terça-feira, 31 de maio de 2011

Católicos do país inteiro relembram os 14 anos da morte de Frei Damião


Entrevista de Frei Damião à uma revista - Foto: Site PatosTV

Fiéis de todo o Brasil lembram, nesta terça-feira (31), os 14 anos da morte de frei Damião. Para marcar a data e encerrar a romaria que teve início na última quinta-feira (26), diversas missas serão celebradas no Convento São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife. O momento mais esperado, no entanto, será a missa das 17h. "Nela acontecerá a bênção dos fiéis junto ao túmulo do frade capuchinho", disse frei Aberlardo Oliveira, responsável pelo convento.
Frei Damião nasceu na Itália, em 1898. Foi ordenado sacerdote em 1923 e chegou ao Brasil em 1931. Aqui, sua primeira missa foi celebrada em Gravatá, no Agreste do Estado. Faleceu em 1997, após sofrer um derrame. Seus restos mortais repousam na capela especial do Convento São Félix de Cantalice. O local é aberto diariamente para visitação pública.
Uma entrevista concedida por Frei Damião, a Revista Opinião, editada em Pato, na Paraíba no início da década de 70 e assinada por Miriam Tourinho Diniz, justifica perfeitamente a admiração nordestina pelo saudoso missionário, desprovido de qualquer ambição, humilde por excelência
Opinião - Se não fosse sacerdote, o que seria?Frei Damião - Não sei não, porque desde pequenino entrei para o colégio, depois noviciado e, na idade de 11 anos, entrei para o apostolado. Nunca pensei em ser outra coisa.
Opinião - Quando não está trabalhando qual o seu passatempo?FD - Não tenho não. Trabalho o ano inteiro, de janeiro a dezembro, nas missões. Não tenho tempo para divertimento.
Opinião - Qual o seu prato preferido?FD - Nunca escolhi. Desde pequeno, me acostumei a comer o que me davam.
Opinião - Como foi a sua infância e como resolveu ser sacerdote?FD - Desde pequeno freqüentava a igreja, era coroinha. Nasci assim com o desejo de servir a Deus.
Opinião - O senhor é um grande líder religioso. A que atribui sua liderança?FD - Não sou nada não. Contam graças recebidas. O povo exagera.
Opinião - A mulher deve ter os mesmos direitos que o homem?FD - Sem dúvida. Os direitos são iguais.
Opinião - E os anticoncepcionais?FD - A Igreja sempre condenou. Ultimamente, o Papa confirmou a doutrina tradicional da Igreja. Não se pode fazer coisa alguma para tirar do ato conjugal a doutrina que lhe é própria. Os esposos devem utilizar o matrimônio de forma racional. Na limitação da prole não se pode empregar meios como anticoncepcionais. Não conhece a Encíclica Humanae Vitae? A própria Sagrada Escritura proíbe. Onã, filho de Judá, e sua mulher, faziam com que não aparecesse família, eles interrompiam. Diz a Sagrada Escritura que foi ferido de morte, porque fazia uma coisa detestável. Somente quando é um motivo razoável, os esposos devem esperar para usar o matrimônio nos dias estéreis. E nos dias fecundos, guardar a castidade.
Opinião - Como o senhor recebeu a notícia de que o homem havia conquistado a Lua?FD - É a ciência que progride, é a ciência trabalhando, trabalhando, até conseguir chegar lá.
Opinião - Que acha da juventude no mundo atual?FD - Ela precisa aprofundar-se também na ciência de Deus, conhecê-lo cada vez mais. A ciência não deve se afastar de Deus, mas conduzir a ele.
Opinião - Que recado tem para os pais?FD - Que cuidem da saúde, da instrução civil dos seus filhos, mas, sobretudo, cuidem da vida espiritual. Os filhos pertencem mais a Deus que aos pais. É um depósito que receberam, por isso têm obrigação de criá-los de tal maneira que possam um dia sentir que estão na presença de Deus. Cuidar da vida natural, mas também, da vida sobrenatural.
Opinião - Muitos são unânimes em afirmar que o senhor já curou muitos enfermos e que possui alto grau de mediunidade. Que diz a isto?FD - Não é assim não. Não curo nada. Pode ser que um tenha doença nervosa e podemos curar por sugestão. Não realizo curas. O dom dos milagres não é mediunidade, não. Para o bem da humanidade, nos primeiros tempos do cristianismo os milagres eram muito freqüentes. Era para converter. Converteram-se muitos. Assim, Nosso Senhor confirmava sua doutrina, com os milagres. Milagre é uma obra que só Deus pode fazer. O homem é somente instrumento.
Opinião - O senhor acredita que os espíritos podem se comunicar com os homens?FD - Podem, se Deus consente a graça. É sempre uma coisa de ordem sobrenatural. Deus pode conceder para fins especiais. Para a sua glória e para o bem das almas.
Opinião - O senhor acha que o padre deve casar?FD - O padre deve é trabalhar, trabalhar para a difusão da Igreja. Deve ser livre dos deveres de família. Isso não é da essência do sacerdócio. Nos primeiros tempos do cristianismo, tomavam um pai de família para ser sacerdote, mas para o bem da Igreja, para exercer melhor o apostolado é bom que o padre seja livre. Dedicar-se somente ao serviço de Deus e ao bem de toda a humanidade, que será sua família
Fonte:Marcos dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário