terça-feira, 28 de maio de 2019

Gabriel Diniz: ANAC diz uma coisa, depois outra, e mais outra


O cantor Gabriel Diniz morreu nesta segunda-feira, 27, em acidente aéreo, em Sergipe.
NE Notícias publicou, pouco depois, o registro oficial do avião:
Matrícula PTKLO
Proprietário: AEROCLUBE DE ALAGOAS
CPF/CNPJ: 24464406000193
Operador: AEROCLUBE DE ALAGOAS
CPF/CNPJ: 24464406000193
Fabricante: PIPER AIRCRAFT
Ano de Fabricação: 1974
Modelo: PA-28-180
Número de Série: 287405243
Tipo ICAO: P28A
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 1086 – Kg
Número Máximo de Passageiros: 003
Tipo de voo autorizado: VFR Noturno
Categoria de Registro: PRIVADA INSTRUCAO
Número dos Certificados (CM – CA): 7999
Status da Operação: OPERAÇÃO NEGADA PARA TÁXI AÉREO
Situação no RAB: PENHORA
Data da Compra/Transferência: 18/10/88
Data de Validade do CA: 07/02/23
Data de Validade da IAM: 31/03/20
Situação de Aeronavegabilidade: Normal
Em nota oficial, à seguir, a Anac informou em seu portal (oficial) que o avião estava em situação regular.
Às 18h44, a mesma ANAC, que informou informou no registro que a “operação estava negada para táxi aéreo”, emitiu mais uma nota dizendo que apura “irregularidades na operação do avião”:
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que suspendeu cautelarmente as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as 9 aeronaves pertencentes à empresa devido ao acidente desta segunda-feira (27/5), em Sergipe. A aeronave, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft e de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas.
Processo administrativo ANAC
A Agência abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada. Essa apuração verificará em quais condições estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de Instrução, categoria destinada a voos de treinamento. Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a ANAC pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.
 Situação da Aeronave
Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave de marcas PT-KLO estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos. O avião pertencia ao Aeroclube de Alagoas e estava registrado na categoria Instrução. Essa categoria possui a finalidade de treinamento para a emissão de licenças de piloto.  
 Tripulação e passageiros
Conforme informações fornecidas pelo Aeroclube de Alagoas, estavam a bordo o piloto comercial Abraão Farias e o piloto privado Linaldo Xavier, ambos com licenças válidas para o modelo de aeronave acidentado. Segundo a assessoria de imprensa do cantor Gabriel Diniz, ele também estaria a bordo da aeronave.
 Investigações
As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.
A ANAC se solidariza com os familiares das vítimas do acidente e colabora com as investigações que estão em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário