sexta-feira, 23 de abril de 2010

Terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína acaba amanhã

Acaba neste sábado (24) a terceira etapa de vacinação contra a gripe A (H1N1), popular gripe suína, que vacinou jovens entre 20 e 29 anos, além de grávidas, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos desde o dia 5 de abril. Pelo cronograma oficial do governo esta etapa seria concluída nesta sexta-feira (23), mas o Ministério da Saúde recomendou que os Estados e municípios abram os postos de saúde para vacinação contra a gripe A e a comum.

Desde o começo da campanha, em 8 de março, até esta quinta-feira (22), 32 milhões de pessoas receberam a vacina no país, o que corresponde a uma adesão de 40% da população, segundo o Ministério da Saúde. A participação está muito abaixo da meta do governo, que espera vacinar pelo menos 80% de cada público-alvo. Apenas entre os profissionais de saúde, indígenas e crianças até dois anos, a meta foi alcançada.

Mais de 2,5 milhões de profissionais de saúde foram vacinados, totalizando praticamente 100% de adesão. Fato semelhante ao ocorrido entre a população de crianças de seis meses a dois anos, que teve 90% de participação com mais de 3,9 milhões de doses aplicadas.

Entre as grávidas foi alcançado 56,6% da meta, em um total de 1,7 milhão de pessoas vacinadas, até esta quinta (23). Os doentes crônicos alcançaram 8, 1 milhões de doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 17,2 milhões (48,92% da meta).

O governo diz que negociou a situação com o Conass e o Conasems (conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais, respectivamente), o que indica que todos vão acatar a decisão.

A decisão foi tomada após uma pesquisa feita com 1.500 pessoas e que indicou que 40% da população-alvo das primeiras etapas da campanha não havia se vacinado ainda por falta de tempo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pede que as pessoas usem o dia de folga para ir ao posto.
– O sábado será uma ótima oportunidade para que aqueles que têm indicação e ainda não fizeram por falta de tempo possam ir ao posto se proteger contra a gripe.
De acordo com o governo, as pessoas que estão nesses grupos e ainda não tomaram a vacina poderão ser imunizadas depois, com outras parcelas da população. Mas o ministério trata isso como exceção e recomenda que as pessoas respeitem os prazos.
Campanha de vacinação contra gripe comum
Neste sábado (24) também começa nas regiões Norte e Sul, a campanha nacional de vacinação contra a gripe comum, que vai até 7 de maio. Estão incluídas na ação pessoas acima de 60 anos. Os idosos que também tiverem doenças crônicas serão, ao mesmo tempo, vacinados contra a gripe suína.
Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio – o prazo vai até 21 de maio. A medida foi tomada porque o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina, não conseguirá entregar 100% das doses a tempo. Segundo a instituição, uma nova encomenda do Ministério da Saúde, de mais 30 milhões de doses, fora os 33 milhões pedidos anteriormente, demandará mais tempo para ser entregue.
Mas, de acordo com o governo, os idosos do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste que quiserem antecipar a vacina contra o H1N1 e já ir ao posto a partir do dia 24 de abril podem fazer isso, mas precisam lembrar de voltar ao local para tomar a dose contra a gripe comum.
fonte:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário