam qualquer hipótese de autorização temporária.

A tendência é que Bolsonaro permaneça preso durante as festas. Diante da lei atual, das exigências do regime semiaberto e do cenário processual, a previsão é de que Bolsonaro deverá passar o Natal detido, sem direito à "saidinha" ou qualquer forma de saída temporária.

 

 UOL/FOLHAPRESS

 

Ivete Sangalo anuncia separação de Daniel Cady após 17 anos

Ivete Sangalo anuncia separação de Daniel Cady após 17 anos

© Instagram/ Ivete Sangalo e Daniel Cady

Nesta quinta-feira (27), Ivete Sangalo revelou, através das redes sociais, que ela e Daniel Cady estão separados. A artista e o nutricionista estavam juntos desde 2008 e casados desde 2011.

"Temos uma trajetória que nos orgulha, de muito amor, seguiremos sempre sendo uma família. Precisamos de respeito com esse momento. Pedimos privacidade para atravessar essa transição da maneira mais serena possível. Seguimos unidos no que realmente importa: preservar nosso afeto e o bem-estar dos nossos filhos", finaliza.

Ivete Sangalo e Daniel Cady são pais de Marcelo, 15, e das gêmeas Marina e Helena, de sete anos.

 

Repórter do SBT é assaltada antes de entrar ao vivo

Repórter do SBT é assaltada antes de entrar ao vivo

 A repórter Fábiola Correia, do SBT, foi assaltada quando se preparava para entrar ao vivo no Alô Você, apresentado por Luis Bacci.

Ela, o cinegrafista e o motorista da equipe estavam próximos ao carro da emissora, aguardando o início da transmissão, quando foram surpreendidos por um assaltante armado. Toda a ação foi registrada pela câmera, que estava ligada para o momento ao vivo.

O criminoso se aproximou exigindo os celulares dos profissionais. Nervosa e sob forte ameaça, Fábiola não conseguia lembrar a senha do aparelho. Em um trecho do vídeo, ela aparece dizendo: "Meu Deus, como é que vou saber a senha?".

Mesmo abalada, Fábiola entrou ao vivo e comentou o susto. "Tô ainda nervosa. Bate um desespero", desabafou durante sua participação no programa.

Segundo a repórter, a ameaça era constante. "Dizia o tempo todo que iria atirar na minha cara", afirmou.

A jornalista relatou que o assaltante agiu com extrema violência. "Mandou que eu entregasse o meu aparelho celular. Entreguei e ele apontou a arma cada vez mais perto de mim, pedindo a senha, pedindo cartão bancário, com bastante truculência, agressividade. Falava o tempo todo que ia atirar, mesmo eu respondendo às ordens dele, obedecendo a tudo que estava me mandando fazer", contou.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Angicos busca implantação de polo oncológico da Liga Mossoroense Contra o Câncer

Angicos busca implantação de polo oncológico da Liga Mossoroense Contra o Câncer 

Sheilla destaca a importância da implantação do polo oncológico para Angicos e região.

O repórter Deusdeth Maurício, da Rádio Princesa 90 FM, de Assú, entrevistou a Coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 8ª Região de Saúde e Secretária Municipal de Saúde de Angicos, Sheilla, sobre a articulação do município em busca da implantação de um poli da unidade da Liga Mossoroense Contra o Câncer à região.

Para Sheilla, a concretização desta nova estrutura representa um avanço significativo para a saúde da população angicana e de toda a região Central do Rio Grande do Norte, fortalecendo a rede de atenção ao diagnóstico e tratamento do câncer. 

O objetivo é ampliar o acolhimento, oferecer mais dignidade aos pacientes e garantir acesso a serviços especializados sem a necessidade de grandes deslocamentos.

Foragido por agredir ex-companheira é capturado após voltar escondido para município no interior do RN

O acusado foi levado para a delegacia da cidade para a realização dos trâmites legais e depois encaminhado ao Sistema Prisional - Divulgação/Polícia Civil do RN 

 Divulgação/Polícia Civil do RN

Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte executou um mandado de prisão preventiva contra um homem de 36 anos de idade acusado de ameaçar e agredir sua ex-parceira em Pau dos Ferros, município localizado no interior do RN. O crime aconteceu em março deste ano e o suspeito estava foragido havia cerca de oito meses.

A captura aconteceu após a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher intensificar as buscas com base em informações de que o homem havia retornado à cidade. Ele foi encontrado e preso, encerrando o período em que se manteve em fuga.

Investigações confirmam agressões

De acordo com a polícia, a vítima compareceu à delegacia e registrou um boletim relatando agressões físicas e ameaças. Os fatos foram confirmados pela equipe policial e resultaram no pedido de prisão preventiva, considerado necessário devido ao histórico criminal do suspeito.

A Justiça autorizou a prisão e o homem passou a ser procurado pelas autoridades desde então. Mesmo com as diligências em andamento, ele conseguiu deixar a cidade pouco depois do crime. A Polícia Civil reforça que a confirmação das agressões foi essencial para fundamentar o mandado e garantir a proteção da vítima.

Foragido circulava entre estados

Durante o período de investigação, a DEAM identificou que o suspeito tinha se deslocado para o estado da Bahia. O retorno dele para Pau dos Ferros gerou uma nova movimentação policial, que resultou na captura desta terça-feira.

Além das agressões contra a ex-parceira, o homem possui registros por violência doméstica, ameaça, violação de medida protetiva, furtos e maus-tratos a animais, o que reforçou a necessidade de prisão preventiva.

A operação contou também com o apoio da Rádio Patrulha da Polícia Militar, que auxiliou na abordagem e deslocamento do detido.

Polícia pede apoio da população

O acusado foi levado para a delegacia da cidade para a realização dos trâmites legais e depois encaminhado ao Sistema Prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte destaca que denúncias anônimas ajudam a localizar foragidos e combater a violência doméstica. Informações podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181, serviço que garante sigilo total ao cidadão.

 

Assalto à Mão Armada em Açougue Mobiliza Polícia Militar em Currais Novos

 
Por volta do meio-dia desta terça-feira (25), a Polícia Militar de Currais Novos foi acionada para atender a uma ocorrência de assalto à mão armada em um açougue da cidade.

De acordo com informações apuradas pelo Repórter Seridó, dois criminosos entraram no estabelecimento, anunciaram o assalto e fugiram levando uma quantia em dinheiro e o celular de um funcionário.

Após o crime, as equipes da PM iniciaram diligências na tentativa de localizar e identificar os suspeitos. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas ao caso. A polícia segue investigando o ocorrido.
 
 Repórter Seridó

Homem é autuado pelo crime de violência doméstica em Tenente Laurentino Cruz

 Foto ilustrativa

Um homem foi autuado no último fim de semana na cidade de Tenente Laurentino Cruz pelo crime de violência doméstica. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que atendeu o caso.

De acordo com a PM, a equipe que foi até a residência onde o crime ocorreu encontrou a vítima com uma lesão visível próximo ao olho direito. Ela teria relatado, ainda segundo a PM, que seu ex-companheiro, em estado de embriaguez, chegou à residência pedindo para dormir no local.

“Como o portão não possuía cadeado, ele conseguiu permanecer na área externa da casa e, após insistir, teve sua entrada permitida. Nesse momento, o homem passou a agredi-la, causando a lesão, e fugiu em seguida”, informou a PM.

Com base nas informações repassadas, os policiais iniciaram diligências e localizaram o acusado na casa da mãe dele, situada na zona rural do município. O agressor e a vítima foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Currais Novos para os procedimentos legais. Ambos passaram por exame de integridade física no hospital local; a vítima recebeu atendimento e medicação, retornando posteriormente à delegacia, onde o delegado determinou a custódia do suspeito.

A ocorrência contou com o apoio da Patrulha Maria da Penha, reforçando o trabalho integrado das forças de segurança no combate à violência contra a mulher.

Cantora currais-novense Iva grava primeiro EP audiovisual com grandes nomes do forró

A cantora currais-novense Iva desponta como a mais nova revelação do forró potiguar e acaba de anunciar a gravação do seu primeiro EP audiovisual. Natural de Currais Novos, Iva iniciou sua trajetória musical no coral da Igreja Matriz de Sant’Ana, desenvolvendo desde cedo seu talento vocal. Depois, passou pelos barzinhos da cidade, atuou como back vocal do cantor Thullio Milionário e integrou a banda Xodó Nordestino, até decidir seguir carreira solo, conquistando espaço e reconhecimento no cenário musical.

A gravação do EP acontece no dia 27 de novembro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com participações especiais de grandes nomes do forró, como Douglas Gavião, João Marcus, Pedrinho Pegação, Kelvy Pablo, Jotapê e Vittinho. Com uma identidade marcante, trazendo muito xote e um repertório pensado para fazer história, Iva é empresariada por Alexandre Tawfic, da Tawfic Produções, reforçando sua entrada no mercado com profissionalismo e força artística.

Bombeiros atuam em incêndio em Serra Negra do Norte

Incêndio atinge Estação Ecológica em Serra Negra do Norte; bombeiros atuam há mais de 18 horas e recebem apoio aéreo no combate às chamas.
 

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do RN

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação na região da Serra de Serra Negra do Norte, dentro da Estação Ecológica do município. O fogo começou na tarde da última segunda-feira (24) e se espalhou rapidamente pela vegetação seca.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) trabalham de forma ininterrupta. Durante a madrugada desta ultima terça, o fogo avançou em pontos de difícil acesso, o que exigiu técnicas de combate direto e indireto.

Na manhã desta terça-feira (25), foi solicitado apoio aéreo para reforçar o lançamento de água e o resfriamento da área atingida. Três equipes do CBMRN participam da operação, atuando em um terreno acidentado que dificulta os trabalhos.

Segundo o tenente-coronel Araújo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, o apoio aéreo foi decisivo para ampliar o controle dos focos ativos.

“Continuamos aqui na estação ecológica do Seridó, realizando o combate a esse incêndio que desde as 13h de (segunda-feira) vem consumindo parte da vegetação da estação. Nesta terça pela manhã tivemos o apoio da aeronave Potiguá 01, que foi fundamental para termos um controle maior dos focos que ainda ameaçavam iniciar novos incêndios. Continuaremos aqui, realizando o monitoramento, e só sairemos quando tivermos a certeza de que o incêndio foi totalmente combatido, sem risco de reignição”, afirmou.

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, os bombeiros destacam que todos os esforços estão concentrados em reduzir os danos à fauna e à flora. As ações de combate seguem em andamento.

 

Bolsonaro encara nova audiência de custódia nesta quarta (26)

 

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por mais uma audiência de custódia nesta quarta-feira (26), depois que o ministro Alexandre de Moraes decidiu executar imediatamente a pena de 27 anos e 3 meses imposta pelo STF. Bolsonaro seguirá preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, no mesmo local onde já estava por causa do outro processo — o da suposta coação, que envolve também seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro.

A audiência não muda o quadro: não há chance de revogar a prisão. O procedimento serve apenas para verificar se o local onde o ex-presidente está detido oferece condições adequadas e se houve algum abuso na execução da ordem. A sessão será às 14h30, por videoconferência, conduzida por um juiz ligado ao gabinete de Moraes.

Bolsonaro foi informado da ordem de prisão dentro do próprio quarto da PF, por um delegado. Enquanto isso, Moraes já pediu que o ministro Flávio Dino convoque a Primeira Turma para referendar sua decisão. Também expediu ordens de prisão para os demais réus do chamado “núcleo 1”, com exceção de Mauro Cid, que já cumpre pena em regime aberto.

Defesa tenta manobra final

A defesa do ex-presidente prepara novos recursos. Mesmo sem apresentar os segundos embargos de declaração, os advogados querem ingressar com embargos infringentes, alegando que o voto divergente do ministro Luiz Fux permitiria reabrir o julgamento.

Eles afirmam que o STF pode rever o entendimento à luz do Pacto de San José da Costa Rica e tentam, ainda, pressionar por uma prisão domiciliar humanitária. Mas Moraes já sinalizou que deve rejeitar — como fez nos casos de Braga Netto e Almir Garnier, considerando a manobra “protelatória”.

Governo do RN garante R$ 855 milhões para investimentos no estado

 Foto: Sandro Menezes

 O Supremo Tribunal Federal homologou, nesta terça-feira (25), o acordo celebrado entre o Governo do Rio Grande do Norte e a União, no âmbito da ação judicial proposta pelo Estado para assegurar a garantia necessária ao acesso aos recursos previstos no Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF).

Com o acordo, o Governo do RN terá a garantia da União para contratar R$ 855 milhões, que serão fundamentais para fortalecer a estabilidade financeira do Estado e viabilizar novos investimentos em benefício da população potiguar.

O acordo homologado pelo STF representa um passo histórico para o Rio Grande do Norte: oferece previsibilidade, amplia a capacidade de investimento e fortalece as bases do crescimento do Estado.

O Governo do RN seguirá trabalhando com diálogo, planejamento e seriedade para garantir que o Estado avance com responsabilidade e continue investindo no bem-estar da população.

STF mantém Bolsonaro e mais seis em cumprimento de penas de prisão

 

Foto: STF

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF decidiu manter o cumprimento das penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seis integrantes do chamado núcleo 1 da trama golpista. A decisão, anunciada nesta terça-feira (25), segue o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, e encerra qualquer possibilidade de novos recursos.

A decisão confirma que os processos transitaram em julgado e não cabem mais recursos.

Além de Bolsonaro, que cumpre 27 anos e três meses em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, também tiveram suas penas mantidas: Walter Braga Netto (26 anos), Alexandre Ramagem (16 anos), Almir Garnier (24 anos), Anderson Torres (24 anos), Augusto Heleno (21 anos) e Paulo Sérgio Nogueira (19 anos). Alguns estão em unidades militares, outros na PF e no Complexo Penitenciário da Papuda; Ramagem ainda está foragido.

As audiências de custódia estão marcadas para esta quarta-feira (26), em horários distintos, nas unidades onde cada condenado cumpre pena. A decisão da Primeira Turma mostra que o STF mantém firme o cumprimento das condenações do núcleo da trama golpista, impondo punições duras aos envolvidos.

Suspeito de furto em empresa de Caicó é capturado após fugir para Mossoró

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, na tarde de segunda-feira (24), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 28 anos, suspeito pelo crime de furto qualificado.

De acordo com as investigações, o suspeito foi localizado no bairro Bom Jardim, em Mossoró. O mandado refere-se a um furto qualificado ocorrido em 29 de janeiro de 2024, tendo como vítima uma empresa de material de construção situada na cidade de Caicó.

As investigações apontam que, após o crime, o suspeito teria fugido para Mossoró, onde tentou se esconder para evitar a atuação policial.

Durante a averiguação de seu histórico, foram identificadas diversas anotações criminais, incluindo tentativa de homicídio e tráfico de drogas, evidenciando seu histórico de reincidência e periculosidade.

Toda a ação foi coordenada pela da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR) e do 3º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) de Caicó.

Após a prisão, o homem foi conduzido ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Reservatórios que abastecem Patos (PB) entram em nível crítico e acendem alerta na região

A situação dos mananciais que garantem água para Patos e cidades vizinhas voltou a preocupar. Os números mais recentes divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), na quarta-feira (19), mostram que os dois principais reservatórios seguem em níveis extremamente baixos.

A Barragem da Farinha, responsável por grande parte do abastecimento, é hoje o cenário mais preocupante: embora tenha capacidade para armazenar 25,7 milhões de metros cúbicos, mantém apenas 446.170 m³, o equivalente a 1,73% do volume total.

O quadro do Açude do Jatobá também é delicado. Com porte menor — capacidade para 17,5 milhões de m³ — o reservatório contabiliza 2.395.473 m³, correspondendo a 13,68% da sua capacidade.

Os índices, já considerados críticos por técnicos do setor hídrico, reforçam a necessidade de ações emergenciais, tanto para garantir o abastecimento das cidades dependentes desses mananciais quanto para evitar um colapso no sistema caso o período seco se prolongue.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Suposta fraude no ENEM motiva ação da PF no Ceará

 Neste domingo (23), a Polícia Federal cumpriu  um mandado de busca e apreensão no Ceará. A ação, que integra a Operação Profeta, investiga a possível divulgação antecipada de questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2025. Desde já, a PF reforça que trabalha para identificar os envolvidos e esclarecer a origem do vazamento.

O caso chamou atenção porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) detectou um vídeo publicado em uma plataforma digital com questões muito semelhantes às aplicadas na prova oficial. Além disso, o conteúdo apareceu antes da data prevista do exame, o que levantou suspeitas de violação do sigilo do material. Conforme apuração preliminar, o material pode ter sido obtido e repassado de forma indevida.

Investigação sobre fraude no ENEM
A Polícia Federal conduz diligências para entender como o conteúdo foi acessado e compartilhado. Por outro lado, a corporação busca identificar possíveis conexões com outros crimes, já que situações semelhantes ocorreram em anos anteriores. Além disso, os agentes analisam vestígios digitais para mapear rotas de envio e recepção das informações.

Embora a investigação ainda esteja em andamento, a PF sinaliza que continuará monitorando qualquer indício que comprometa a lisura do exame. Segundo os investigadores, o objetivo é preservar a confiança da sociedade nos processos seletivos nacionais. Assim, o órgão reforça que a integridade dos concursos públicos permanece como prioridade absoluta.

A operação também reacende o debate sobre segurança digital e proteção de dados em exames de grande porte. Depois desse episódio, especialistas avaliam que o MEC pode intensificar protocolos internos e ampliar barreiras de acesso às provas.

Voo da GOL faz desvio de quase uma hora para evitar o espaço aéreo da Venezuela após alerta americano

O Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM) emitido pelo governo americano já tem efeito imediato nos voos das companhias aéreas na região do Caribe, e a GOL está fazendo um desvio para evitar o espaço aéreo da Venezuela.

Enquanto a Azul tem optado por uma rota mais ao leste nos voos entre a Flórida e o Brasil, a GOL cancelou o voo de hoje (23) entre Manaus e Caracas, que era originalmente um voo sem escalas saindo de São Paulo, mas que teve a ida alterada para uma parada na capital amazonense para permitir que a tripulação não pernoite na capital venezuelana, dada a alta violência no país comandado pelo ditador Nicolás Maduro.

Já outra rota da companhia, para Aruba, teve o trajeto alterado para evitar a Região de Informação de Voo (FIR) de Maiquetía, que é controlada pela Venezuela. No voo de ida, o trajeto está sendo feito mais ao oeste, com a aeronave Boeing 737 MAX 8 saindo do Brasil pelo estado do Amazonas e passando pela Colômbia até atingir o Mar do Caribe.

No voo de volta, o trajeto é feito no sentido nordeste, antes de a aeronave dar praticamente meia-volta e seguir no sentido sudeste, sobrevoando Trinidad e Tobago, entrando no continente sul-americano pela Guiana, passando pelo Suriname antes de entrar no Brasil pelo estado do Pará, em vez da rota anterior, que cruzava toda a Venezuela e entrava em território brasileiro por Roraima. Em média, esses desvios têm adicionado entre 44 e 50 minutos ao voo em cada sentido.

A medida tomada pela GOL, assim como outras companhias aéreas como a Copa Airlines, Iberia e TAP Air Portugal, não está relacionada apenas à segurança de voo, dados os riscos expostos no NOTAM, mas também ao seguro das aeronaves.

Muitas seguradoras mantêm condições na apólice de maneira a não permitir que o seguro seja acionado em caso de sinistro em áreas com NOTAM ativo relacionado à segurança de voo. Com isso, a companhia aérea não seria coberta em caso de algum problema, desde desvio por pane até uma eventual interferência ilícita.

Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026; veja o que pode mudar

A partir de 1º de janeiro de 2026, ciclomotores — incluindo modelos elétricos que se enquadram nessa categoria — passarão a obedecer a regras mais rigorosas para registro, licenciamento e habilitação, conforme determina a Resolução nº 996/2023 do Contran.

O novo marco regulatório redefine a classificação de veículos leves eletrificados e estabelece critérios específicos para circulação em vias públicas.

A mudança ocorre em meio ao crescimento acelerado do setor. De acordo com a Fenabrave, o mercado de motos e scooters elétricas deve registrar alta de aproximadamente 20% até o fim de 2025. Publicada há dois anos, a resolução estabeleceu um período de adaptação, que está prestes a terminar, e até o momento não há indicação de que o Contran ampliará o prazo.

O que é considerado ciclomotor pela nova normativa

Segundo o Contran, ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, com velocidade máxima limitada a 50 km/h. Enquadram-se nessa categoria:

  • Modelos a combustão de até 50 cm³;
  • Veículos elétricos com potência de até 4 kW.

Equipamentos que ultrapassarem esses limites passam a ser classificados como motocicleta, motoneta ou triciclo, exigindo habilitação compatível com cada categoria.

A resolução também diferencia ciclomotores de bicicletas elétricas e de equipamentos como patinetes e monociclos. Bicicletas com pedal assistido continuam dispensadas de habilitação e emplacamento. Já os veículos elétricos com acelerador ou desempenho superior ao permitido para bicicletas passam a ser tratados como ciclomotores — ficando sujeitos às novas exigências.

Registro e licenciamento obrigatórios

A partir de 2026, ciclomotores só poderão circular se estiverem devidamente registrados no Renavam, com placa, licenciamento anual e documentação regular.

Proprietários de veículos que ainda não possuem CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) têm até 31 de dezembro de 2025 para regularizar a situação.

O processo de registro exigirá:

  • Nota fiscal;
  • Documentação do proprietário;
  • Número do motor;
  • CSV (Certificado de Segurança Veicular), quando necessário.

Após a data de vigência, modelos fora do padrão ou sem documentação serão proibidos de circular.

CNH passa a ser obrigatória

A nova resolução reforça outra mudança central: para conduzir ciclomotores será obrigatório possuir ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) ou CNH categoria A.

Cruzeta-RN de luto por morte de Enfermeira: estagiária em PSF do município morreu em Caicó vítima de acidente

Um grave acidente registrado na noite do sábado (22) deixou a enfermeira Julyanne Medeiros, natural de João Pessoa e residente em Cruzeta, morta após perder o controle da motocicleta que conduzia na saída de Caicó em direção a São José do Seridó.

O sinistro ocorreu por volta das 20h e mobilizou equipes de socorro, além de chamar a atenção de motoristas que passavam pelo local. Julyanne caiu na via após o descontrole da moto e sofreu forte impacto, resultando em ferimentos graves.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros atendimentos. A vítima foi encaminhada ao Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, onde deu entrada ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em seguida.

A morte da enfermeira causou grande comoção entre familiares, colegas e moradores da região, que lamentaram a tragédia.

RN-203 começa a receber manta de asfalto

 
A chamada estrada da produção que liga a Serra de Santana à região do Potengi, no trecho entre Cerro Corá e São Tomé, começou a receber asfalto, depois da polêmica do uso de água potável do açude do Pinga.
 
A construtora passou a retirar água de um pequeno açude privado, nas imediações do açude do Dnocs. 
 
A previsão oficiosa repassada à comunidade cerrocoraense é de que a manta asfáltica chega até a penúltima semana de dezembro no Ingá.

Marcos Mion visita Santa Cruz para gravações do Caldeirão

O apresentador Marcos Mion, da TV Globo, esteve em Santa Cruz, na região Trairi do Rio Grande do Norte, no sábado (22), para gravações do Caldeirão com Mion. Registros da presença do comunicador na cidade foram divulgados nas redes sociais da influenciadora e secretária de Turismo, Jozy Carvalho, que acompanhou parte da visita. A ação faz parte da temporada de verão do programa, prevista para ir ao ar em janeiro.

A visita contou com o apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), que tem articulado ações para promover destinos do Rio Grande do Norte em produções televisivas nacionais.

Currais Novos: Imagem restaurada da Imaculada Conceição é apresentada durante celebração.

 

Foto: Júlio César / PASCOM

O padre Fagner, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição e co-padroeira de Currais Novos, apresentou na noite deste domingo (23) a imagem restaurada da Imaculada Conceição durante a celebração religiosa. A peça passou por um minucioso processo de policromia.

A imagem foi talhada pela artista currais-novense Luzia — em saudosa memória — e recebeu uma nova vida com o trabalho de restauração, preservando a riqueza estética e a devoção da comunidade. A apresentação emocionou os fiéis, que celebraram a conclusão da recuperação da peça sagrada.

STF inicia nesta segunda (24) julgamento que pode manter prisão preventiva de Bolsonaro

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Primeira Turma do STF começa nesta segunda-feira (24) a analisar se mantém ou não a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes no sábado. O julgamento será feito no plenário virtual, entre 8h e 20h, em sessão convocada pelo presidente do colegiado, ministro Flávio Dino.

O grupo é formado por Dino, Moraes, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A saída recente de Luiz Fux para a Segunda Turma retirou a única voz tendencialmente divergente, o que, segundo ministros do próprio tribunal, torna provável uma decisão unânime pela manutenção da prisão. Bolsonaro está desde sábado em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Moraes justificou a preventiva citando a vigília organizada por aliados do ex-presidente e a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica, apontando risco de fuga. A medida ainda não representa início do cumprimento da pena de 27 anos e três meses pela condenação no caso da tentativa de golpe — Bolsonaro ainda tem prazo até hoje para apresentar seu último recurso no STF.

No domingo (23), durante audiência de custódia realizada por videoconferência, o ex-presidente afirmou ter sofrido um surto provocado por medicamentos e negou intenção de fugir. A juíza auxiliar responsável pela sessão homologou a prisão, após verificar a legalidade da detenção e ouvir Bolsonaro sobre eventuais maus-tratos ou irregularidades.

Com informações da CNN

Bolsonaro foi preso 653 dias após início de investigação; veja cronologia

Bolsonaro foi preso 653 dias após início de investigação; veja cronologia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente pela Polícia Federal no sábado (22), 653 dias após ter sido deflagrada, em fevereiro de 2024, a Operação Tempus Veritatis, com o objetivo de apurar a existência de uma organização criminosa envolvida na tentativa de golpe de Estado de Bolsonaro já estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, em razão de descumprimento de cautelar que o proibia de usar as redes sociais, mesmo que por intermédio de terceiros.

Em setembro, ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão sob acusação de liderar a trama para permanecer no poder. Também foram condenados os outros sete réus do chamado núcleo crucial da trama golpista, todos ex-ocupantes de altos cargos no governo do ex-presidente.

No período da investigação, Bolsonaro ficou impedido de sair do país, admitiu a possibilidade de pedir asilo e convocou manifestações a favor da anistia.

Ele também disse achar que morreria na prisão, chamou de "malucos" apoiadores que estiveram em acampamentos golpistas incentivados por ele e foi alvo de medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica.

Por fim, foi levado pela PF após a decretação da prisão preventiva, sob justificativa de garantia da ordem pública diante de risco de fuga, violação da tornozeleira eletrônica e uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho dele.

Veja uma cronologia com vídeos e imagens de momentos que marcaram a investigação sobre a tentativa de golpe, desde a deflagração da Tempus Veritatis até a prisão preventiva.
*
8.fev.2024 -Operação Tempus Veritatis

Bolsonaro e aliados são alvo de operação para investigar a tentativa de golpe. O ex-presidente fica impedido de sair do país e de manter contato com aliados.

A operação foi embasada em material coletado no inquérito das milícias digitais e na delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do político.

12.fev.2024 -Estadia na embaixada da Hungria

O ex-presidente fica dois dias na embaixada da Hungria em Brasília depois de operação da PF que apreendeu seu passaporte.

Posteriormente, a defesa do político disse que a visita ocorreu apenas no contexto de conversa com autoridades, sem que houvesse tentativa de fuga.

25.fev.2024 -Manifestação na Paulista

Acuado com as investigações, Bolsonaro reúne milhares de apoiadores na avenida Paulista, em São Paulo, com críticas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e STF. Ele pede anistia aos ataques golpistas do 8 de Janeiro.

Um projeto no Legislativo abordava o pedido. Depois dele, outros PLs se somaram com brechas que poderiam beneficiar o ex-presidente. O político faria mais atos ao longo do ano.

15.mar.2024 -Ex-chefe da FAB fala que golpe poderia ter sido consumado

O ex-comandante da Aeronáutica Baptista Júnior afirma em depoimento à Polícia Federal que o golpe teria sido consumado se o então comandante do Exército, general Freire Gomes, tivesse concordado.

Baptista Júnior afirmou que Freire Gomes chegou a comunicar que prenderia Bolsonaro caso o político tentasse o golpe. Em junho do ano seguinte, Gomes negaria a ameaça de prisão.

28.out.2024 -Discussão sobre anistia protelada

O então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decide criar uma comissão especial para analisar o projeto de anistia a golpistas do 8 de Janeiro.
Com a medida, a discussão sobre o projeto volta à estaca zero. A anistia com extensão do perdão a Bolsonaro é vista como projeto central para políticos do PL.

13.nov.2024 -Explosão em Brasília

Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, morre ao se explodir em frente ao STF.

Dias depois, o ministro do STF Alexandre de Moraes e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, atrelam o episódio a investigações que envolvem Bolsonaro.

19.nov.2024 -PF prende militares suspeitos de envolvimento com plano para matar autoridades

São presos os suspeitos de participarem de um plano para matar o presidente Lula (PT), seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e Moraes.

Entre os alvos da operação, batizada de Contragolpe, estava o general da reserva Mário Fernandes. Posteriormente, a PGR iria afirmar que Bolsonaro concordou com o plano. O político nega.

21.nov.2024 -Indiciamento da PF

A PF (Polícia Federal) indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas pela trama golpista, que teria sido engendrada a partir de diferentes frentes, de ataques ao sistema eleitoral à incitação de militares.

O indiciamento se deu com provas obtidas ao longo de quase dois anos, segundo a PF.

28.nov.2024 -Bolsonaro admite possibilidade de asilo

Bolsonaro admite a possibilidade de pedir refúgio em embaixada para evitar a prisão. "Embaixada, pelo que vejo na história do mundo, quem se vê perseguido, pode ir para lá", disse.

"Se eu devesse alguma coisa, estaria nos Estados Unidos, não teria voltado." A defesa do político nega que ele tenha, com a frase, admitido a possibilidade de asilo.

14.dez.2024 -Braga Netto é preso

A PF prende o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa derrotada de 2022.

Endereços ligados ao general também foram alvo de busca e apreensão. A preventiva se dá em razão de tentativa de obstrução de Justiça.

7.fev.2025 -Bolsonaro defende revogar a Ficha Limpa

O ex-presidente defende a revogação da Ficha Limpa para se beneficiar com a medida. Ele afirma em vídeo nas redes sociais que a lei serve para "perseguir a direita".

A fala conta com suporte na Câmara dos Deputados com proposta de Bibo Nunes (PL-RS) de alterar a legislação.

18.fev.2025 -PGR faz denúncia

A PGR denuncia Bolsonaro sob acusação de liderar a tentativa de golpe de Estado. Outras 33 pessoas são denunciadas, incluindo 23 militares, 7 deles oficiais-generais.

O ex-presidente é acusado de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em uma organização criminosa.

20.fev.2025 -Ex-presidente se pronuncia sobre denúncia

Em primeira fala pública sobre a denúncia, o político tripudia sobre a possibilidade de ser preso. "O tempo todo [é] 'vamos prender o Bolsonaro'. Caguei para a prisão", diz durante seminário de comunicação do PL.

18.mar.2025 -Eduardo Bolsonaro anuncia licenciamento

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anuncia que vai se licenciar do mandato para continuar uma ofensiva nos Estados Unidos contra Moraes.

Ele já havia feito um périplo para conversar com autoridades americanas sobre o caso. A atuação do parlamentar se coaduna com falas públicas do pai, que já falou sobre a necessidade de "ajuda de fora" para alcançar seus objetivos políticos.

26.mar.2025 -STF recebe denúncia contra Bolsonaro

A Primeira Turma do STF recebe, por unanimidade, a denúncia da PGR e torna réus Jair Bolsonaro e outros acusados de integrar o núcleo central da trama golpista de 2022.

No mesmo dia, na porta do Senado, o ex-presidente faz pronunciamento em que renova os ataques a Moraes e ao sistema eleitoral. A sessão no Supremo, com falas de ministros que retomam o golpe de 1964, é considerada histórica.

28.mar.2025 -'Débora do Batom' vai para prisão domiciliar

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, transformada pelo bolsonarismo em símbolo a favor da anistia, é transferida para prisão domiciliar. Ela estava detida em razão de preventiva decretada em março de 2023.

A decisão foi considerada por Bolsonaro um "recuo tático" em razão da crescente pressão por anistia. Débora foi condenada 3 dias antes a 14 anos de prisão em regime fechado pela participação no 8 de janeiro. O ministro Fux foi quem mais divergiu, com pedido de pena de 1 ano e 6 meses.

29.mar.2025 - 'É o fim da minha vida', diz Bolsonaro

O ex-presidente fala à Folha que conversou com auxiliares sobre estado de defesa e sítio. Ele afirma que uma prisão seria o "fim" da sua vida, posicionamento reiterado posteriormente em outras entrevistas.
Pouco tempo depois, ele afirmaria "eu vou morrer na cadeia".

6.abr.2025 -Nova manifestação por anistia

Bolsonaro faz nova pressão por anistia. A manifestação conta com a presença de sete governadores, dentre eles Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo.

O batom foi um dos símbolos da manifestação, em referência a Débora.

9.jun.2025 -Cid diz que Bolsonaro 'enxugou' minuta golpista

O delator Mauro Cid afirma em depoimento no STF que Bolsonaro recebeu e editou uma minuta de golpe no fim de 2022.

Segundo o tenente-coronel, o ex-presidente retirou o nome de autoridades que iriam para a prisão, com a exceção de Alexandre de Moraes.

10.jun.2025 -Interrogatório

Durante interrogatório no STF, Bolsonaro pede desculpas a Moraes por insinuar que o ministro ganhou dinheiro com fraudes eleitorais.

O ex-presidente admite ter estudado "possibilidades" sobre o resultado das eleições de 2022 e chama de "malucos" os apoiadores em acampamentos após o pleito.

9.jul.2025 -Tarifaço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impõe sobretaxa de 50% a produtos brasileiros e relaciona a medida ao julgamento de Bolsonaro no STF.
A decisão ocorre dias depois de manifestações de Trump nas redes sociais a favor do político brasileiro.

18.jul.2025 -STF impõe tornozeleira a Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de buscas da PF e de medidas cautelares, como uso de tornozeleira e proibição de usar as redes sociais mesmo por intermédio de terceiros.

Ele passa a ser investigado por crimes como coação e obstrução de Justiça, imputados também a Eduardo Bolsonaro em inquérito sobre a atuação do parlamentar no exterior.

21.jul.2025 -Eduardo Bolsonaro admite que sabia de possibilidade de tarifaço contra Brasil

Eduardo Bolsonaro, que já vinha atrelando o tarifaço dos EUA a sua ofensiva no exterior, admite que sabia que a sanção poderia ser aplicada ao Brasil.

Ele afirma que as medidas cautelares contra o pai eram previsíveis, haja vista tendência de Moraes de "dobrar a aposta" em momentos de tensão, na opinião do político.

24.jul.2025 -Moraes nega pedido de prisão, mas diz que Bolsonaro descumpriu regras

O ministro do STF chama de "irregularidade isolada" replicação por Eduardo Bolsonaro de fala do ex-presidente nas redes sociais.

Segundo Moraes, o comportamento quebrou a proibição dada a Jair Bolsonaro de usar as redes sociais, explicada em despacho que gerou críticas por imprecisão.

30.jul.2025 -EUA sancionam Moraes com Lei Magnitsky

Os Estados Unidos sancionam Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky, norma do país voltada a punir estrangeiros violadores dos direitos humanos e acusados de corrupção.

O país diz que o magistrado persegue Jair Bolsonaro e age contra a liberdade de expressão. O uso da Magnitsky contra Moraes é contestado por especialistas como William Browder, incentivador global da lei.

4.ago.2025 -Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

Moraes decreta a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, alegando que o político descumpriu, durante participação por intermédio de terceiros em manifestações do dia 3 de agosto, medida cautelar que proibia o uso de redes sociais.

As manifestações pediam o impeachment de Moraes e falavam a favor da anistia. Depois da prisão do político, aumentou a pressão de bolsonaristas sobre os dois temas, e parlamentares chegaram a fazer motim na Câmara dos Deputados.

20.ago.2025 - PF indicia Bolsonaro por obstrução de Justiça

O ex-presidente é indiciado, junto a Eduardo Bolsonaro, por tentativa de obstruir o julgamento sobre a trama golpista. Mensagens com xingamento de Eduardo a Jair são vazadas, e o pastor Silas Malafaia é alvo de busca e apreensão.

A PF afirma que o ex-presidente preparou pedido de asilo para a Argentina.

26.ago.2025 - Bolsonaro monitorado por policiais

Moraes manda a polícia monitorar 24 horas por dia a casa do ex-presidente. A medida foi considerada necessária para evitar fuga às vésperas do julgamento da tentativa de golpe, marcado para começar no dia 2 de setembro.

2.set.2025 - Início do julgamento

O ministro Alexandre de Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, abrem o julgamento na Primeira Turma do STF de Bolsonaro e dos outros sete réus, defendendo punições pela trama golpista. Enquanto isso, fora da corte, partidos aceleraram as articulações por uma anistia.

O ex-presidente não vai à sessão alegando crises de soluço. Ele recebe em casa, em clima de desânimo, seus filhos Carlos e Jair Renan.

7.set.2025 - Bandeira dos EUA na Paulista

Em nova manifestação organizada pelo pastor Silas Malafaia, um público estimado em 42 mil pessoas se reúne na Avenida Paulista pedindo a anistia do ex-presidente. Uma enorme bandeira dos Estados Unidos é aberta na via.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cobra anistia, ataca o STF e chama Moraes de ditador.

11.set.2025 - Bolsonaro é condenado

Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, sob acusação de liderar uma trama para permanecer no poder. Também foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa armada, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado.

Foram condenados pelos mesmos tipos penais, a penas de 2 a 26 anos, os outros sete réus do chamado núcleo crucial do caso.

O resultado de 4 votos a 1 pela punição consolidou um dos mais importantes julgamentos da história do STF. O contraponto no julgamento coube a Luiz Fux, que votou pela absolvição de Bolsonaro e minimizou a gravidade da maior parte das acusações.

14.set.2025 - Câncer de pele

Bolsonaro deixa a prisão domiciliar no dia 14 de setembro, sob escolta policial, para fazer exames em um hospital de Brasília. Duas lesões retiradas durante procedimento apontam câncer de pele. Segundo médico, a retirada das lesões elimina a necessidade de tratamentos adicionais como quimioterapia.

O ex-presidente volta ao hospital no dia 16, em decorrência de uma crise de vômito e soluços, e tem alta no dia seguinte. Aliados citam saúde debilitada para defender a permanência da prisão domiciliar após condenação.

16.set.2025 - PEC da Blindagem aprovada na Câmara

Em resposta ao STF, a Câmara dos Deputados aprova o texto principal da PEC da Blindagem, que previa ampliar o foro especial e proteger parlamentares não só em relação a investigações criminais, mas também abrir brecha na área cível.

21.set.2025 - Protestos da esquerda

Manifestantes vão às ruas em todas as capitais em atos convocados pela esquerda contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a Bolsonaro e aos condenados pelo 8 de janeiro. A presença de artistas impulsionou as manifestações.

24.set.2025 - PEC da Blindagem enterrada no Senado

Senado decide arquivar a PEC da Blindagem após forte pressão da opinião pública. O fim da tramitação da proposta foi declarado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), depois de ela ser declarada inconstitucional por unanimidade pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

21.out.2025 - STF condena núcleo de desinformação

A Primeira Turma do STF condena, por 4 votos a 1, todos os sete réus do núcleo da desinformação da trama golpista. O núcleo é formado por ex-integrantes do governo Bolsonaro de escalões inferiores, militares do Exército e acusados de disseminar desinformação sobre as eleições.

22.out.2025 - Acórdão é publicado

O STF publica o acordão com a decisão que condenou Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Com a publicação, que formaliza o resultado do julgamento, passam a contar os prazos para que as defesas possam recorrer.

30.out.2025 - Início da pena de Mauro Cid

Moraes determina retirada de tornozeleira eletrônica e o início do cumprimento da pena do tenente-coronel Mauro Cid, condenado a dois anos de reclusão, em regime aberto, pela participação na trama golpista.

Cid foi o único que não recorreu da sentença da Primeira Turma do Supremo, satisfeito com a manutenção de seu acordo de colaboração premiada.

7.nov.2025 - Recursos de condenados são negados

A Primeira Turma do STF rejeita, por unanimidade, os recursos do ex-presidente e dos demais réus do núcleo central da trama golpista contra a condenação imposta a eles pelo colegiado. O julgamento ocorreu no plenário virtual.

18.nov.2025 - General absolvido

Pela primeira vez um dos réus no processo da trama golpista é absolvido. Os ministros da Primeira Turma livram o general da reserva Estevam Theophilo de todas as acusações por falta de provas. Os outros nove réus do chamado núcleo operacional da trama golpista são condenados. No total, 24 pessoas foram consideradas culpadas pelo STF até este momento.

20.nov.2025 - Trump retira sanções

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina decreto que retira as tarifas de 40% sobre alguns produtos agrícolas do Brasil.

Em comunicado, Trump cita a conversa que teve por videoconferência com o presidente Lula e afirma que ouviu opiniões de outras autoridades no sentido de que as tarifas não são mais necessárias.

21.nov.2025 - Defesa fala em 'risco à vida'

Defesa de Jair Bolsonaro pede ao STF, mais uma vez, que o ex-presidente seja mantido em prisão domiciliar, às vésperas do fim do processo da trama golpista na corte.

Na petição, feita ao ministro Alexandre de Moraes, os advogados enumeram os problemas de saúde de Bolsonaro e falam em "risco à vida".

22.nov.2025 - Bolsonaro é preso preventivamente

O ex-presidente é levado para a Superintendência da PF após a decretação da prisão preventiva pelo ministro Alexandre de Moraes.

Ao determinar a prisão, moraes citou a violação da tornozeleira eletrônica no início da madrugada, o risco de fuga para a embaixada dos EUA e uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente.

 

FOLHAPRESS