quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Santana do Matos: Delegada da Policia Civil e a enfermeira do Hospital Dr. Clovis Avelino, participarão do “XVIII Fórum Interprofissional sobre violência sexual contra a mulher e implementação do aborto previsto na lei”, em São Paulo

A Delegada de Santana do Matos, Paoulla Maués, e a enfermeira do Hospital Dr. Clovis Avelino, Caterine Macedo, a convite da Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres/Ministério da Saúde, participarão do “XVIII Fórum Interprofissional sobre violência sexual contra a mulher e implementação do aborto previsto na lei”. O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 deste, na cidade de São Paulo, onde representantes de todo o Brasil, das mais diversas categorias profissionais debaterão “Novas  estratégias para a atenção Integral às Mulheres em Situação de Violência Sexual no Brasil”.
 
Com apoio da ADEPOL/RN e de mestrandas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  a delegada e a Assistente Social de Caicó, Priscilla Brandão, mestranda em Serviço Social pela UEPB, uniram-se para elaborar um projeto voltado a consolidar uma “Rede de Enfrentamento à violência contra mulher em Municípios de pequeno porte no Estado do Rio Grande do Norte”, o qual será apresentado a médica Miriam Souza, Representante da UFMG, e debatido no evento que se aproxima.
 
O projeto visa fortalecer a Rede de Proteção à Mulher, possibilitando uma maior segurança, rapidez e qualidade no atendimento às vítimas da violência física e sexual em Municípios de pequeno porte, do Interior do Estado, que ainda não tenham, em plena atividade, uma Rede de Enfretamento a esse tipo de violência.
 
“Vê-se que muito se fala da ´Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, porém ainda se observa pouca praticidade nisso, especialmente no interior do Estado. Vários órgãos são instituídos para combater esse tipo de violência (a exemplo do CREAS), todavia, não há uma integração entre estes e  Hospitais, Delegacias e Conselhos Municipais. A idéia é capacitar, integrar, trocar informações, estabelecer metas e fazer funcionar essa Rede, viabilizando uma concreta atenção integral às mulheres vítimas desse tipo de violência, nos Municípios situados do Interior do Estado”, diz a Delegada
 
O Fórum Interprofissional sobre violência sexual contra a mulher e implementação do aborto previsto em lei é um espaço dinâmico que agrega saberes e experiências entre os serviços, academia, entidades de classes e movimentos sociais e que nos últimos 18 anos vem contribuindo para a ampliação de discussões em torno do tema. Um novo período de esforços relacionados ao enfrentamento da violência sexual se apresenta para o país e é importante que todas e todos estejam atentos e articulados para os desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário