quinta-feira, 28 de abril de 2022

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai em Pirassununga; piloto e mecânico ejetam e são resgatados

Foto: reprodução

Um Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça caiu, na tarde desta quarta-feira (27), em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), após apresentar problemas técnicos. Os dois tripulantes, o piloto e um mecânico, conseguiram ejetar antes da queda e foram resgatados pelo helicóptero da equipe de resgate da AFA.

De acordo com informações da Força Aérea, ambos estão bem e passam por exames no hospital da AFA. Moradores da região registraram a fumaça e o momento do resgate.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) informou que uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) foi ao local para apurar o que causou o acidente.

Super Tucano A-29

O A-29 é usado para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil.

Em março de 2013, os pilotos da FAB iniciaram os treinamentos com o modelo, que substituiu o Tucano T-27, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.

 

Modelo Super Tucano A-29 da Esquadrilha Fumaça que caiu em Pirassununga nesta quarta — Foto: Fabio Rodrigues/ G1/Arquivo

A esquadrilha foi reconhecida como unidade da FAB em 1963. Treze anos depois foi desativada e só voltou em 1983. Em seguida recebeu o Tucano T-27, fabricado no país.

A história da esquadrilha começou no Rio de Janeiro, quando instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em grupo nas horas de folga. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio de 1952. Três anos mais tarde, a Esquadrilha ganhou os próprios aviões.

Nota da FAB

Confira o posicionamento completo da FAB:

“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da FAB, acidentou-se nesta quarta-feira, por volta das 14h15, em área desabitada no interior da AFA, em Pirassununga (SP).

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência”.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário