Brasília - Pesquisa de opinião feita pela Praxian Consultoria
junto a 18 mil passageiros, realizada no último trimestre de 2013,
aponta o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, como o
melhor do país — recebeu nota 4,12 numa escala que vai de 1 a 5. O
aeródromo paulista consolidou a evolução verificada ao longo do ano e
desbancou os aeroportos de Curitiba e Natal, que haviam empatado no
gosto popular no terceiro trimestre. Os dados referentes ao período
entre outubro e dezembro foram apresentados ontem pelo ministro-chefe da
Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC, Moreira
Franco.
Segundo o Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Indaero, Viracopos foi o que mais evoluiu na percepção dos passageiros. Na primeira pesquisa realizada, entre janeiro e março de 2013, o aeroporto foi apenas o décimo em preferência dos usuários. Subiu para a sétima posição no segundo trimestre, chegou à vice-liderança no terceiro e, ao fim do ano, conquista o topo da preferência nacional.
O aumento das notas foi conseguido em quesitos como: instalação de estacionamento, tempo em fila de check-in (auto-atendimento, limpeza, velocidade de restituição e integridade de bagagens. Os indicadores dizem respeito ao atual terminal de passageiros, que recebeu um montante de R$ 70 milhões em melhorias ao longo do ano — a empresa que administra o lugar, Aeroportos Brasil, constrói um novo terminal ao lado do atual, que tem data de inauguração marcada para 11 de maio.
Para o ministro Moreira Franco, os dados do Indaero refletem tanto as decisões político-administrativas do governo federal quanto o esforço dos operadores aeroportuários em atender cada vez melhor os passageiros. “A principal referência das mudanças é a avaliação do usuário. O cliente está cada vez mais exigente e ele tem que ser sempre o protagonista desta mudança no sistema”, explicou. “Os operadores aeroportuários devem entender que a Excelência agora não é mais o ministro, a autoridade do governo, a Excelência é o passageiro”, disse o ministro.
Guarulhos recebeu nota 3,31 e tomou de Cuiabá a lanterna da lista, ocupando a última posição na avaliação dos passageiros. Custo de estacionamento, cordialidade dos funcionários, limpeza e integridade de bagagens, por exemplo, foram itens mal avaliados pelos usuários entrevistados no aeroporto.
A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro de 2013. O estudo possui 40 indicadores de serviços prestados pelos operadores aeroportuários e um 41º item que mostra a percepção geral do cliente. A seguir, uma tabela com o ranking dos aeroportos brasileiros no quarto trimestre de 2013.
RANKING - Aeroporto, posição atual e anterior
Atual Aeroporto Anterior
1 Viracopos 2
2 Curitiba 1
3 Augusto Severo 1
4 Congonhas 7
5 Recife 4
6 Confins 5
7 Galeão 8
8 Pinto Martins 12
9 Santos Dumont 9
10 Salvador 6
11 Porto Alegre 11
12 Manaus 13
13 Brasília 10
14 Cuiabá 15
15 Guarulhos 14
Segundo o Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Indaero, Viracopos foi o que mais evoluiu na percepção dos passageiros. Na primeira pesquisa realizada, entre janeiro e março de 2013, o aeroporto foi apenas o décimo em preferência dos usuários. Subiu para a sétima posição no segundo trimestre, chegou à vice-liderança no terceiro e, ao fim do ano, conquista o topo da preferência nacional.
O aumento das notas foi conseguido em quesitos como: instalação de estacionamento, tempo em fila de check-in (auto-atendimento, limpeza, velocidade de restituição e integridade de bagagens. Os indicadores dizem respeito ao atual terminal de passageiros, que recebeu um montante de R$ 70 milhões em melhorias ao longo do ano — a empresa que administra o lugar, Aeroportos Brasil, constrói um novo terminal ao lado do atual, que tem data de inauguração marcada para 11 de maio.
Para o ministro Moreira Franco, os dados do Indaero refletem tanto as decisões político-administrativas do governo federal quanto o esforço dos operadores aeroportuários em atender cada vez melhor os passageiros. “A principal referência das mudanças é a avaliação do usuário. O cliente está cada vez mais exigente e ele tem que ser sempre o protagonista desta mudança no sistema”, explicou. “Os operadores aeroportuários devem entender que a Excelência agora não é mais o ministro, a autoridade do governo, a Excelência é o passageiro”, disse o ministro.
Guarulhos recebeu nota 3,31 e tomou de Cuiabá a lanterna da lista, ocupando a última posição na avaliação dos passageiros. Custo de estacionamento, cordialidade dos funcionários, limpeza e integridade de bagagens, por exemplo, foram itens mal avaliados pelos usuários entrevistados no aeroporto.
A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro de 2013. O estudo possui 40 indicadores de serviços prestados pelos operadores aeroportuários e um 41º item que mostra a percepção geral do cliente. A seguir, uma tabela com o ranking dos aeroportos brasileiros no quarto trimestre de 2013.
RANKING - Aeroporto, posição atual e anterior
Atual Aeroporto Anterior
1 Viracopos 2
2 Curitiba 1
3 Augusto Severo 1
4 Congonhas 7
5 Recife 4
6 Confins 5
7 Galeão 8
8 Pinto Martins 12
9 Santos Dumont 9
10 Salvador 6
11 Porto Alegre 11
12 Manaus 13
13 Brasília 10
14 Cuiabá 15
15 Guarulhos 14
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