Vejam o convite na integra...
sexta-feira, 28 de junho de 2024
Paroquia Santuário de Sant`Ana faz um convite a todos os santanenses catòlicos
“Boca da Noite”: nove atrações encerram o Mossoró Cidade Junina neste sábado
Foto: PMM
Atraindo grandes públicos ao longo do mês de junho, o “Mossoró Cidade Junina” encerra sua edição de 2024 neste sábado (29), Dia de São Pedro, com o tradicional “Boca da Noite”, evento que finaliza o evento. Nove atrações estarão em trios elétricos animando a multidão no Corredor Cultural, localizado na avenida Rio Branco.
O “Boca da Noite” começa pontualmente às 18 horas. Um dos grandes nomes do “Boca Noite” é o cantor Léo Santana. Também se apresentam Thabata Mendes, Abiel, Lucas Lima, João Neto Pegadão, Banda Bakulejo, Maxon Comando e Forró com Ella e Muny Santos.
Um grande efetivo de segurança está sendo montado para o evento. Para a segurança do público que prestigiará o “Boca da Noite”, a Prefeitura de Mossoró informa o que pode e o que não pode levar para o Corredor Cultural, local onde ocorre a festa.
Não é permitido garrafa de vidro, objetos cortantes, como, por exemplo, tesouras e mesa. Pode bebida em lata, garrafa pet e cooler e bolsa térmica (entrada específica para revista).
Atrações do Boca da Noite 2024:
– Mozão
– Abiel
– Thabata Mendes
– Léo Santana
– Lucas Lima
– João Neto Pegadão
– Banda Bakulejo
– Maxon Comando e Forró com Ella
– Muny Santos
Tribuna do Norte
Licitação: Caern realizará pregão eletrônico para serviço entre cidades de Itajá e Angicos
Tem a finalidade de promover a contratação de serviço comum de engenharia para ampliação da quantidade de pilares e reforço estrutural das bases de sustentação dos pilares existentes do trecho aéreo DN 500 milímetros da Adutora Sertão Central Cabugi (foto), localizado entre os municípios de Itajá e Angicos, uma licitação pública eletrônica anunciada nesta quinta-feira (27) pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).
O aviso pertinente ao certame é publicado através do Diário Oficial do Estado, assinado pelo Assessor de Editais e Contratos da empresa estatal, Diogo Breno Oliveira Morais.
O procedimento digital está programado 9h do dia 24 de julho próximo, uma quarta-feira.
Lagoa Nova: Vereador Erivan Filho apresenta ofício de renúncia ao mandato
Na manhã desta quinta-feira (27), o plenário da Câmara de Vereadores de Lagoa Nova, o vereador Erivan de Souza Costa Filho, apresentou o ofício 001/2024, no qual oficializa sua renúncia ao mandato parlamentar.
Com a renúncia de Erivan Filho, abre-se uma vaga para o primeiro suplente, João Alves Galvão Jr., que agora aguarda os trâmites legais para assumir o cargo. João Alves Galvão Jr. deverá cumprir o restante do mandato, trazendo novas perspectivas no tocante aos trabalhos legislativos da casa.
A renúncia e a futura posse de João Alves Galvão Jr. serão seguidas atentamente pela população, que espera continuidade nas ações e projetos voltados para o cidade de Lagoa Nova.
*LagoaNovaDestaque
É Inaugurada Em Jucurutu Reforma e Ampliação de Hospital Maternidade
Em evento público promovido na manhã desta quinta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Jucurutu entregou à população a reforma e ampliação do Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos, obra iniciada em 2016, na gestão de George Queiroz, e concluída pela atual administração.
Os serviços no espaço representam um dos grandes avanços do governo jucurutuense na área da saúde. “Todo município desejaria ter um hospital desse tamanho e com essa qualidade”, disse o prefeito Iogo Queiroz, citando a alegria e a honra em proporcionar o momento.
Dentre outras melhorias, o gestor foi o responsável pela compra de um novo gerador elétrico para a unidade, pela reestruturação da copa e do centro cirúrgico, bem como pela compra de novos equipamentos para o laboratório.
A secretária Mirelle Antunes lembrou que o local, hoje com 125 colaboradores, alcança números expressivos em atendimento. “O hospital de Jucurutu é uma instituição respeitada na região e no Estado”, externou.
Presentes na inauguração, aberta pela Filarmônica Francisco Batista do Santos Lula, estiveram o deputado estadual Nelter Queiroz; o médico e ex-gestor Luciano Lopes; o também ex-prefeito Nelson Queiroz Júnior; o assessor do senador Styvenson Valentim, Pablo Cassiano; vereadores; secretariado; demais funcionários; representantes de entidades e sociedade em geral.
Antes da bênção do espaço pelo diácono Helimário Moreira, Iogo anunciou mais aquisições durante o seu discurso, ao assinar ordens de compra para um aparelho de raio-X, uma autoclave e alguns veículos (incluindo duas ambulâncias e uma retroescavadeira). Investimentos que contabilizam R$ 1.545.580,00, oriundos de emendas e recursos da municipalidade. O administrador citou ainda que, em breve, haverá 65 câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade.
A construção de um novo cemitério público e a implantação de energia solar nos prédios municipais foram objetos de assinatura de ordens de serviço. A autossuficiência em eletricidade demandou uma contratação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de mais de R$ 7 milhões de reais, havendo três anos de carência e um prazo de quitação de dez anos.
DOIS BANDIDOS MORREM EM CONFRONTO COM A PM APÓS ROUBO A RESIDÊNCIA NA CIDADE DE AREIA BRANCA/RN.
O Copom radiou a ocorrência recebida via 190 para as composições das guarnições policiais do teatro operacional do dia em serviço em Mossoró e de Areia Branca, foi enviado reforço policial do 12º Batalhão de Policia coordenado pelo 1º Sargento Renixon coordenado de policiamento do dia, para atender a ocorrência do roubo a residência na Praia de Cristovam.
Momento que os militares se depararam com o veículo da família ocupado pelos bandidos na BR 110, havendo uma perseguição e troca de tiros entre bandidos e policiais militares, dois suspeitos ainda não identificados foram alvejados no revide a injusta agressão pelos militares e socorridos nas próprias viaturas da policia para o Hospital Sara Kubitscheck em Areia ⁴Branca, mas não resistiram e morreram ao chegarem naquela unidade hospitalar.
Além de objetos e o veículo da família subtraído no roubo, foram recuperados pelos militares e apreendidos 01 escopeta calibre 12, com 10 cartuchos do mesmo calibre, sendo 01 deflagrado, 01 revolver calibre 38, com 06 munições, sendo 05 deflagradas.
A ocorrência foi apresentada a equipe da 42ª Delegacia de Policia Civil da Cidade de Areia Branca, para os procedimentos cabíveis e legais na forma da lei.
Mandante da chacina em Viçosa do Ceará é preso no Mato Grosso do Sul
O mandante da chacina em Viçosa do Ceará foi preso na tarde desta quinta-feira (27), no Mato Grosso do Sul. O homem, de identidade ainda não revelada, estava em um veículo modelo Honda Fit e foi abordado na cidade de Jaraguari, km 530, da BR-163.
O suspeito tem 41 anos e tentava fugir para a Bolívia quando foi capturado. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele possui passagens por tráfico de drogas, roubo, furto de veículo e posse e porte ilegal de arma de fogo.
A reportagem do Diário do Nordeste apurou que a captura aconteceu por meio de uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Ceará (PCCE), da Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-CE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Mato Grosso do Sul.
No momento da abordagem, ele apresentou um documento falso. O homem foi conduzido para uma unidade policial, no MS, para ser ouvido e autuado por uso de documento falso.PRISÃO NO PARÁ
Também nesta quinta-feira (27), foi preso outro suspeito de participar diretamente do massacre que deixou oito mortos, no ataque em praça pública, na última quinta-feira (20). Com ele, os policiais civis do Ceará apreenderam uma caminhonete Hilux utilizada no dia do crime e também na fuga dos criminosos do Estado.
Um terceiro suspeito pela chacina já tinha sido preso no Piauí. Eles seguem à disposição da Justiça.Um rompimento com um grupo armado e uma dívida de drogas e de armamentos teriam motivado o massacre em praça pública. As informações apontam que a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria por trás do ataque. O alvo da ação seria Ana Caroline de Sousa Rocha, de 23 anos, que recentemente teria se vinculado ao Comando Vermelho (CV).'Carol' estaria no comando do tráfico de drogas de um bairro do município. A investigação, ainda no início, indica que "ela foi o pivô da situação" e que estaria devendo quatro armas e drogas.VÍTIMAS FORAM ENFILEIRADAS ANTES DE SEREM MORTAS
Conforme vídeo de câmeras de segurança instaladas no entorno da praça, as vítimas estavam em um bar, ao lado da praça, quando os suspeitos chegaram de carro e de motocicletas no local.
Os atiradores teriam retirado as vítimas do bar e colocado o grupo enfileirado na praça. Em seguida, os suspeitos dispararam contra nove pessoas.
O secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, foi até a cidade de Viçosa no dia do ataque para acompanhar de perto as diligências do caso. Em coletiva à imprensa, ele reiterou que "a linha é de envolvimento com o tráfico de drogas, sem dúvida".
Do Diário do Nordeste
NELTER CELEBRA RETORNO DE VIVALDO COSTA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O Deputado Nelter Queiroz almoçou com Vivaldo Costa, nesta quinta-feira (27/06), e o parabenizou pela volta a Assembleia Legislativa. Nelter, que é adversário de George Soares, disse que votou nele para conselheiro Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) por Vivaldo. Aos 84 anos, Vivaldo Costa assumirá novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa graças a eleição de George Soares para o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN).
Agricultor morre em acidente com trator durante trabalho em silagem na zona rural de Mossoró
Na manhã de quinta-feira, 27 de junho de 2024, a Policia Militar por meio do 2º Batalhão de Policia Militar da Cidade de Mossoró no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, foi acionada para atender uma ocorrência na Comunidade de Alagoinha na Zona Rural da Cidade, onde as informações davam conta que, um homem de aproximadamente 60 anos de idade, identificado como sendo: ALDECIR FERREIRA DE LIMA, teria sido vitima de um acidente de trabalho, o trator teria virado e esmagado o mesmo.
Quando os militares do 2º BPM chegaram ao local constataram a veracidade da informação, seu ALDECIR estava embaixo do pneu do trator em óbito, os policiais passaram a isolarar a área do sinistro e acionaram a equipe do ITEP e Policia civil ao local, para os procedimentos cabíveis.
A equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP realizaram os procedimentos periciais no local do acidente de trabalho fatal e remoção do cadável da vitima para sua sede, onde será necropsiado e liberado para familiares realizarem o seu sepultamento.
O inquérito policial para apurar o caso do acidente, será instaurado pela equipe da 39ª Delegacia Distrital de Policia Civil de Mossoró no Oeste Potiguar.
Hospital Regional de Currais Novos chega a 100 cirurgias bariátricas realizadas
Ao completar um ano de oferta de cirurgias bariátricas, o Hospital Regional Mariano Coelho (HRMC), em Currais Novos, alcança o marco de 100 procedimentos realizados. A unidade é a primeira da rede pública estadual a dispor desse serviço no interior do Rio Grande do Norte, transformando com segurança e resolutividade a vida de pacientes que conviviam com obesidade e com outros problemas de saúde a ela relacionados.
Antes da realização das cirurgias bariátricas no Hospital Regional de Currais Novos, os pacientes precisavam se deslocar para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, que continua responsável pelo atendimento dos casos mais complexos. Essas são as duas unidades do SUS/RN que dispõem desse serviço. Inicialmente, o HRMC atendia apenas à população do Seridó, mas hoje já assiste outras regiões do estado, com uma média mensal de 20 cirurgias bariátricas. A meta é expandir ainda mais a oferta, por meio da ampliação do centro cirúrgico.
“Além de fortalecer a regionalização, por meio da descentralização do serviço, a oferta das cirurgias bariátricas no HRMC possibilita uma maior agilidade nos atendimentos aos pacientes que sofrem com obesidade e necessitam do procedimento, trazendo-lhes grandes benefícios, já que muitos apresentam comorbidades e risco de vida”, ressaltou a diretora geral da unidade, Lígia Daiana.
Fluxo
O paciente deve inicialmente ser acompanhado na Atenção Primária à Saúde (APS), onde terá oportunidade de experimentar alternativas de tratamento, como a mudança de hábitos alimentares, aliada à atividade física e outras condutas. O paciente sem resposta positiva para essas tentativas será encaminhado para tratamento cirúrgico. A equipe que o acompanha irá preencher um formulário onde constará todo o histórico de tratamentos adotados, perfil socioeconômico e de saúde do paciente. Após cumpridos todos os protocolos, o Huol faz uma triagem e, caso o paciente esteja em condições de ser cirurgiado no HRMC, será inserido no sistema Regula Cirurgia. A partir daí ele será preparado pela equipe da APS.
O primeiro agendamento é feito pela regulação da Sesap e os demais agendamentos são feitos pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, que informa a data e todas as orientações sobre os documentos necessários, além de cuidados pré-operatórios. Uma vez realizada a cirurgia, o paciente permanece entre 24 e 48 horas no hospital, e após a alta médica será acompanhado pela equipe multiprofissional do hospital em consultas ambulatoriais, com a participação da APS.
José Agripino critica saída de Salatiel do União Brasil e prestigia Kátia Pires
Em entrevista ao RN No Ar, na TV Tropical, na quarta-feira (27), o presidente do União Brasil, José Agripino Maia, criticou a forma como Salatiel de Souza anunciou a saída do partido e a filiação ao Partido Liberal (PL). Ele ainda prestigiou a pré-candidata à vice-prefeita Parnamirim, Kátia Pires, que é presidente do diretório do partido no município.
"Salatiel foi vereador e foi caçado. Voltou à atividade onde é competente, que é a de comunicador. Onde encontrou guarida? Na Tropical, na rádio Mix e na TV Tropical, que fez com ele tivesse, com seu talento, presença, tivesse remuneração, tivesse prestígio. Passaram anos, muito tempo. Ele me dizia que inelegibilidade dele iria passar e que ele era pré-candidato a prefeito de Parnamirim", contou.
No entanto, segundo o ex-senador, o comunicador se limitou a apenas informar que já estava filiado ao PL e que seria anunciado pré-candidato. "De repente, não mais do que de repente, Salatiel, a quem a Tropical recebeu e tratou bem durante todo esse tempo, entrou em minha sala, depois de algumas reuniões, para me comunicar que estava filiado ao PL e que seria anunciado candidato a prefeito no dia seguinte. Eu recebi a comunicação e não disse nada", revelou.
A decisão de Salatiel pegou de surpresa o partido, já que havia um acordo com a atual vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, para que ambos tomassem uma decisão em conjunto. Ele ainda endossou as críticas à postura. "Depois de tudo que se havia conversado, de tudo que havíamos feito por ele, eu recebi uma comunicação de que teria se filiado ao PL e seria anunciado no dia seguinte. Os dois conversavam o tempo todo e tomaram o compromisso de tomar a decisão em conjunto. E as conversas anteriores que tinham havido entre ele e Kátia Pires? Ficavam como? E ela ficava como? Eu ia entregar essa moça, que é presidente no diretório municipal do partido em Parnamirim, entregue à própria sorte?", declarou.
"Só se eu não me chamasse José Agripino. Nunca fiz isso na minha vida. Nunca fui incorreto com quem é correto comigo. Ela é correligionária da vida inteira. Eu disse: 'Kátia você vai decidir o que vamos fazer. Eu não vou obrigar, em hipótese alguma, a você seguir um caminho que não seja conveniente. Você não tem obrigação nenhuma de apoiar um candidato de outro partido que fez com você diferente do que combinou'", acrescentou.
Após novos diálogos e encontros, Kátia Pires decidiu que será candidata a vice-prefeita na chapa com a Professora Nilda (Solidariedade), que lidera as intenções de votos nas pesquisas realizadas no município. A chapa lançada nesta quinta-feira (27), às 18 horas. "Ela entendeu bem e se entendeu com a Professora Nilda e fizeram uma aliança que eu já aprovei, que será anunciada como uma pré-candidatura de uma chapa que tem enormes chances de ganhar em Parnamirim", atestou.
Luto: falecimento de Neto Bitencort, empresário do ramo de academias, gera grande comoção
Uma notícia triste marcou o começo da tarde desta quinta-feira (27). Neto Bitencort, empresário do ramo de academias, faleceu. A informação foi confirmada, causando grande comoção nas redes sociais.
Neto era proprietário da Noova Storie Fitness e tinha negócios em Currais Novos, Parelhas, Caicó, Santa Cruz e Patos.
Nas redes sociais da Academia Noova de Currais Novos apenas uma informação que as atividades estavam encerradas nesta quinta-feira e que breve trarão novas informações.
Fonte: Ismael Medeiros
quinta-feira, 27 de junho de 2024
SUPREMO FIXA 40 GRAMAS DE MACONHA PARA DIFERENCIAR USUÁRIO DE TRAFICANTE
O Supremo Tribunal Federal (STF)
decidiu, nesta quarta-feira (26/06), fixar em 40 gramas a quantidade de
maconha para caracterizar porte para uso pessoal e diferenciar usuários e
traficantes. A definição é um desdobramento do julgamento no qual a Corte
decidiu o porte de maconha para uso pessoal. A decisão não legaliza o uso da maconha,
ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público, mas as
consequências do porte passam a ter natureza administrativa, e não criminal. A
decisão também não impede abordagens policiais, e a apreensão da droga. Nesses
casos, os policiais deverão notificar o usuário para comparecer à
Justiça.
Zenaide relatora: Senado aprova funcionamento de três rádios comunitárias no Rio Grande do Norte
A Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado aprovou, nesta quarta-feira (19), três projetos de decreto legislativo relatados pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN) autorizando ou renovando a autorização de funcionamento de três rádios comunitárias em municípios do Rio Grande do Norte: Coronel Ezequiel, Ouro Branco e São Rafael. As matérias seguem para sanção da Presidência da República.
São eles:
PDL 968/2021 – Aprova o ato que renova a autorização outorgada à Associação Assistencial Cultural Irmã Eliza para executar serviço de radiodifusão comunitária no município de Coronel Ezequiel;
PDL 426/2021 – Aprova o ato que renova a autorização outorgada à Associação Comunitária de Comunicação Manairama para executar serviço de radiodifusão comunitária no município de Ouro Branco;
PDL 489/2019 – Aprova o ato que outorga autorização à Associação de Radiodifusão Comunitária Nossa FM para executar serviço de radiodifusão comunitária no município de São Rafael.
A senadora destacou a importância da radiodifusão no interior do Brasil, muitas vezes significando um elemento de união cultural das comunidades e municípios, além de canal de veiculação das demandas e realizações das localidades em cada região.
Fux: “Decidir maconha sem regular e deixar população nas mãos do tráfico?”
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, cobrou na quarta-feira (26), que os “poderes com expertise” regulem o porte de maconha para uso pessoal. Um dia depois de a Corte, dividida, decidir que não é crime portar a droga – em quantidade ainda não definida – para consumo, Fux ponderou ao Estadão: “Decidir a questão da maconha sem regulação e deixar a população nas mãos do narcotráfico? Quem pode produzir? Quem pode distribuir? Quem pode vender?”
Ao Estadão, o ministro ressaltou que votou, no julgamento da
terça (25) “com deferência ao legislativo e aos órgãos técnicos, como a
Agência Nacional de Vigilância Sanitária”. No plenário, o ministro
afirmou que o Brasil não tem “governo de juízes”. “Os juízes não são
eleitos e, portanto, não exprimem a vontade e o sentimento
constitucional do povo”, declarou nesta quarta.
Fuz entende que não cabe ao STF decidir sobre questões como a do
porte de maconha. “Essa tarefa é do Congresso, razão pela qual não é o
STF que deve dar a palavra final nas questões em que há dissenso moral e
científico. Cabe ao Legislativo, que é a instância hegemônica num
Estado Democrático”, ponderou.
Ele demonstra preocupação com os “malefícios da cannabis” e defende um posicionamento da Anvisa sobre o tema. “Há uma sólida corrente na ciência que aponta o uso da canabis com alto teor de THC como causa de depressão, esquizofrenia e síndrome amotivacional. Urge que os poderes com expertise regulem o tema”, conclamou o ministro.
VOTOS
O argumento de Fux vai na linha do voto que
ele proferiu nesta terça (25) quando o STF formou maioria para
descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Oito ministros
defenderam que o porte da droga para consumo próprio não é crime, com
nuances entre os posicionamentos.
Desses oito magistrados, seis – Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso,
Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber (já aposentada) e Cármen
Lúcia – consideraram que parte da Lei de Drogas é inconstitucional e
precisa ficar claro que o porte de maconha por usuários não é crime. Fux
acompanhou Dias Toffoli e entendeu que a Lei de Drogas já não tratou do
tema como crime.
Kassio Nunes Marques, Cristiano Zanin e André Mendonça votaram no
sentido de que a Lei de Drogas é constitucional e prevê o porte de
maconha para uso pessoal como crime punido com penas alternativas à
prisão.
DIVISÃO DE PODERES
Fux dedicou todo um capítulo de seu voto para tratar da “necessidade
de autocontenção e de respeito às capacidades institucionais”. Segundo o
ministro é necessário que os tribunais “atentem à sua natureza de
órgãos não submetidos ao escrutínio das urnas”.
O ministro avaliou que a discussão sobre a constitucionalidade da Lei
de Drogas e o porte para uso próprio envolve “amplo dissenso moral no
seio da sociedade”. “A ausência de amplo consenso sobre o tema exige da
Corte postura minimalista”, anotou. Segundo Fux, a Lei de Drogas tem
natureza de “norma em branco” e cabe à Anvisa especificar “quais são as
drogas cujo comércio e consumo deve ser submetido a um controle
especial”.
“Considero,por essas razões, inadequado que o Judiciário, adotando postura não deferente aos órgãos técnico-científicos detentores dos saberes sobre o tema,tome para si a tarefa de fixar quais são as substâncias e as quantidades que os indivíduos devem ser autorizados a adquirirou plantar,para consumo próprio. O dissenso científico sobre a matériaorienta a Corte a adotar postura minimalista, de não intervenção diretae de respeito às autoridades públicas competentens”, ressaltou.
STF limita 40g de maconha para usuário
Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira o julgamento do tema e definiu que devem ser qualificados como usuários quem portar até 40g ou seis plantas-fêmea de cannabis, até que o Congresso nacional legisle sobre essa quantia.
Pela tese fixada pelo Supremo, as pessoas consideradas usuárias
que sejam flagradas portando maconha não serão mais obrigadas à
prestação de serviços à comunidade, mas serão submetidas a medidas que
não tenham caráter penal, como o comparecimento a cursos educativos ou
advertências sobre o uso de drogas.
Além disso, a substância — que continua sendo considerada ilícita
— será apreendida. O porte para consumo pessoal, pela tese que foi
aprovada, deixou de ser uma infração penal e, assim, o usuário deixa de
ter um registro criminal (deixa de ser “fichado”) pelas autoridades
policiais.
Polícia Civil prende membros de facção que participaram dos ataques criminosos do ano passado no RN
A Polícia Civil cumpriu nesta quarta-feira (26) quatro mandados judiciais, sendo dois de prisão e dois de busca e apreensão, contra dois homens de 23 anos investigados por organização criminosa. As prisões aconteceram no bairro Santo Antônio, em Mossoró.
De acordo com as investigações, os suspeitos, integrantes de uma facção criminosa, movimentaram mais de 20 armas de fogo e 50 quilos de maconha, skunk, crack e cocaína em menos de um mês. Além disso, ambos teriam participado dos atos criminosos no Rio Grande do Norte, ocorridos em março do ano passado.
Os dois homens foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Agricultores cobram fortalecimento das políticas públicas do RN
A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), em conjunto com 163 Sindicatos filiados, promoverá o 21º Grito da Terra do RN nesta quinta-feira (27). O evento é uma iniciativa para reivindicar junto ao poder executivo estadual a urgência na execução de políticas públicas que fortaleçam o setor agrícola familiar, incluindo o reordenamento agrário e investimentos em infraestrutura para o semiárido norte-rio-grandense.
A mobilização, que espera reunir mais de dois mil trabalhadores rurais de todas as regiões do estado, terá início com a concentração às 7h na marginal da BR-101, no entorno do Arena das Dunas, seguida por uma caminhada em direção à Governadoria, no Centro Administrativo, por volta das 9h. O objetivo principal é garantir que as demandas e necessidades dos agricultores familiares sejam ouvidas e atendidas pelo Governo Estadual.
Erivam do Carmo, presidente da Fetarn, destaca a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e solidário do Rio Grande do Norte: “Estamos comprometidos em assegurar que as políticas públicas beneficiem diretamente aqueles que são fundamentais para nossa segurança alimentar, conservação ambiental e desenvolvimento regional. Buscamos promover um ambiente mais justo e sustentável, através do reconhecimento da agricultura familiar como uma força vital na luta contra a pobreza e desigualdades”.
O 21º Grito da Terra do RN também busca sensibilizar a sociedade e os gestores públicos sobre a importância de investimentos contínuos no setor, visando melhorar a qualidade de vida e a produção agrícola das famílias rurais. A iniciativa reforça o compromisso da Fetarn em promover um desenvolvimento rural inclusivo e sustentável no estado.Adolescentes se afogam em praia na Zona Leste de Natal
Três jovens, na faixa dos 17 anos, se afogaram na tarde desta quarta-feira (26) na praia de Miami, localizada no bairro de Areia Preta, na Zona Leste de Natal. Uma das vítimas está desaparecida, uma segunda, que chegou a ser socorrida, não resistiu e morreu no local.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, um grupo de cinco amigos deixou o bairro do Golandim, na Zona Norte de Natal, para tomar banho na praia de Miami. Três, dos cinco amigos, entraram na água e logo começaram a se afogar. Um foi resgatado por um surfista e passa bem, o segundo foi resgatado pelos bombeiros com um procedimento de reanimação na areia da praia, mas morreu no local. Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e constatou o óbito.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) também precisou ser acionado para recolher o corpo do local.
O Corpo de Bombeiros finalizou as buscas pela terceira vítima por volta das 18h15 diante da baixa visibilidade. As buscas serão retomadas já no início da manhã desta quinta-feira (27).
Suspeito de incendiar morador de rua é detido em Natal
O suspeito de incendiar um homem em situação de rua, identificado apenas como Rafael, durante incidente ocorrido no domingo 23, sob o viaduto do bairro de Igapó, zona Norte de Natal, foi detido na manhã desta quarta-feira 26.
O suspeito foi capturado nas proximidades do local do crime e conduzido à 9ª Delegacia de Polícia (9ª DP) na zona Norte, onde prestou depoimento ao delegado de plantão. Até o momento, não há confirmação sobre sua permanência em custódia.
Testemunhas relataram que a vítima e o agressor pareciam estar discutindo momentos antes do incidente. Rapidamente, as chamas começaram a envolver o homem, que tentou desesperadamente apagá-las enquanto o agressor observava. Os gritos de socorro da vítima alertaram as pessoas próximas, que correram para ajudar o homem em meio ao fogo.
A vítima foi socorrida minutos após o ataque por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para o setor de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel, onde permanece internada.
Fonte: Agora RN
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Padre é afastado de paróquia de Boquim (SE) após amante pedir R$ 70 mil para não vazar fotos íntimas
Um padre foi afastado da Paróquia de Boquim, em Sergipe (SE), após seu amante pedir R$ 70 mil a ele para manter o relacionamento em segredo. O homem tentou extorquir a quantia para não vazar fotos e vídeos íntimos.
José Raimundo Soares Diniz era pároco da Paróquia Senhora Sant'Ana, e teve seu afastamento divulgado pela Diocese em nota oficial nas redes sociais. O texto fala em providências tomadas para resguardar os "direitos de todas as partes envolvidas, incluindo o sacerdote".
O caso foi descoberto após o padre denunciar a extorsão à Polícia. Ele marcou com o amante a entrega do dinheiro no último sábado (22), e avisou às autoridades, que realizaram a prisão em flagrante. O homem, no entanto, já está em liberdade após pagar fiança.
Segundo a denúncia, os encontros sexuais ocorriam dentro da paróquia entre o padre e o amante, que seria um servidor da Prefeitura de Boquim.Ataque em Fortaleza: "Fui atrás dos meus filhos e achei eles no chão", diz mãe de irmãos baleados
Dois irmãos de oito e 10 anos estão entre as vítimas da tentativa de chacina no Barroso, em Fortaleza. Thaynara Gomes, mãe dos sobreviventes (de identidades preservadas) , se reveza com familiares para acompanhar os meninos, que seguem hospitalizados, tendo um deles levado um tiro na cabeça.
Thaynara trabalhava em uma lanchonete próximo à Areninha e ouviu os disparos: "fui atrás dos meus filhos e achei eles no chão". Ela conta que era costume das crianças brincarem no local às quartas e sextas, e que os tios, também parentes de Daniel Levi Cardoso, 10, morto no ataque, acompanhavam as crianças no momento do crime.
Cinco dias após a tentativa de chacina, o filho mais novo de Thaynara permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de ter passado por uma cirurgia de urgência.
O irmão mais velho foi alvejado com um tiro no peito, que não atingiu nenhum órgão vital: "a bala entrou e saiu", explicou a mãe.
Amigos da família deram início a uma campanha para arrecadar doações às vítimas. Thaynara conta que todo o valor vem sendo usado para pagar o transporte diário de ida e volta ao hospital e, nos próximos dias, para comprar remédios e curativos.
10 pessoasforam baleadas e 2 morreram
'CENA DE TERROR'
Bruna Brandão, tia de Daniel Levi, contou presenciado uma "cena de terror": "foi muito repentino, rápido. Eles atiraram sem ter alvo, foram mais de 50 tiros. Peguei meu filho e corri. Quando cheguei lá e vi, parecia cena de terror. Vi o Danielzinho no chão. Era muito sangue. Ele já não respondia mais, já não estava mais respirando"
"Eu tinha acabado de ver ele sorrindo e no outro ele estava no caixão. A ficha não caiu de tudo o que aconteceu".
Além do menino, a dona de casa Francisca Ivone Vidal do Nascimento, de 48 anos, morreu na tentativa de chacina. Testemunhas contam que a vítima foi alvejada enquanto tentava defender as crianças.
SUSPEITOS PRESOS
As investigações da Polícia Civil do Ceará (PCCE) apontam que o crime foi motivado por uma guerra entre facções. Pelo menos cinco pessoas estariam envolvidas. 1 adolescente e quatro adultos foram capturados.
Os suspeitos pelo crime identificados até essa segunda-feira (24) são: Carla Germano Sales, conhecida como 'Bibi Perigosa' ou 'Peppa Pig'; Clenilson Ferreira de Brito, o 'Del'; Cesario Mariano da Silva Junior; Narcelio da Silva Pereira, o 'Cego'; e Victor Henrique Pereira Carneiro, o 'Viti'.
Todos eles são apontados como ex-integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), rasgaram a camisa, ou seja, saíram do CV, e passaram a integrar a 'Massa Carcerária' ou 'Tudo Neutro' (TDN).
Os suspeitos, conforme a reportagem apurou, "agem nas localidades do 'Barreirão', (no bairro Cajazeiras), e da Conquista, e estão atuando em conjunto nas ações criminosas".
Do Diário do Nordeste
Homem brinca de falso assalto e acaba morto com tiro na cabeça: ‘Perdeu, perdeu’
Foto: PCMG/Divulgação
Um homem de 48 anos foi morto após fazer uma “brincadeira” no trânsito de Uberaba, no Triângulo Mineiro, na noite da segunda-feira (24 de junho). Ele estava no carro com a esposa e o filho no momento do crime.
A vítima foi encontrada morta pela Polícia Militar sentada no banco do motorista do carro. O homem tinha uma lesão no lado esquerdo da cabeça ocasionada por um disparo de arma de fogo. A esposa do homem contou que o casal voltava de um supermercado e que o marido dirigia em baixa velocidade e emparelhou o carro com uma moto e gritou, em tom de brincadeira e deboche, “perdeu, perdeu”. Ele ainda riu para o motociclista e saiu. A mulher ainda alertou ao marido para ele não brincar daquela forma, já que tem gente que não gosta desse tipo de situação.
Quando o casal chegou no bairro Pontal, o motociclista parou ao lado do carro e o garupa atirou contra o motorista antes de fugirem. A mulher não percebeu que o marido foi alvejado, só que ele teria perdido o controle do carro, por isso ela pegou a direção do veículo e o estacionou. Só depois ela reparou que o companheiro foi baleado. O filho da vítima, de 13 anos, contou aos policiais que a arma usada no crime era possivelmente um revólver.
Imagens de câmeras de segurança foram disponibilizadas à PM na tentativa de localizar os suspeitos.
O corpo do homem foi removido para o IML e a perícia realizou os trabalhos de praxe.
Rogério Marinho confirma saída de Robinson Faria do PL e diz que deputado tem votado “alinhado” com o PT
O presidente do PL no Rio Grande do Norte, senador Rogério Marinho, admitiu na segunda-feira (24) que o partido vê as eleições de 2024 como um trampolim para 2026 – que é a maior prioridade da legenda.
Em entrevista à 98 FM, Rogério declarou que as alianças estabelecidas para as eleições de prefeito contemplam um acordo para que as lideranças políticas apoiadas neste ano retribuam o apoio em 2026, quando o PL pretende ter candidato para o Governo do Estado e para o Senado, além de pretender disputar a Presidência da República.
Ele citou que esse foi o teor da conversa que teve antes de anunciar apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire (União Brasil) para prefeito de Natal.
“A nossa conversa com o deputado Paulinho Freire passou por 2026. Tivemos uma conversa objetiva sobre o projeto que o PL tem de apresentar candidaturas majoritárias ao Senado da República, ao Governo do Estado e gostaríamos de ter essa afinidade concretizada no futuro. O nosso projeto leva em consideração os interesses, que nós achamos que são importantes, de preservar um legado que acreditamos ser virtuoso para o Brasil e que passa pela consolidação de apoios em 2024 que vão nos permitir uma vitória em 2026”, afirmou Rogério Marinho.
Licenciado do mandato pelos próximos quatro meses, para se dedicar à campanha eleitoral, o senador Rogério Marinho acrescentou que vai desempenhar um trabalho para conferir ao PL mais “nitidez ideológica” à sigla, de modo que os candidatos do partido sejam melhor identificados pelo eleitor.
Rogério disse também que o deputado federal Robinson Faria, que está votando “alinhado” com o PT, vai deixar o PL.
Informações: 98 FM
CORPO DE UM HOMEM FOI ENCONTRADO EM ASSU
O corpo de um homem, em avançado estado de decomposição, foi encontrado nesta terça-feira (25/06) em área de mata, entre o loteamento Colinas do vale e o bairro Parati 2000 em Assú.
Segundo informações, o corpo seria de Francisco Charles Monteiro, o Charle do Baldum, que está desaparecido há alguns dias. Charles, de 48 anos de idade, era alcoólatra, sofria de ataques de epilepsia e costumava perambular pelo centro de Assú com alguns colegas, que também faziam uso de bebidas alcoólicas.
Rio Grande do Norte tem vagas remanescentes no Programa Mais Médicos
O Rio Grande do Norte tem 13 vagas remanescentes do edital do 38º ciclo do Programa Mais Médicos, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde na última semana. Essas oportunidades são destinadas aos municípios brasileiros, e tem ênfase nos locais de alta vulnerabilidade social.
Ao todo, o programa disponibiliza 1.042 vagas, sendo 316 destinadas na região Nordeste. Segundo o edital, 116 vagas são para municípios classificados como de muito alta vulnerabilidade e 176 para aqueles de alta vulnerabilidade. Os gestores municipais têm até o dia 26 de junho para confirmarem interesse nessas vagas.
O governo federal trabalhou com melhorias para o atual modelo do programa. Os profissionais agora contam com oportunidades de especialização e mestrado, benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença-maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais, terão direito a licença de 20 dias.
Para atrair os profissionais brasileiros, os Ministérios da Saúde e da Educação firmaram parceria para incentivar a inscrição dos médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior que terão ajuda para quitar o Fies.
Para aderir, os gestores municipais devem realizar inscrição na página e-Gestor.
Polícias prendem suspeito de tráfico de drogas em Jardim de Piranhas
Policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia (DP) de Jardim de Piranhas, da 48ª Delegacia de Polícia (DP) de Serra Negra do Norte, policiais militares da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e do Grupo Tático Operacional da PM (GTO), prenderam em flagrante na tarde desta terça-feira (25), um homem, de 27 anos, pela suspeito da prática do crime de tráfico de drogas. A ação foi realizada no município de Jardim de Piranhas, na região do Seridó.
As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas informando que um imóvel localizado no bairro Nova Floresta, em Jardim de Piranhas, era utilizado para comercialização de drogas. Após o processo investigativo, os policiais confirmaram a veracidade da denúncia e se dirigiram à residência.
No local, foram apreendidos tabletes de maconha, pedras de “crack”, cerca de meio quilo de cocaína, apetrechos para acolhimento da droga, uma balança de precisão e mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro.
O suspeito foi encaminhado à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Entenda como funciona o Programa de Doação de Corpos da UFRN
O Programa de Doação de Corpos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já existe desde 1981 e contribui significativamente com o desenvolvimento científico e tecnológico na área médica. O corpo é entregue para a Universidade através do serviço funerário contratado pela UFRN. O diretor do Centro de Biociências da UFRN, o professor Expedito Silva do Nascimento Júnior, coordenador do programa de Doação de Corpos, explica que, após a doação, o corpo passar a ser como um “ente querido” para a comunidade acadêmica.
“Ao chegar aqui, esse corpo é tido como um ente querido da Universidade. Ele passa a fazer parte da nossa instituição e tratamos com todo respeito, amor e carinho que os familiares esperam da Universidade”, disse o professor para o repórter da TV Ponta Negra, Anderson Lopez.
Saiba como realizar a doação:
Os interessados em doar e contribuir para o avanço da ciência podem acessar o formulário no site: www.doacaodecorposufrn.com.br e entregá-lo no Departamento de Morfologia do Centro de Biociências. O contato também pode ser feito pelos telefones (84) 99193-6013 ou pelo email doacaodecorposufrn@gmail.com. Informações adicionais estão disponíveis no perfil do Instagram do programa: @doacaodecorpo.ufrn.Adolescente é apreendido por estuprar quatro irmãs no RN; meninas já tinham sido vítimas do padrasto
A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em desfavor de um adolescente em razão do cometimento de ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável de quatro meninas, irmãs do menor apreendido. O fato aconteceu em Goianinha. A ação aconteceu na última sexta-feira (21), mas só foi divulgada pela Polícia Civil na segunda-feira (24).
De acordo com as informações, as meninas também foram vítimas de crimes sexuais praticados contra elas ao longo dos anos pelo padrasto, que foi preso pela Polícia Civil há cerca de dois meses. Durante as investigações, verificou-se que as vítimas eram alvos de ações semelhantes praticadas pelo próprio irmão. As investigações foram encerradas após a apuração dos fatos.
No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: idade da vítima, data do ato criminoso, nomes das pessoas envolvidas e endereço. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
RN é o segundo estado que teve mais motos apreendidas pela PRF
Foto: Divulgação/PRF
O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do país com o maior número de motocicletas recolhidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2023, atrás apenas do Piauí. Segundo dados disponíveis no site da PRF, no ano passado foram recolhidas 3.233 motos nas estradas federais que cortam o estado. No Piauí, líder do ranking, foram apreendidas 3.329. Quanto aos carros, a polícia retirou da ruas 3.959 veículos, posicionando o estado potiguar na 9ª posição do levantamento, à frente de estados como São Paulo, que tevea 3.566 carros apreendidos e ficou em 10º lugar; Bahia, em 12º lugar, com 3.158; e Ceará, que ficou em 18º lugar com recolheu 1.917 automóveis confiscados.
A TRIBUNA DO NORTE procurou a PRF para comentar os dados e,
apesar de confirmar os números, a corporação não explicou o que levou à
quantidade de apreensões no RN. Segundo o professor Emerson Melo,
especialista em trânsito, as informações disponíveis no site da PRF não
deixam claro se todos os veículos foram efetivamente recolhidos ao pátio
da corporação, pois pode ter ocorrido o que ele chama de “recolhimento
virtual”. Isso significa que, em alguns casos, apenas o Certificado de
Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi retido.
“Essas informações podem envolver o ‘recolhimento virtual’, que
funciona assim: em infrações, como farol queimado ou para-brisa
quebrado, por exemplo, o policial emite um Recibo de Recolhimento de
Documento (RRD), que é virtual, sem que o veículo físico seja
recolhido”, explica.
A PRF informou que os números se referem ao recolhimento de veículos
para o pátio da instituição. Segundo o especialista, o RRD estabelece um
prazo para a regularização do veículo, respeitando o prazo máximo
estabelecido pelas leis de trânsito. Se a regularização não ocorrer
dentro do prazo determinado pela corporação, o veículo recebe uma
classificação de impedimento administrativo. “Dessa forma, o
proprietário não pode vender, transferir o veículo ou atualizar o CRLV.
Se for pego em uma próxima fiscalização, o veículo pode ser recolhido ao
pátio”, afirma Emerson Melo.
Ele conta que os veículos são recolhidos ao pátio da PRF basicamente
em duas situações: falta de licenciamento e transporte remunerado não
autorizado de passageiros. Outra situação que pode resultar em
recolhimento físico é a flagrante de motorista sem habilitação. “Se o
motorista estiver sem acompanhante habilitado para conduzir o veículo, o
carro ou moto pode ser levado ao pátio”, esclarece.
Emerson Melo menciona que a falta de conhecimento sobre a legislação vigente ou a negligência em relação ao estado do veículo são as principais causas das irregularidades. “Às vezes, as condições precárias de uma estrada podem causar vibrações que levam a problemas como queima de farol. São situações que podem resultar em falhas no veículo e, conseqüentemente, em recolhimentos”, comenta. Além de motos e carros, os dados da PRF indicam que, no ano passado, o RN registrou o recolhimento de 294 caminhões e 62 ônibus, colocando o estado na 20ª e 13ª posições, respectivamente, no ranking nacional, que inclui todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Apreensões em 2023
Número de motos recolhidas pela Polícia Rodoviária (PRF)
PI 3.329
RN 3.233
MG 3.166
SC 3.144
PR 3.131
GO 3.117
PE 2.918
CE 2.903
RJ 2.845
RO 2.824
BA 2.412
PA 2.190
PB 2.161
MT 2.002
RS 1.916
MA 1.524
DF 1.507
SP 1.359
MS 1.278
TO 1.160
ES 858
AL 818
AM 660
SE 538
AP 525
RR 397
AC 236
TOTAL 52.151
Fonte: PRF
*Tribuna do Norte
Delegado da PF pode ser 1º brasileiro a chefiar a Interpol
Foto: Reprodução
O delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza foi indicado pelo Comitê Executivo da Interpol para ser o próximo Secretário-Geral da Interpol, a Polícia Internacional, com mandato entre 2025 e 2030.
Segundo o governo brasileiro, a indicação deve ser confirmada em novembro de 2024 pela Assembleia Geral da Interpol. Se for aceito, essa será a primeira vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição.
“Estou profundamente grato pela confiança depositada em mim pelos representantes da comunidade policial global ao ser indicado como o próximo Secretário-Geral. Agradeço também à Polícia Federal e as demais instituições governamentais brasileiras pelo apoio fundamental nesta conquista histórica”, disse Urquiza após saber da indicação.
O governo brasileiro também comentou a indicação dizendo que ela representa o reconhecimento da comunidade internacional da competência da PF no combate ao crime.
A Interpol é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros, e tem sede em Lyon, na França. A instituição permite que as polícias de todos os países membros compartilhem informações e acessem dados sobre crime e criminosos em nível global. A Interpol também ajuda os membros com suporte técnico e operacional.
O atual presidente da instituição Ahmed Naser Al-Raisi, afirma que o aumento significativo do crime internacional indica que “o trabalho da Interpol nunca foi tão importante” e que demanda um secretário que atue de maneira neutra em conjunto com os demais países.
“O senhor Urquiza impressionou o Comitê Executivo com sua experiência, visão e compromisso com o policiamento internacional. Ele traz experiência significativa de policiamento, como policial sênior no Brasil, ex-membro da equipe da INTERPOL e como vice-presidente da Interpol para as Américas”, disse Al-Raisi.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, elogiou Urquiza e afirmou que a indicação é uma vitória para o país e que eleva a política externa brasileira.
“Urquiza é um profissional altamente qualificado e capacitado, com currículo robusto tanto na sua atuação na Polícia Federal, onde atualmente ocupa a função de Diretor de Cooperação Internacional, quanto na própria INTERPOL, onde hoje é o vice-presidente para as Américas”, disse Andrei Rodrigues.
Como funciona a eleição
O secretariado geral é a principal função da instituição. O cargo tem um mandato de cinco anos podendo ser renovado por outros cinco.
O processo de seleção do novo secretário começou há cerca de um ano, em julho de 2023. Todos os países membros foram convidados a apresentarem candidatos. O prazo para a candidatura terminou em 31 de janeiro de 2024.
A partir de então, o Comitê Executivo da polícia internacional passou quatro dias avaliando as candidaturas, chegando a poucos nomes. Esses candidatos foram entrevistados em junho de 2024 e, então, o comitê decide quem indicar e apresenta o nome para a Assembleia Geral.
Junto com a candidatura, o comitê entrega um relatório para a assembleia, descrevendo os detalhes que levaram à escolha do indicado e, também, o currículo do candidato.
Cada país votará de forma anônima e o indicado é eleito se atingir a maiorias simples (metade mais um) dos votos a favor.
Quem é e o que diz Urquiza
O brasileiro é um dos três vice-presidentes da Interpol, ao lado do belga Peter de Buysscher e do nigeriano Garba Baba Umar.
Em entrevista à agência Reuters, em fevereiro deste ano, Urquiza disse que a agência deveria eleger um novo secretário-geral de uma nação em desenvolvimento para diversificar e aumentar sua legitimidade em um mundo cada vez mais polarizado.
“Entendemos que a diversidade trará mais credibilidade à organização, mais legitimidade ao trabalho que é feito. Por quê? A organização atua em atividades no combate a ameaças de todo o globo, então precisamos agregar à organização a expertise, prioridades e forma de combate, às prioridades de cada polícia de outras regiões do globo”, disse na ocasião.
Urquiza diz querer elevar a participação feminina nos cargos de comando do órgão. Até fevereiro de 2024, mulheres eram 43% das representantes da Interpol, mas não chegavam a 10% em postos do alto escalão.
O delegado é diretor de cooperação internacional da PF e, desde 2021, é vice-presidente para as américas do Comitê Executivo da Interpol.
Outros candidatos chegaram a ser considerados: Stephen Kavanagh, do Reino Unido; Mubita Nawa, da Zâmbia; e Faisal Shahkar, do Paquistão.
Fonte: g1
Fundação José Augusto da inicio a recuperação externa da Matriz Santuário de Sant´Ana em Santana do Matos
Foto Edilima Freire
Na manha desta última terça-feira (25/06), chegou em nossa cidade uma equipe da fundação José Augusto com o objetivo de fazer os trabalhos de recuperação da parte externa da Matriz Santuário de Sant´Ana.
No momento o Pároco Francisco Clodoaldo, recebeu o senhor Gilson Mathias, ele que e o coordenador geral da FJA, e Hudson representando o governo do estado além de engenheiros.
Segundo a equipe, esperam que até a abertura da festa da padroeira Sant´Ana que será dia 14/07, a fachada frontal esteja pronta.
terça-feira, 25 de junho de 2024
Ufersa adquire novos equipamentos de ultrassom para atendimentos veterinários
O Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Hovet/Ufersa) conquistou duas novas máquinas de ultrassom, destinadas ao uso em animais grandes e pequenos, para auxiliar em seus atendimentos. Esses equipamentos permitem a produção de exames de imagem de maneira eficiente e vêm para reforçar o compromisso da instituição com a excelência no ensino e na prática clínica veterinária.Um dos equipamentos é o aparelho do Sistema de Ultrassom M6, da marca Mindray, que se destaca pela sua versatilidade e mobilidade. A máquina adquirida pela Ufersa custa aproximadamente R$ 120 mil e contribuirá significativamente para a formação de alunos da graduação e da pós-graduação. Além disso, a nova aquisição melhorará a capacidade de diagnóstico do setor de imagem, proporcionando uma experiência prática com tecnologia de ponta aos estudantes.
O segundo aparelho é voltado para a produção de imagens em animais de grande porte e teve um valor de R$ 20 mil. Este equipamento vem para suprir uma lacuna existente nos recursos da clínica, permitindo a realização de ultrassonografias abdominais em animais de porte elevado, como vacas e cavalos adultos. Com essa nova aquisição, será possível realizar exames fora da universidade, ampliando os atendimentos externos e melhorando o alcance dos serviços oferecidos pelo hospital.
Segundo o professor Jefferson Filgueira, vice-diretor do Hospital Veterinário, a máquina de ultrassom para animais grandes era uma necessidade há muito tempo, e sua chegada trará grandes benefícios para os atendimentos. João Marcelo, médico veterinário responsável pelo Setor de Diagnóstico de Imagem, afirmou que a troca do aparelho por um modelo mais moderno contempla muitos recursos tanto para animais pequenos quanto para selvagens. Ele destacou a colaboração do setor com a direção do hospital e com as Pró-reitorias de Administração (Proad) e de Planejamento (Proplan), em nome dos professores Moisés Ozório e Arly Carvalho, que foram essenciais para a conquista dos equipamentos.
Essa aquisição é um marco para o Hovet/Ufersa, reafirmando seu compromisso com a inovação e a excelência no atendimento veterinário, além de enriquecer a experiência educacional dos estudantes da instituição.
Diocese de Mossoró apresenta nomes para comissão de criação de novas dioceses no RN
O Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, O Carm., após consultar o Colégio dos Consultores, nomeou quatro representantes da Diocese de Mossoró para compor a comissão de estudos sobre o projeto de criação de duas novas dioceses no estado. Os presbíteros selecionados são Padre Carlos Ítalo Aires Nogueira, Padre Manoel Pereira Henrique de Araújo Neto, Padre Possídio Lopes dos Santos Neto e Padre Flávio Augusto Forte Melo.
O anúncio foi realizado durante a Missa Solene da Festa de São João Batista, em Assu/RN, nesta segunda-feira (24). A Diocese de Santa Luzia participa deste estudo juntamente com a Arquidiocese de Natal, considerando que na configuração atual há a possibilidade de Assu/RN ser designado como sede de uma das novas dioceses, abrangendo paróquias desmembradas tanto da Arquidiocese de Natal quanto da Diocese de Mossoró.
Essa iniciativa é viabilizada pela colaboração entre as dioceses e o diálogo próximo entre os bispos Dom João Santos Cardoso e Dom Francisco de Sales.
Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, nomeia novo Vigário para o Santuário de São José dos Angicos
Padre Kéferson irá auxiliar os trabalhos pastorais do pároco da cidade, o Monsenhor Jailton da Silva Soares. A data de acolhida do novo vigário paroquial será anunciada em breve.
Desde 2018, que a a Paróquia de Angicos não tinha um padre auxiliar, o último foi o padre Gilmar Victor.
Padre Francisco Kéferson, assim como Mosenhor Jailton, são natural de Macau, terras das salinas, protegidas pela Virgem Imaculada Conceição que agora envia dois macauenses para cuidar das terras angicanas protegidas pelo seu esposo Chefe da Sagrada Familia, São José.
O novo vigário paroquial de Angicos e Fernando Pedroza, padre Francisco Kéferson tem 29 anos de idade e se ordenou padre em 12 de abril de 2023.
Fonte: Pascom / Angicos