terça-feira, 1 de março de 2016

Aeroporto de Mossoró pode ser reaberto para voos executivos em 90 dias

Em 90 dias, o aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, poderá passar a receber voos executivos com a reabertura de sua pista. A informação foi prestada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Jader Torres, durante audiência pública realizada na cidade da região Oeste, nesta segunda-feira (29).
Anúncio foi feito nesta segunda-feira durante audiência pública (Foto: Divulgação)
Anúncio foi feito nesta segunda-feira durante audiência pública (Foto: Divulgação)
Segundo informou o secretário, que representou o Governador Robinson Faria (PSD), o tempo seria necessário para as adequações necessárias à liberação da pista serem finalizadas. “Nesse prazo pretendemos concluir os serviços, já em andamento, de construção do muro e da cerca em torno da pista, fazendo com que a ela seja liberada pela ANAC para a retomada dos voos executivos”, afirmou.
O secretário explicou que as ações necessárias para a reativação completa do aeroporto, incluindo a liberação para voos comerciais, estão em curso. “Já solicitamos a dotação orçamentária e esperamos que, em 60 dias, seja lançada a licitação para início das obras de sinalização e iluminação do aeroporto, com previsão para 120 dias”, concluiu Jader.
Durante o debate, proposto pelo deputado estadual Souza Neto (PHS), foram discutidas ainda as expectativas aeroportuárias para o equipamento. O aeródromo de Mossoró vinha funcionando apenas para voos executivos e foi fechado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em janeiro deste ano.
A portaria emitida pelo órgão regulador aponta inconformidades na estrutura do aeroporto e estabelece um prazo até abril para que as providências sejam iniciadas. Entre as inconformidades apontadas constam a ausência de sinalização, iluminação e cercamento da pista, além da presença irregular de moradias dentro da faixa de segurança da pista, que prevê uma margem lateral de 150 metros.
“A ocupação irregular na área, em alguns pontos, está limitando essa margem à apenas 75 metros, ao invés dos 150 metros necessários. É preciso que a Prefeitura de Mossoró tome providências e transfira essas famílias para outro local”, destacou o general Ernesto Fraxe, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN).
Segurança
O dirigente também solicitou ao Executivo municipal ações educativas para combater o furto de cabos e lâmpadas do sistema de iluminação da pista do aeroporto.
Em relação a situação relatada pelo diretor do DER, o prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Junior (PSD), disse que vai fazer um cadastro social para avaliar a situação das famílias instaladas na margem de segurança do aeroporto visando a sua realocação.
Participaram do debate representantes do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Mossoró, Câmara de Vereadores de Mossoró, Força Aérea Brasileira, ANAC, Infraero, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual, Indústria, Comércio, CDL, prefeitos da região e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário