quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tarifa telefônica no Brasil é a segunda mais cara do mundo


Do Jornal da Band

A tarifa telefônica no Brasil é a segunda mais cara do mundo, perdendo apenas para a África do Sul. Os usuários do serviço de banda larga chegam a pagar 24 vezes mais caro do que o consumidor americano.  O acesso à internet por tecnologia móvel custa, em média, R$ 77,48 no mundo, contra R$199 no Brasil. E a qualidade fica aquém de alguns países subsaarianos segundo a Unctad, a conferência das Nações Unidas sobre comércio e desenvolvimento.

A péssima qualidade e as tarifas enormes são o produto de um Estado  que tributa em até 40% as telecomunicações, e licencioso demais para com os empresários do setor. As denúncias de favorecimento, tráfico de influência e corrupção são tão antigas quanto a própria história da telefonia privada no país.

As primeiras aconteceram ainda na etapa preliminar, de formação dos consórcios que disputaram os leilões do sistema Telebrás. O presidente do BNDES, Luís Carlos Mendonça de Barros, foi flagrado em uma conversa comprometedora com o diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio.

Mendonção, como o ele era conhecido, tenta convencer o diretor do BB a ajudar o grupo capitaneado pelo Banco Opportunity, do empresário Daniel Dantas. O diálogo celebrizou a frase "estamos no limite da irresponsabilidade" .

O lobby dos grupos envolveu direta e indiretamente políticos e até parentes de autoridades do primeiro escalão da república em todos os governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário