sábado, 27 de novembro de 2010

Fátima concede entrevista ao Jornal do Dia e fala sobre emendas, política e Copa

Blog da Fátima
A deputada federal Fátima Bezerra concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira, 26, ao programa Jornal do Dia, na TV Ponta Negra. A parlamentar destacou o resultado das emendas aprovadas pela bancada de parlamentares do RN ao Orçamento Geral da União (OGU). Dentre as 18 emendas, cinco foram destinadas a área da Educação.

As cinco emendas foram destinadas à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que obteve duas, e com uma cada, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), esta última recebeu emenda de Fátima Bezerra na ordem de R$ 80 milhões para obras de construção, reforma e ampliação da instituição, dentro do processo de expansão e fortalecimento dos IFs.

Aos jornalistas Georgia Nery e Luís Henrique, a parlamentar destacou as outras emendas que contemplarão, entre outras, obras de infraestrutura hídrica, urbana e rodoviária, além da promoção do Turismo – que pela primeira vez receberá recursos de emenda. Fátima informou que obras importantes que não foram contempladas nas emendas de bancada, como a barragem de Oiticica, o aeroporto de São Gonçalo, obras nas rodovias federais como as BRs 110 e 226, serão realizadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Ainda na condição de ministra e coordenadora do PAC, a presidenta Dilma colocou essas obras, e outras como as adutoras, o Porto e o aeroporto de São Gonçalo, no cronograma do programa do PAC 2. Ela se empenhou para inseri-las”, disse Fátima. E reafirmou, “essas obras, como a do aeroporto, são irreversíveis. Com copa ou sem copa, não haverá nenhum retrocesso político-administrativo quanto a continuação das obras até a conclusão do aeroporto de São Gonçalo, enfatizou Fátima.

No campo político Fátima falou sobre as eleições municipais, em 2012 e sobre o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff, que a partir de primeiro de janeiro assume a presidência. “Há um sentimento dentro do PT de apresentar nomes para o pleito em 2012 tanto na capital como na região metropolitana e interior, porém o foco agora é auxiliar a presidenta Dilma a dar continuidade aos avanços no Brasil neste terceiro mandato do PT a frente do país”, disse.

Questionada sobre os últimos acontecimentos que envolveram investigações por parte da Polícia Federal no estado, a deputada Fátima destacou o papel de autonomia e lisura que a policia teve durante os oito anos do governo do presidente Lula. “A Polícia Federal está aí para investigar doa a quem doer, mas é bom aguardar o desfecho do processo investigatório, pois as pessoas têm o direito de se defender e provar a inocência”, disse.

Sobre a Copa de 2014 Fátima espera que medidas sejam tomadas em conjunto para que Natal não fique de fora da Copa. “Isso seria muito ruim se isso acontecer. Muito ruim para Natal e para o RN, uma vez que a cidade está sendo beneficiada e contemplada com obras. Tanto que a prefeitura receberá, através de convênios, recursos na ordem de 300 milhões de reais, o que prova que o governo federal está fazendo a sua parte. Aquilo que cabia ao governo do presidente Lula, que foi de trazer a copa para Natal e obras para investimento, o governo está fazendo. Agora é o momento dos governos estadual e municipal sentarem para viabilizar o projeto. Mais uma vez me coloco à disposição, como deputada federal do PT, para somar com os demais parlamentares nesta luta, destacou.

Sobre os rumores de desgastes entre o PT e o PMDB em torno do episódio envolvendo a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, a parlamentar afirmou que sempre apostou no caminho do entendimento. “Quem esperava haver qualquer tipo de desentendimento em torno da presidência da Câmara, quebrou a cara. Entendo que tudo será resolvido de forma legítima”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário