quinta-feira, 25 de março de 2021

Anvisa autoriza Butantan a fazer testes com soro contra a Covid-19 em humanos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta quarta-feira, autorização para que o Instituto Butantan realize pesquisas clínicas com um soro hiperimune desenvolvido para o tratamento contra a Covid-19. Para iniciar as pesquisas, no entanto, o Butantan ainda precisa enviar informações complementares exigidas pela agência.

Ao contrário da vacina, que atua para impedir as pessoas de contraírem uma doença, a função do soro é auxiliar no tratamento de pessoas que já foram infectadas. O soro hiperimune para a Covid-19 foi obtido a partir do isolamento do novo coronavírus em um ser humano. Depois disso, o novo coronavírus foi “cultivado” em cobaias animais. Neste processo, os animais produziram anticorpos. O soro é obtido a partir da extração desses anticorpos a partir do plasma obtido no sangue dos animais

Esta será a primeira o soro produzido pelo Butantan será testado em seres humanos. Até o momento, ele só havia sido testado em animais. O pedido de autorização da pesquisa foi feito pelo instituto no dia 2 de março.

O Instituto Butantan tem longa experiência na produção de soros, especialmente os antiofídicos. O Butantan também é responsável pelo desenvolvimento e fabricação da vacina CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A vacina é uma das que estão autorizadas pela Anvisa para a imunização contra a Covid-19 no país.

Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário