quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Eleição 2022 não terá pesquisa boca de urna

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O 1º turno da eleição de 2022 não terá pesquisa de boca de urna para presidente pela 1ª vez desde a redemocratização. O levantamento é aquele realizado com eleitores na porta de suas seções eleitorais e divulgados quando as urnas são lacradas, no dia do pleito, a partir das 17h.

Rompendo tradição histórica do Ibope, o Ipec – fundado por ex-executivos da antiga empresa, que fechou as portas em 2021 – decidiu não enviar pesquisadores às ruas no dia da eleição.

O Datafolha, empresa do Grupo Folha, realizou pesquisas boca de urna de 1989 a 2000. Depois, decidiu não mais fazer levantamentos do tipo – que são normalmente mais caros e trabalhosos pela necessidade de entrevistar muitas pessoas em um poucas horas.

A Quaest, que adota metodologia similar ao Ipec, também não fará pesquisa no domingo (2.out). “Não faz sentido [fazer o levantamento], dado que é muito caro e o resultado oficial sai logo em seguida”, diz Felipe Nunes, CEO da empresa.

As pesquisas de boca de urna só podem ser divulgadas a partir das 17h do dia da eleição, para evitar influência na opinião pública. Em 2018, o Ibope foi a única empresa a divulgar um estudo do tipo no 1º turno.

Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário