terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sesap anuncia novas UPAs no Rio Grande do Norte

A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) anunciou mais duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) para o RN. Os privilegiados são os municípios de Ceará-Mirim e Assu. São 11 unidades, ao todo, que estão em projeto ou em construção.
O Ministério da Saúde liberou a distribuição de 164 novas UPAs para todo o Brasil, através do segundo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II). De acordo com o secretário estadual de saúde, Domício Arruda, as duas novas UPAs vão atender, aproximadamente, 100 mil habitantes em cada município.
Atualmente, 4 unidades se encontram em construção nos municípios de Macaíba, Mossoró, Natal, localizada no bairro da Cidade da Esperança, e Parnamirim. Na capital, somente funciona uma unidade no bairro de Pajuçara, Zona Norte.
A UPA de Pajuçara foi inaugurada em 2010 e tem capacidade para mais de 300 atendimentos por dia. A unidade conta com uma equipe formada por 150 profissionais, sendo 28 médicos. São quatro consultórios médicos, 12 leitos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico.
Já em Mossoró possui duas UPAs, localizada nos bairros de Alto de São Manoel e Santo Antônio e mais de 240 mil atendimentos já foram realizados nas duas unidades.
Segundo o secretário, também pretende instalar novas UPAs nos municípios de Lajes, Pau dos Ferros e em São Gonçalo do Amarante. Hoje, as Unidades de Pronto-Atendimento atende 30% da população na região metropolitana de Natal.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, é destinado para o atendimento de urgências e assim, desafogando os atendimentos dos hospitais públicos. As unidades fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência criado pelo Ministério da Saúde.
Unidade de Lajes
Mais um milhão de reais estão assegurados para a construção da UPA de Lajes, como já garantiu o prefeito Benes Leocádio, além da doação do terreno já aprovada pela Câmara Municipal no ano passado.
As expectativas do inicio da Construção da Unidade de Pronto Atendimento na cidade de Lajes são de que em poucos meses seja autorizada a obra que depende apenas da contrapartida do Governo do Estado já garantida por Rosalba Ciarline em recente conversa com Benes Leocádio.

Do Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário