sábado, 21 de novembro de 2009

Missa solene é retomada para homenagear a padroeira

A Arquidiocese de Natal preparou uma grande programação para hoje, data em que a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada por pescadores no rio Potengi, em 1753. A novidade deste ano é a celebração da Missa Solene (Pontifical), que foi suspensa há alguns anos. “Em virtude de ser o ano de centenário da Diocese, decidimos  reviver essa missa, que é dedicada à Nossa Senhora da Apresentação”, diz o padre Abelardo Barros, organizador.

Elisa ElsieA Arquidiocese de Natal espera para hoje o comparecimento em torno de 40 mil fiéis na procissão de Nossa Senhora da Apresentação
A Arquidiocese de Natal espera para hoje o comparecimento em torno de 40 mil fiéis na procissão de Nossa Senhora da Apresentação
As homenagens começam cedo, tradicionalmente às 4h30 da manhã, quando a imagem será transportada pelo rio Potengi, da Capitania dos Portos até a Pedra do Rosário. “Será uma estrutura simples mas solene, para lembrar a chegada da imagem”, diz o padre Abelardo. Às 5h será celebrada a santa missa na Pedra do Rosário, presidida pelo bispo de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha.

Em seguida, a imagem sai em procissão para a Catedral Metropolitana, onde,   às 8h, celebrada a Missa da Pastoral da Saúde, e às 10h, a Missa Solene (Pontifical). Antes, às 7h30, haverá uma missa na antiga Catedral.  A partir das 13h, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, com destino à Catedral Metropolitana, sairá a procissão com uma média de 30 mil  a 40 mil fiéis conduzindo a imagem da padroeira.

“A procissão vai passar pelas Quintas, Alecrim e Cidade Alta. Geralmente todos que vão de manhã participam à tarde”, explica o padre Abelardo. Na chegada à Catedral, um helicóptero da Aeronáutica vai prestar uma homenagem à santa, fará um sobrevoo para  jogar  pétalas de rosas na multidão.

Às 16h30, na  Catedral, haverá a celebração eucarística, encerrando da festa. Esta missa será transmitida, para todo o Brasil, pela Rede Vida de Televisão.  À noite, a festa cristã será no Ginásio Machadinho. A partir das 20h30, haverá show com Flavinho e Neil Velez, da Comunidade Canção Nova, de São Paulo. As senhas estão à venda a R$10,00, na Rádio Rural de Natal.

Na grande festa da Padroeira de Natal, - Nossa Senhora da Apresentação - o arcebispo metropolitano, dom Matias Macedo lembra que não basta estar presente nas celebrações. “É comum se apresentar um saudosismo entre os fiéis, mas esse não é o sentimento que deve prevalecer. Devemos sentir gratidão, reconhecer que somos criatura de Deus e nossa vida é um dom dele”
fonte:tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário