quinta-feira, 29 de julho de 2010

RN faz parceria com Japão para produção de biocombustíveis na agricultura familiar

Conhecer experiências de extensão rural, relacionadas aos processos de produção e gestão de atividades agropecuárias, e todo o processo de beneficiamento e comercialização de biocombustível à base de oleaginosas. Este é o objetivo da viagem de intercâmbio de cooperação internacional que uma equipe de técnicos da Emater-RN realiza durante 26 dias ao Japão.

O encontro é patrocinado pela Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) que, em parceria com o Governo do Estado, através da Emater-RN, implantou há dois anos projeto projeto piloto visando a produção de biocombustível utilizando mão-de-obra de agricultores familiares dos municípios de Lucrécia e Marcelino Vieira, na região Médio Oeste do Rio Grande do Norte.

A equipe de extensionistas rurais da Emater-RN chega ao Japão no dia 3 de agosto, permanecendo naquele país até o dia 26. O grupo é formado por representantes do Comitê Administrativo do projeto.

A programação dos extensionistas rurais consta de aulas teóricas e práticas, visitas técnicas a indústrias que beneficiam a matéria-prima para a obtenção do biocombustível e, também, a campo para conhecer as técnicas utilizadas no cultivo das oleaginosas. Algumas aulas acontecerão no Departamento de Agronomia da Universidade de Yamagata.

Projeto piloto

Implantada há dois anos a iniciativa tem como objetivo o promover o desenvolvimento de tecnologias de produção de oleaginosas a partir de modelos de produção ambientalmente sustentáveis e de gestão coletiva, bem como incentivar a capacidade de estruturação organizacional dos agricultores familiares e de suas associações. Nesse fase inicial o projeto concentra suas ações nos municípios de Lucrecia e Marcelino Vieira prevendo beneficiar os agricultores familiares em toda região oeste do Estado.

Segundo Domingos Sávio de Azevedo o investimento no projeto é da ordem de 3 milhões de dólares com contrapartida do Governo do Estado estimada em 1 milhão de dólares. Outra finalidade do projeto piloto é atender à demanda da agricultura familiar na produção de oleaginosas para a produção de biodiesel. Nesses dois anos o foco é o girassol havendo a possibilidade de se cultivar também a mamona, gergelim e amendoim.

O projeto já atingiu algumas metas previstas, tais como: seleção e capacitação de 26 agricultores familiares nos dois municípios escolhidos para a experiência, a demarcação de áreas de 12 hectares e a instituição de duas cooperativas. A proposta é implementar um plano de viabilidade econômica e social para os municípios da região do alto oeste potiguar.
Da Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário