quarta-feira, 26 de maio de 2010

Currais Novos sediará Central do Samu Seridó/Trairí


Até o final de agosto todas as regiões do Estado terão a cobertura do serviço de atendimento móvel de urgência 192, o Samu. Essa proposta do Governo do Estado se dará por meio do consórcio público intermunicipal de saúde, assinado nesta terça-feira, dia 25, em Natal. A aprovação do estatuto e que origina o consórcio contou com a adesão de 121 prefeituras potiguares.
O governador Iberê Ferreira de Souza participou da reunião e destacou o consórcio como solução para os problemas municipais. O serviço do Samu dará a cada município um gasto aproximado de R$0,20 (vinte centavos) por pessoa e atende ao plano nacional de atenção às urgências médicas.
O Governo do Estado adquiriu 64 ambulâncias para o atendimento médico de urgência, sendo 53 de atenção básicas e 11 do tipo UTI. As unidades móveis serão entregues ao consórcio à medida que as centrais de regulação do Samu forem concluídas. A expansão do Samu 192 prevê um tempo resposta entre a chamada e o socorro de 20 minutos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, George Antunes, até agosto serão implantadas três centrais: uma em Macaíba, outra em Mossoró e a terceira em Currais Novos, para atender, respectivamente as macros regiões Metropolitana, Oeste/Alto Oeste e Seridó/Trairi.
A Central do Samu do Seridó/Trairí atenderá 44 municípios, dispondo de 18 viaturas, e será instalada em Currais Novos. O Governo do Estado está fazendo investimentos da ordem de R$ 6,2 milhões somente para regionalizar o serviço de forma a cobrir 100% do Estado.
Fonte:Seridó Agora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário