Próximo de completar 17 anos de inauguração, a Ponte Newton Navarro, que
conecta os bairros da zona Norte e Leste de Natal, ainda não possui um
sistema reforçado de proteção ao tráfego naval. Sem as defensas para
evitar danos, uma embarcação que transportava pás de torres de energia
eólica bateu na base da construção durante a tarde desta segunda-feira
(22). A Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) informou que
constatou apenas uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a
estrutura de concreto.
De acordo com o Comando do 3º Distrito
Naval da Marinha do Brasil, a embarcação tinha origem do Porto de Pecém,
no Ceará, com destino ao Rio Grande do Sul, mas precisou entrar no
Porto de Natal após enfrentar “condições climáticas adversas”. A colisão
aconteceu enquanto o dispositivo, composto por um rebocador, “TS
ARROJADO”, e uma balsa, “TS 7”, tentava passar por baixo da Ponte,
manobrando em uma curva.
Após o incidente, uma equipe de Inspeção
Naval da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) também foi
enviada ao local para averiguar aspectos de segurança de navegação. Não
foi constatado qualquer vítima ou indícios de danos ambientais. “Um
Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)
será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades
da ocorrência”, cita a Marinha do Brasil em nota.
Procurada, a
Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), autoridade portuária
responsável pelo Porto de Natal, informou que a embarcação atracou após a
batida.
No projeto original, em 2004, existia a previsão de
instalação das defensas na Ponte. Já em 10 de julho deste ano, Sílvio
Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, em audiência com a
governadora Fátima Bezerra, garantiu recursos ao Governo do Estado para a
construção das defensas dos pilares centrais, com um salto de orçamento
inicial estimado para R$45 milhões. Não há detalhamento desse valor.
Questionada,
a SIN afirmou que participou de uma reunião durante a semana passada
acerca das defensas, junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos. “Os
projetos básicos estão prontos — a próxima fase é o desenvolvimento dos
projetos executivos — e posterior contratação das obras”, cita a nota.
Os recursos envolvidos deverão ser repassados ao Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ficará responsável pela
execução das obras de instalação das proteções.
A previsão é que
Sílvio Costa Filho esteja no Rio Grande do Norte em agosto, ocasião em
que fará o anúncio deste investimento, além de R$60 milhões para a obra
de dragagem do Rio Potengi e mais R$10 milhões para as defensas do cais
do Porto de Natal.
Tribuna do Norte
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