quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Mudanças em Capela de cidade na região Seridó desagrada fiés

 Uma decisão tomada recentemente envolvendo a paroquia de Sant´Ana em Santana do Matos, desmembrando a capela de São Pedro na cidade de Bodó, da qual fazia parte passando a mesma a pertencer a Paroquia de São João Batista de Cerro Corá, e consequentemente a capela saindo da arquidiocese de Natal passando a pertencer a arquidiocese de Caico, acabou desagradando fiés do nosso vizinho município, para alguns esta mudança não deveria ter acontecido pois assim acaba com uma parte da cultura, vivência, tradição e a história de um povo.

Em uma postagem em rede social a moradora daquela cidade disse: "Uma comunidade que era tão amada pelo Monsenhor Monteiro, lembro do dia que Monsenhor Monteiro colocou o primeiro tijolo para a construção da nossa casa paroquial e hoje está aí a tão sonhada casa. ". Postou a senhora Rosângela Ribeiro em sua rede social.

Acompanhe sua publicação... 


 

Bom dia a todos.
Durante a semana que passou, ouvi muitos relatos, opiniões a respeito das mudanças que vai acontecer na capela de São Pedro. Uns opinam, outros se calam,cada um tem sua opinião, outras pessoas nao tem nem conhecimento do fato, melhor falando a maioria da comunidade. Tudo isso me fez refletir e saber que as vezes a vida nos coloca diante de uma situação que não vamos ter o controle. Tem coisas que por mais que a gente não entenda, vai acontecer de uma forma que não imaginávamos. A nossa cultura, vivência e tradição, vai ficar na lembrança.A história de um povo, a sua religiosidade. A comunidade de Bodó, que foi amada e especial para Monsenhor Monteiro, que tinha um carinho enorme por este povo, vai ser desligada da paroquia de Nossa Senhora Santana de Santana do Matos.Tentaram a primeira vez e não conseguiram,agora dizem já está tudo pronto.Lembro que para ter um padre residindo aqui, teríamos que ter uma casa paroquial. Padre Josino começou a construção e terminou, nao deixou pela metade. Não foi fácil, a comunidade fez o possível e conseguimos. Lembro do dia que Monsenhor Monteiro colocou o primeiro tijolo para a construção da nossa casa paroquial e hoje está aí a tao sonhada casa. Após a construção vieram seminaristas, diáconos e finalmente o tao sonhado dia da chegada de um padre para esta comunidade. E a comunidade acolheu todos com muito amor. E agora? Tudo vai mudar? "só quem conhece entederá.Há os tempos mudaram. Sim, mudou mesmo para alguns que dizem Bodó não ter condições de manter um padre. História, tem condições sim, eu acredito no meu povo e pode melhorar cada vez mais, mais é preciso existir perseverança.Cerro Cora são 11 Km e para Santana são 38 Km, por acaso vem a pé? São justificativas entre outras que deixa um ponto de interrogação. Diante de toda essa situação eu tenho apenas uma certeza que Monsenhor Monteiro amou verdadeiramente este lugar e jamais nos deixaria. Se a missão é apascentar as ovelhas, porque querem nos separar? Venho através desta com todo respeito pedir a Dom Jaime, que tenha por Bodó o mesmo olhar e carinho que Monselhor Monteiro teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário