terça-feira, 30 de abril de 2019

“Combateremos sempre notícias falsas”, diz Nelter em nota esclarecendo sobre Fake News

A nota de esclarecimento foi postada nesta segunda-feira (29), nas redes sociais do deputado estadual Nelter Queiroz:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em respeito aos nossos eleitores, em especial aos jucurutuenses, combateremos sempre notícias falsas, as chamadas Fake News, que inundam as mídias sociais e que causam problemas à nossa população.
No último final de semana, tivemos um exemplo dessas práticas irresponsáveis, em nossa Jucurutu, em que circularam boatos dando conta de que nosso município havia sido prejudicado após suposta “interferência política” no que tange o recebimento de caminhonetes, oriundas do Ministério da Saúde, para uso e combate ao Aedes Aegipty (vetor de Dengue, Zika e Chicungunya).
O que ocorreu, conforme informações dos servidores do próprio Ministério da Saúde, foi a mudança nos critérios das escolhas, em que, ao invés de apenas o índice do “indicador de infestação predial da Dengue”, foram utilizados cinco critérios, constantes na portaria nº 476/2019 do Ministério da Saúde, com o objetivo de premiar e incentivar aqueles municípios que apresentavam melhores indicadores de combate a este vetor.
A mudança acima referida ocorreu a partir das determinações constantes do Relatório de Transição emitido pelo governo Bolsonaro, ainda em 27/12/2018, segundo as quais, nos primeiros 10 dias da gestão do novo governo, agora em 2019, todos os atos editados pela gestão Temer, nos últimos 60 dias daquela administração, seriam revistos. Nesse caso em questão, não houve quaisquer ingerências políticas na escolha dos municípios beneficiados pelo Ministério da Saúde, como insinuavam os boatos nos grupos de whatsapp e no Facebook, visto que a escolha deu-se exclusivamente no âmbito do próprio Ministério, a partir de aspectos técnicos relativos à saúde pública.
Em função disso, não podemos aceitar que Fake News sejam propagadas levianamente, pois, por tratarem-se de questões coletivas e sociais, é preciso haver o devido zelo, cuidado e responsabilidade na hora de passar adiante informações sobre temas públicos, razão pela qual rechaçaremos sempre com veemência a divulgação de mentiras e notícias falsas, pois isso em nada serve à população.
O Governo do atual presidente Jair Bolsonaro entendeu que deveria estabelecer vários critérios para a doação, vislumbrando fazer justiça, estimulando municípios exemplos de boas práticas nessa área. Tanto assim, que ao invés de apenas 24 municípios receberem veículos, o número foi ampliado e agora serão beneficiados 30 municípios, listados na portaria nº 476/2019 do MS.
Trabalhamos com a verdade e buscamos desfazer esta Fake News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário