quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Caravana leva empresários do turismo potiguar à Ruraltur 2016

Agência Sebrae
Apresentações culturais, visitas técnicas, palestras, exibição de destinos turísticos, rodada de negócios de artesanato e exposição de produtos do agronegócio são os atrativos da 12ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur), que será realizada no período de 5 a 7 de outubro, em Juazeiro do Norte (CE). Para os empreendedores potiguares ligados ao setor interessados em participar do evento, o Sebrae no Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para uma caravana destinada à feira. A caravana está programada para sair de Natal no dia 4, passando por Caicó e Currais Novos. Para se inscrever, basta ligar para 0800 570 0800. O valor é de R$ 360, que inclui transporte, hospedagem, café da manhã e acesso ao evento.
A Ruraltur tem o objetivo de alavancar o turismo rural e gerar renda para a produção associada ao turismo. Assim, vão estar reunidos no Cariri cearense, expositores divulgando e comercializando produtos e serviços de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes e empresas ligadas ao trade turístico dos estados da região.
Na programação oficial, constam palestras como a de Mariano Villani, presidente da Associação Latino Americana de Turismo Rural e da socióloga, escritora e consultora especialista em desenvolvimento territorial e turismo rural, Tânia Zapata, além de apresentações de casos de sucesso como a Rota Verde do Café, do Maciço de Baturité, de turismo sustentável como o Geopark Araripe, ambos do Ceará, e de Lima Filho, presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, com o tema o “Quadrilhando”. Paralelamente, será realizado o Encontro Nacional de Lideranças do Turismo Rural.
O Cariri cearense está situado no sul do Ceará e é composto pelas cidades de Barbalha, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Porteiras, Santana do Cariri e Nova Olinda. A região conta com uma grande diversidade cultural e uma localização favorável, tanto climática quanto geográfica, graças à Chapada do Araripe, ao sopé da Floresta Nacional do Araripe (FLORA Araripe), primeira floresta nacional instituída no Brasil, em 1946.
Além disso, no território está o Geopark Araripe, o primeiro das Américas a ser reconhecido pela Unesco. Outras atrações da região são o Museu Paleontológico da Chapada do Araripe, o Parque Ecológico Riacho do Meio, o Horto- onde se pode visitar a Estátua de Padre Cícero, a Casa de ex-votos e Museu, além da Capela do Socorro, Museu da Rua São José, Central de Artesanato Mestre Nosa, Casa Grande – Memorial do Homem Kariri em Nova Olinda, Mercado da Cidade de Juazeiro do Norte, Santuário Franciscanos e o Pontal da Santa Cruz de Santana do Cariri.
De acordo com o gestor do Projeto Setorial de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, a ideia da caravana é dar a oportunidade de participação aos empreendedores do segmento do turismo rural no evento. São apenas 30 vagas e o pacote inclui: transporte, Hospedagem com café da manhã, seguro viagem, acesso à Ruraltur, estande coletivo do RN e guia Regional. Saída está prevista para às 8h da sede do Sebrae, com paradas em Currais Novos e Caicó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário