terça-feira, 1 de junho de 2010

Dos mais de 2 milhões de adultos do RN, 265 mil são fumantes

Com uma população adulta estimada em 2 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte abriga mais de 265 mil fumantes. Da população geral, 14,8% são fumantes do sexo masculino e 10,6 do sexo feminino.
De acordo com a técnica do Programa de Controle ao Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Severina Pereira, os índices são preocupantes. É por isso que hoje (31), quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, a Sesap organiza uma série de ações educativas em escolas e unidades de atendimento básico em saúde. O tema da campanha este ano é “Tabaco e Mulher”.
Severina Pereira afirma que o número de mulheres que consome tabaco tem crescido a cada ano. Dos 1,25 bilhão de fumantes em todo o mundo, 30 milhões são brasileiros e 16% são mulheres.
Assim, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove a campanha “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro”. O objetivo seria demonstrar as estratégias adotadas pela indústria do tabaco para atingir o público feminino, além de alertar sobre os males causados pelo consumo da droga.
Nas mulheres, o cigarro pode causar cólicas menstruais mais intensas, aumentar a probabilidade de menstruação irregular, gerar aborto espontâneo durante a gravidez e ainda funcionar como fator de risco para câncer de colo de útero.
Além disso, se a mulher fumar durante a gravidez, pode ocasionar a morte súbita do bebê ou a criança pode nascer com baixo peso ou menor densidade óssea.
Isto sem falar nos problemas mais conhecidos, como câncer em toda a árvore respiratória, doenças do coração, acidente vasculares encefálicos (AVC), e mesmo catarata ou periodontite. “É preciso combater o consumo de tabaco, principalmente para fazer decrescer a incidência destes males, sobretudo o câncer de pulmão”, defende Severina.
Fonte:Seridó Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário