segunda-feira, 30 de julho de 2018

Garibaldi e Geraldo Melo lideram pesquisa Certus/Fiern para o Senado

José Aldenir / Agora RN
Senador Garibaldi Alves Filho (MDB) e ex-senador Geraldo Melo (PSDB)
Pré-candidatos do MDB e do PSDB, respectivamente, o senador Garibaldi Alves Filho e o ex-senador e ex-governador Geraldo Melo lideram a preferência do eleitorado para as próximas eleições para o Senado no Rio Grande do Norte. Pelo menos é o que mostrou a última pesquisa do Instituto Certus, divulgada neste domingo, 29, pela Federação das Indústrias (Fiern). Na sondagem estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), Garibaldi tem 10,53% das intenções de voto, contra 8,58% de Geraldo Melo. Os dois seriam eleitos senadores em outubro. Esses números levam em conta as duas lembranças para o Senado, com base na mesma metologia de apuração da Justiça Eleitoral.
A distância de Garibaldi e Geraldo Melo para os demais pré-candidatos, entretanto, não é grande. A pesquisa Certus/Fiern mostra que os líderes do levantamento estão empatados tecnicamente com o terceiro e quarto lugares. O capitão Styvenson Valentim (sem partido) tem 8,12% das citações e a deputada federal Zenaide Maia (PHS) aparece com 7,52%.
Na sequência, também considerando as duas lembranças, estão: Antônio Jácome (Podemos), com 3,55%; Magnólia Figueiredo (Solidariedade), com 2,09%; e Alexandre Motta (PT), com 1,38%. Não chegaram a 1%: Telma Gurgel (PSOL), com 0,92%; Professor Laílson de Almeida (PSOL), com 0,71%; José Vieira (PSB), com 0,57%; Ruy Gaspar (PSD), com 0,43%; Preto Aquino (Patriota), com 0,35%; e Joanílson Rêgo (Democracia Cristã), com 0,25%.
36,38% dos entrevistados pelo Instituto Certus afirmaram rejeitar todos os candidatos apresentados, enquanto 18,48% não souberam ou não quiseram responder ao questionário.
A pesquisa Certus/Fiern, que também traz números da disputa pelo Governo do Estado, ouviu 1.410 pessoas de 40 municípios em 7 regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 21 e 25 de julho. A margem de erro é de 3%, para mais ou menos, com grau de confiança de 95%. A sondagem foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-08199/2018 e BR-04763/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário