sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Amanda Gurgel fica fora da Câmara por 15 dias devido a “esgotamento físico”

Com atestado médico, a vereadora fica fora dos trabalhos e depoimentos da Casa Legislativa até o dia 10 de dezembro, segundo o gabinete parlamentar do PSTU


Por Ciro Marques

A vereadora de Natal, Amanda Gurgel, do PSTU, não está tendo uma vida fácil na Câmara Municipal de Natal. São muitas as discussões, troca de acusações, projetos e emendas barradas e, agora, denúncias no Conselho de Ética da Casa. Por isso, não foi por acaso que a parlamentar, nesta semana, apresentou junto à Mesa Diretora um atestado médico que a permitirá ficar 15 afastadas dos trabalhos legislativos.
Amanda Gurgel apresentou atestado de 15 dias à Mesa Diretora da Câmara (Foto: Wellington Rocha)
Amanda Gurgel apresentou atestado de 15 dias à Mesa Diretora da Câmara (Foto: Wellington Rocha)
Ou seja: alegando “esgotamento físico”, Amanda Gurgel ficará fora dos trabalhos legislativos até o dia 10 de dezembro (duas semanas antes do início do recesso parlamentar). Fora dos trabalhos e, também, dos depoimentos no Conselho de Ética da Casa. Afinal, a oitiva de Amanda na denúncia feita pelo vereador Aroldo Alves, do PSDB, contra ela, estava prevista para hoje (28), pela manhã. Porém, devido a essa indisponibilidade, não foi feita.
“O processo está na fase de oitivas, que é primeira fase processual. Vamos escutar Aroldo às 10h, contudo, Amanda apresentou um atestado de 15 dias e vou ter que reaprazar a oitiva dela e vai atrasar todo o processo. Mas é assim mesmo”, afirmou o vereador Bertone Marinho, presidente do Conselho de Ética.
A situação de esgotamento físico de Amanda – informação confirmada pela chefia de gabinete da parlamentar – não é por acaso. Vereadora mais votada em 2012, com 33 mil votos, Amanda tem enfrentado uma série de debates na Câmara Municipal de Natal e, não raras às vezes, sofre também com o que fala (ou acusa).
A denúncia feita por Aroldo Alves, por exemplo, é consequência disso. No dia da votação sobre a bilhetagem única para o transporte coletivo, alguns vereadores assinaram uma emenda que permitia ao Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn) continuar a venda de passagens. A emenda atrasou a votação e, ainda, causou reclamações dos motoristas de transporte alternativo.
Foi aí que Amanda Gurgel foi para a internet e publicou um vídeo afirmando que os vereadores que assinaram a emenda eram da “bancada do Seturn”. Resultado: dia seguinte, Eudiane Macedo, Aroldo Alves, Adão Eridan e Bertone Marinho reclamaram dela, acusando-a de denunciar sem prova. Aroldo, até agora, foi o único que levou a situação a frente e a denunciou no Conselho de Ética.
Além disso, Adão Eridan também tem um inquérito contra a vereadora. Ela, Sandro Pimentel e Marcos Antônio, ambos do PSOL, pelas seguidas declarações que, segundo Adão, teriam atingindo a honra dele. O inquérito está na 1ª Delegacia de Polícia e deve ser levado ao juizado especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário