A ideia é que o sistema elimine a necessidade de olhar para baixo ou
para o lado para tocar em um botão ou dispensar a necessidade da memória
muscular para mexer em um componente físico. Isso pode ser útil para
controlar o rádio do carro ou um painel interativo, bem como a rota de
navegação e a temperatura do veículo. Os sensores funcionam sob luz
solar intensa ou no escuro e são capazes de diferenciar a mão direita da
esquerda, bem como identificar movimentos da cabeça do motorista e se
sua mão está aberta ou fechada.
A SoftKinetic fornece tecnologia de reconhecimento de gestos e
projeção 3D para companhias do segmento de games, mas Krzeslo afirma que
o mercado automotivo já representa 25% de suas vendas de licenças.
Tanto a Audi quanto a Mercedes-Benz apresentaram protótipos de
cabines veiculares com suporte a comandos por gestos. Já a Ford possui
um projeto com a Intel que visa incorporar sensores e câmeras no
interior dos carros da montadora. E ainda a Hyundai revelou um conceito
de veículo que pode rastrear o olhar do motorista e obedece gestos
feitos com as mãos. Tudo isso acontece em um visor, localizado no painel
do carro.
Todas essas tecnologias foram criadas para veículos topo de linha,
portanto, a popularizaram desse conceito ainda pode levar alguns anos.
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