sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Região do Seridó ganha associação de produtores de queijos artesanais

A produção de queijo de manteiga é um dos destaques da economia da região Seridó, no Rio Grande do Norte, que já é reconhecida nacionalmente pelos seus bordados. Iguaria de tradição secular, o queijo de manteiga também é apreciado em todo o país e integra um dos pilares para a região se posicionar como a segunda maior bacia leiteira do Rio Grande do Norte.

Agora, os queijeiros locais buscam estratégias para valorização deste produto artesanal, como a obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG). O primeiro passo foi dado nesta quarta-feira (24), com a criação da Associação dos Produtores de Queijo do Seridó (Amaqueijo).

A entidade já começa com 17 produtores associados, cuja adesão ocorreu na assembleia de formação, que fez parte da programação do 1º Seminário sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Realizado em Caicó, o evento foi promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e instituições parceiras. O seminário foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.

O seminário contou com a presença de representantes de vários órgãos, como a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), o Centro de Tecnologia do Queijo do IFRN – Campus Currais Novos, Banco do Nordeste, Emater, Idiarn, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Regional, Senar, Ufersa e UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário