quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PT/RN: disputa vai para o segundo turno

O novo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores só vai ser escolhido no segundo turno. O resultado das eleições internas do partido no Rio Grande do Norte só saiu agora de manhã. O vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Pereira, obteve 48% dos votos, enquanto o atual secretário de Assuntos Institucionais da legenda, Olavo Ataíde, ficou em segundo lugar, com 43%.

Mais de cinco mil petistas potiguares compareceram às urnas no último domingo (22). Olavo, apoiado pela deputada federal Fátima Bezerra, venceu no maior número de municípios, mas Eraldo, candidato do deputado estadual Fernando Mineiro, ficou em primeiro nas cidades com maior número de filiados, como Caicó, Caraúbas, Natal e São Gonçalo do Amarante, seu reduto eleitoral.

Para Olavo, o resultado do primeiro turno serviu para mostrar que “não há grupos hegemônicos no PT do RN”. “O PT é composto de vários grupos, mas nenhum é hegemônico. A chapa de Eraldo é formada por seis grupos, mas a imprensa noticia de forma simplificada, como se ele fosse o candidato do grupo de Mineiro”, ponderou.

Olavo também retrucou a idéia de que a eleição do PT seria uma disputa entre Fátima Bezerra e Fernando Mineiro. Segundo ele, essa é uma “simplificação que não corresponde à realidade”. “A disputa interna do partido não se trava entre Fátima e Mineiro”.

O candidato disse que vai conversar com os apoiadores de Valmir Alves, ex-presidente do PT de Mossoró, terceiro lugar nas eleições de domingo com 9% dos votos, para tentar trazê-los para seu lado.

“Vamos tentar um entendimento com os companheiros da Democracia Socialista de Valmir Alves, porque temos muitas afinidades políticas com eles. A disputa será acirrada e, que vencer, será por uma margem muito pequena”.

O segundo turno vai ocorrer em pleno domingo de Carnatal, no próximo dia 6 de dezembro. O diretório estadual é formado por 45 membros, sendo sua composição proporcional à votação das chapas. O mandato da próxima direção será para o biênio 2010-2012.
fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário