segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rosalba Ciarlini cai e Iberê Ferreira sobe na preferência do eleitorado

A terceira rodada da pesquisa Vox Populi/Band/Diário de Natal, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, num comparativo com as sondagens anteriores, mostra que a candidata do DEM, senadora Rosalba Ciarlini, apresenta uma curva descendente embora se mantenha na dianteira em intenções de votos. De julho, até agora, a democrata teve uma queda de sete pontos percentuais, passando de 53% para 46%. Por outro lado, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) possui uma curva com crescimento de 11 pontos percentuais, passando de 18% para 29%.

No que diz respeito à possibilidade de definição da eleição para governador no primeiro turno, a Vox Populi aponta um cenário indefinido. Excluindo-se os votos brancos, nulos e os indecisos - assim como faz o Tribunal Superior Eleitoral para contabilizar o resultado das urnas, a senadora Rosalba Ciarlini apresenta um percentual de 51,6%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,7% para mais ou para menos, Rosalba varia de 47,9% a 55,3%. Para vencer no 1º turno,o candidato precisa ter mais que 50% dos votos válidos.

Ainda no cenário estimulado, quando os eleitores entrevistados responderam à pergunta "Se a eleição para governador do Rio Grande do Norte fosse hoje em qual destes candidato você votaria?", o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) foi citado por 10% dos eleitores entrevistados. Os candidatos Camarada Leto (PCB), Roberto Ronconi (PTC), Sandro Pimentel (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) tiveram igual percentual - 1%. Bartô Moreira (PRTB) não obteve citação. As pessoas que apontaram a intenção de anular o voto ou votar em branco totalizaram 4% e os indecisos atingiu o patamar de 7%.

A 3ª rodada da Vox Populi/Band/Diário de Natal também ouviu a opinião do eleitor no caso de simulação de um 2º turno entre Rosalba Ciarlini e Iberê Ferreira. Respondendo à pergunta "Caso haja segundo turno nas eleições para governador e os candidatos forem Iberê e Rosalba Ciarlini, em quem você votaria?", 55% dos entrevistados apontaram a preferência pela candidata do DEM e35% pelo candidato a reeleição pelo PSB. Os brancos e nulos atingiram 7% e os indecisos apenas 3%.

No cenário espontâneo, no qual o pesquisador não indica previamente a lista dos candidatos ao governo do estado, com base na pergunta "Se a eleição para governador do Rio Grande do Norte fosse hoje em quem você votaria?", o percentual de indecisos é de 21% e o de branco e nulos atinge 4%. A senadora Rosalba Ciarlini é citada por 41% do eleitorado pesquisado, seguida pelo governador Iberê Ferreira com 25%. Carlos Eduardo aparece com 7%. Simone Dutra, que em agosto foi indicada por 1% do entrevistados, não foi citada. Outros candidatos somaram 2%.

A 3ª rodada da Vox Populi foi protocolada no TRE/RN, no dia 18 de setembro, sob o nº 27.454/10. Foram ouvidas 700 pessoas nas várias regiões do Estado. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%. A primeira rodada da Vox Populi, divulgada em julho, foi protocolada no TSE sob o nº 19.926/10. E a segunda rodada, divulgada em agosto, da Vox Populi foi registrada junto ao TRE/RN sob o nº21.386/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário