terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Verão 2020: Idema dá dicas de atividades para curtir o melhor da estação


Foto: ASCOM/IDEMA
ASCOM/IDEMA


O verão é a estação apropriada para explorar lugares que muitas vezes não conhecemos. Para aproveitar este período de uma forma prazerosa, ecológica e alegre, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, preparou opções de destinos no Rio Grande do Norte e algumas atividades para curtir o verão, sem esquecer o cuidado com o meio ambiente. Trilhas, mergulho, visitação em áreas verdes protegidas, plantio de árvores, cultura, são alternativas acessíveis para curtir suas férias e tudo de melhor que tem o verão potiguar. Confira:

Retorno dos projetos Bosque Encena e Som da Mata

No próximo domingo (5), às 10h, tem muita diversão e cultura no anfiteatro do Parque das Dunas com o retorno do projeto Bosque Encena. O palco fica por conta da Palhaça Superela (Brasília/DF), apresentando o Espetáculo “Hiperbólica”. No período da tarde, às 16h30, também no anfiteatro, tem show de Sérgio Groove no projeto Som da Mata. O convidado para reabrir a temporada do projeto, dividirá o palco com Jubileu Filho e Ranieri Mazzilli nas guitarras, e Diego Medeiros na bateria.

Os projetos acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão. Os eventos são gratuitos e a entrada no Parque custa apenas 1 real.

Trilhas ecológicas no Parque das Dunas

Que tal chamar os amigos ou a família para uma trilha de manhã cedo ou à tarde? O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” oferece três opções de trilhas dentro da Unidade de Conservação. Esta é uma ótima opção para realizar uma atividade física ao mesmo tempo em que aprende sobre a Mata Atlântica e toda a biodiversidade existente no Parque. O agendamento é feito através do e-mail parquedasdunas@rn.gov.br ou diretamente na administração do Parque, de terça a sexta, das 7h30 às 13h. Para a realização das trilhas é necessário um grupo mínimo de cinco pessoas. As trilhas também podem ser feitas aos fins de semana.

Plante árvores!

Plantar árvores é muito mais que uma simples atividade de distração nesse período, é um compromisso com o meio ambiente e com nossa qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros, como arborização, sombra, absorção de gás carbônico, umidade do ar, recuperação de áreas degradadas, dentre muitos outros. O Parque das Dunas, através do Viveiro, realiza doação de mudas, como espécies de Pau-brasil, Ipês, Juazeiro e Ubaia-doce. Cada pessoa pode receber até duas mudas por mês. Entre em contato com o Parque e obtenha a sua! Plantar árvores é gerar vidas.

Contato Parque: 3201-3985 | E-mail: parquedasdunas@rn.gov.br

Sala de Exposição: conheça nossa biodiversidade

Quando visitar o Parque das Dunas, lembre-se de conferir a Sala de Exposição, localizada no prédio da administração da Unidade. O espaço está dividido em sala da Mata Atlântica Simulada e Sala das Dunas. Nestes dois lugares, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nas valiosas informações acerca da biodiversidade da Unidade de Conservação, importância da preservação da natureza e sensibilização no que diz respeito ao meio ambiente. A sala de exposição funciona de terça a domingo, das 8h às 17h30, incluindo dias de feriado.

Jornada no Bosque

Além de trilhas, piqueniques, caminhadas e contemplação que podemos fazer no Parque das Dunas, foi lançado um jogo virtual que é uma verdadeira aventura no bosque. Com desafios existentes no jogo de realidade aumentada, com o “Jornada no Bosque” é possível aprender bastante sobre a diversidade da fauna e da flora que compõem o Parque das Dunas. O jogo oferece uma experiência de imersão e interatividade com o espaço, proporcionando uma aproximação com a natureza, e é parte integrante do programa “Jornada no Bosque – A Natureza na Cidade”. Conheça mais em: www.institutocasadagua.org

Já viu de perto a beleza dos corais?

Na Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais (APARC), é possível realizar passeios e mergulhos nos Parrachos de Maracajaú, Rio do Fogo e Perobas. Mergulhar nas piscinas naturais no meio do oceano é uma experiência única! Distantes a poucos quilômetros da costa, os Parrachos se transformam em uma imensa piscina natural de água cristalina na maré baixa.

Os passeios são controlados pelo Idema, através do cadastramento dos operadores das comunidades e empresas de turismo.

Visite o Maior Cajueiro do Mundo

Desde 1994, o Cajueiro de Pirangi está no livro dos Recordes como o Maior Cajueiro do Mundo. Com seus 131 anos recém-completados, ele fica na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 8.500 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. No espaço é possível aprender sobre a planta e suas características, através de uma explanação feita por um orientador turístico. O Cajueiro é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30. A entrada custa R$8,00.

Fique ligado na Balneabilidade das praias!

Semanalmente, às sextas-feiras, o Idema, em parceria com o IFRN, divulga o boletim da Balneabilidade, que consiste no resultado do estudo feito em 33 pontos do estado, classificando-os como próprios ou impróprios para banho. Fique de olho na qualidade das águas e aproveite o verão curtindo nossas praias. Não se esqueça de passar protetor solar, mantenha-se hidratado e não esqueça, também, de jogar seu lixo em lugar adequado. O boletim da Balneabilidade está disponível no site: www.idema.rn.gov.br

Ajude-nos a combater crimes ambientais!

A decisão de proteger o meio ambiente é uma tarefa de todos. O serviço “Alô Idema” é uma maneira de você denunciar infrações ambientais no RN. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita pelo telefone 0800.281.1975. Além deste número, o contato com a equipe de fiscalização do Idema pode ser feito através do 3232-7004 e também através do e-mail aloidema@rn.gov.br.

Aproveite o verão com atividades benéficas para você e para o meio ambiente! Nosso planeta agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário