quarta-feira, 30 de março de 2016

RN registra a primeira morte por gripe H1N1 em 2016

A vítima, cuja identidade foi preservada, tinha 15 anos e era residente da cidade de Lagoa Nova



O Rio Grande do Norte registrou a primeira morte provocada pelo vírus influenza (H1N1) em 2016. Ao todo, são nove casos notificados, com um deles confirmado.
Companha de vacinação começa em abril (Foto: Alberto Leandro)
Companha de vacinação começa em abril (Foto: Alberto Leandro)E, justamente o caso em que foi constatada a presença do vírus, ocorreu o primeiro óbito deste ano. A vítima, cuja identidade foi preservada, tinha 15 anos e era residente da cidade de Lagoa Nova, cidade do interior do RN.
Ela, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública, deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu 12 dias depois, em 10 de março deste ano. Até o momento, o mês de maior casos suspeitos notificados foi março, com 4 das 9 notificações.
A informação é da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), baseada nos dados relativos ao período compreendido entre as semanas epidemiológicas de 01 a 12, período compreendido entre 3 de janeiro e 26 de março.
Redução
Mesmo com a morte registrada, a Sesap informa que os nove casos suspeitos notificados em 2016 do vírus influenza (H1N1) representam uma redução de 78% nas notificações do mesmo período de 2015. No ano passado, no período, foram 41 notificações.
Influenza
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves e até mesmo a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção – crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A principal forma de prevenção é a vacinação.
Confira as principais medidas de prevenção:
  • Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável;
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca;
  • Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário