sábado, 31 de agosto de 2013

PMDB confirma que deixa a base aliada da governadora

Anna Ruth Dantas - Repórter

O PMDB do Rio Grande do Norte oficializou ontem o rompimento com o Governo Rosalba Ciarlini. Após duas horas de reunião da executiva estadual, o partido também definiu que terá candidatura própria no pleito de 2014. Embora a legenda ainda não tenha definido nome para disputar a eleição, já divulgou que na próxima semana formará um grupo de trabalho para elaborar um projeto de governo. O encontro da executiva estadual foi coordenado pelo presidente estadual da legenda, deputado Henrique Eduardo Alves, e coube a ele fazer o anúncio oficial, durante entrevista coletiva. “De maneira consensual, o partido se afasta do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini”, disse ele.
Júnior SantosHenrique Eduardo e Garibaldi Filho participam da reunião da Executiva Estadual do PMDB 
Henrique Eduardo e Garibaldi Filho participam da reunião da Executiva Estadual do PMDB
 
 Cauteloso, expressou “respeito à governadora”, mas disse que há uma discordância do partido sobre como Rosalba Ciarlini conduz administrativamente o Estado. “Declaro todo respeito e toda consideração, ela sempre teve tratamento respeitoso, mas a questão é do ponto de vista administrativo, como executa a política administrativa, conversa muito pouco e trata muito pouco dos problemas que todos gostariam de verem resolvidos, por um diálogo”, destacou.

O presidente estadual do PMDB observou que a decisão de afastamento político do Governo é em consonância com as bases peeemedebistas. “O PMDB atende a sua base e se torna independente para o projeto político e eleitoral de  2014”, disse.

O líder peemedebista ponderou que as dificuldades encontradas pela governadora Rosalba na administração não foram criadas por ela, mas se acentuaram a partir dela. “O que Rosalba está passando não é só coisa do seu governo, mas vinha e se agravando. Há coisas que ao longo do tempo se agravaram”, analisou.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves ressaltou que o rompimemto é político, mas não haverá qualquer distanciamento no projeto do PMDB de trabalhar pelo Rio Grande do Norte. “No campo administrativo, o Governo contará 100% com meu esforço, de Garibaldi Filho, com os deputados. Não é rompimento com o Estado do Rio Grande do Norte, é o afastamento político da governadora”, completou

CANDIDATURA PRÓPRIA

A justificativa do projeto de candidatura própria ao Governo foi posta pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves como reflexo da força da legenda neste momento. “Em razão da sua força, da sua responsabilidade com sua militância, (o PMDB) vai lutar para construção de candidatura própria”, afirmou, acrescentando que durante o encontro da executiva estadual não foram discutidos nomes para a disputa majoritária.

O presidente do PMDB disse que o momento não é de discutir nomes, mas de fazer um projeto para apresentar ao Estado. “Não é hora de buscar nomes, mas buscar a unidade e logo após constituir um grupo de trabalho, que faremos até segunda-feira, para repensar um desenvolvimento possível, real, de visibilidade que o Rio Grande do Norte, que está carente em relação a confiar, ele possa acreditar na proposta renovadora do PMDB”, destacou.

Henrique Eduardo criticou a “personificação” de projeto político. Ele disse que a cobrança popular é pela eficiência e execução de um projeto real. “O Rio Grande do Norte não quer personificar, o que o povo quer agora é capacidade, eficiência, projeto viável, que as pessoas acreditem na solução dos problemas que se agravam, vamos preparar um projeto para apresentar”, ressaltou. Questionado se o candidato próprio do PMDB ao Governo poderia vir de fora dos já lançados na política. “Pode ser nome dentro da política, fora da política, todos que queiram abraçar o projeto que terá conteúdo e consistência”, frisou. O deputado federal disse que o PMDB não vai cobrar de nenhum partido o rompimento com o Governo Rosalba. “Estamos abrindo o diálogo com todos os partidos que queiram participar do projeto que vamos propor”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário