quinta-feira, 29 de abril de 2021

Lagoa Nova celebra 48 anos da Biblioteca Bernadete Xavier

A Prefeitura de Lagoa Nova celebrou, na última segunda-feira (26), os 48 anos da Biblioteca Municipal Bernadete Xavier Gomes. O evento aconteceu de forma remota e contou com a presença do prefeito Luciano Santos, presidente da Câmara Lourival Adão e vereadores, Ana Karenine representando o SESI, Sueli Fernandes representando a 9ª Dired, gestores escolares e outras autoridades. A programação que foi divida em duas partes, foi conduzida no 1° momento pela secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Desenvolvimento Econômico Josiane Gomes, e no 2° momento pela Bacharel em Biblioteconomia Nina Davi e as professoras Adelaide e Ana Paula Bezerra. Durante a reunião foi apresentado um vídeo documentário que conta a história do espaço.

A boa notícia anunciada de forma oficial pelo prefeito Luciano Santos, foi que o município será contemplado com a moderna Biblioteca Indústria do Conhecimento do Projeto Sesi Tec, com investimentos na ordem de R$ 384 mil. O projeto contempla a edificação de uma estrutura que possibilita o desenvolvimento de habilidades como autonomia, criatividade, pensamento crítico e colaborativo – fundamentais para o mundo do Século XXI. É também um espaço de aprendizagem para o fazer criativo, cultura maker, trabalho em redes, foco no Steam.

Fundada em 26 de abril de 1973, a Biblioteca Municipal Bernadete Xavier Gomes, é um marco histórico na dedicação à educação e cultura dos lagoanovenses. As Bibliotecas públicas foram criadas em razão da convocação do Instituto Nacional do Livro. Em Lagoa Nova, datava a época da gestão do prefeito João Luís (in memorian), que após realizar a adesão do convênio baixou um decreto municipal, que dentre seus efeitos tinha a obrigatoriedade de comprar os primeiros volumes de livros.

O nome da Biblioteca, foi escolhido em homenagem a jovem professora Bernadete Xavier Gomes, que após ser acometida com câncer dedicou-se a uma Cruzada de combate a doença no Brasil. Bernadete, nasceu no dia 26 de Novembro de 1927, no território de Lagoa Nova que a época ainda pertencia a Currais Novos e faleceu em 09 de Fevereiro de 1958 no Hospital Saint Michel Paris-França. Parente da homenageada, Antonio Xavier, acompanhou toda cerimônia em alusão aos 48 anos do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário