educacional, social e cultural.
Nesta edição do Selo, o município precisa realizar dois Fóruns Comunitários: o primeiro, até 30 de setembro de 2010, e o segundo, no primeiro semestre de 2012.
No I Fórum, grupos de adolescentes e lideranças locais atuantes na sociedade civil foram convidados a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: Foi apresentado um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais, e o mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos, que resultará na elaboração do Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida dos meninos e meninas.
O I Fórum Comunitário, um dos pontos altos da mobilização foi traçar as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes .
Segundo Elisa Fernandes (assistente social), articuladora do selo, os participantes do Fórum foram divididos em grupos de trabalho, para debater e formular propostas que possam fortalecer as políticas públicas, em favor das crianças e adolescentes do município. Cada grupo de trabalho conta com um facilitador. Nos grupos foram discutidas ações que possam implementar o selo no município, que tem por objetivo: erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma Parceria para o Desenvolvimento.
O Selo Unicef tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas, sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O município espera contar com a comunidade na participando maciça das atividades, fator este que, segundo a articuladora, será preponderante na conquista do Selo UNICEF.
Participantes no plenário da câmara municipal
F Damião e o Blogueiro e vereador Washington Luiz
Participantes do fórum
1ª Dama Dama do Município Maria Alice
Eliza Fernandes Assistente Social
Pe. Raimundo Josino
Nenhum comentário:
Postar um comentário